O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 128 )

flâoforam, ouvidas; nas outras Gamaras, de que tenho sido Membro, tenho feito o mesmo ; não é por tanto o desejo, de,,que se nt\p paguem os dividendos estrangeiros, que me leva a fazer estas observações; é o desejo de ver-organisadas aá nossas finanças, e não nos apresentarem aqui todos os dias decepções e votos d

Agora, Sr. Presidente, vamos á questão principal, que o a dotação la distracção c!e fundos, poique é preciso oíjservarque de o motneato em que esta Lei se publique, ate ao tempo de realrsar-se a receita sufficiente, ha de mediar \im longo período, o que talvez não deixará de ser de seis mezes, ou um anno; e durante este estado transitório é qne eu desejo saber, como e que o Sr. Ministro da Fazenda quer verificar o pagamento do dividendo de mil contos de reis, que se vence etn Novembro; « desejo saber se S. Ex.a tein outros meios que não sejam o de antecipar estes rendimentos .. ..

O Sr* Ministro da.Faz.enda : —Tenho sim Senhor. O Orador:-— Se os leui é preciso que S. Ex.a nos diga quaes gã<_ que='que' téern='téern' nossos='nossos' vejo='vejo' ciedones='ciedones' eii='eii' aos='aos' declare='declare' ciedores='ciedores' dneito='dneito' vivamos='vivamos' tanto='tanto' projecto='projecto' por='por' estrangeiros='estrangeiros' divida='divida' não='não' enganar='enganar' como='como' a='a' os='os' pagamentos='pagamentos' e='e' preciso='preciso' nacionaes='nacionaes' é='é' o='o' este='este' t='t' continuemos='continuemos' enganados='enganados' sua.='sua.' da='da' paia='paia'>e possam alcançar os fundos necessários para se lhes fazerem os pagamentos devidos, porque segundo os cálculos que tenho feito, talvez estes,Pró»

jectos não cheguem a render cem contos de réis; o que eu vejo é que o Parecer, apresentado ha pouco peU Commissão Especial de Fazenda, autorisa o Governo a antecipar, e que em resultado disso havemos deter todoa os teadimentos bypolhecados, o que nos annuncia uma catástrofe financeira muito próxima, e eu espero que o Sr. Ministro da Fazenda se qui-zer, porque S. EJT/ já. disse uma vez que não queria, Jiifoimt» esta Camará dos meios que tem par» fazer face ao paga m o n to dos dividendos no primeiro de Novembro, sem tocar nos rendimentos futuros, e sem os negociar; espero que S. Ex.a dê alguma explicação a esie respeito: não entro na analyse do Oiçamento, que se fez-do augmento da receita das Sete Casas, e outras receitas, não obstante que seria born que nos fossem j presentes os rendimentos anteriores destes tributos, para podermos calcular por elles o que poderão produzir; mas como S. Ex.* não apresentou dados alguns paia isso, nós não podemos fazer esses cálculos, oa quaes me parecem ser muito exagerados, porque tenho ide'a de ver orçar os rendimentos da Alfândega das Sete Casas ecn outro tesnpo,. s>e me não engano, em trinta contos e um pouco mais, e agora vejo-os orçados em cem contos; entretanto nós o que podemos fazer é estar pelo que S. Ex.* diz, e acredita-lo sem as provas : espero portanto pelas informações de S. Ex.a paia podermos fazer idéa de qual seiá o resultado desta Lei.

O Sr. Ministro da Fazenda: -r- S. Ex* ainda não restituiu o seu discurso.

O Sr. Dias d'dzevedo:— Ox?r. Deputado ainda não restituiu o seu discurso.

O Sr. Mimstro da Marinha: — Peço a V. Ex.a queira dar paia Ordem do dia senão d'amanhã, paru o outro -dia o Piojecto para a venda dos Bens Na-cionaes na Azia, e peço que se discuta quanto antes também o Projecto sobre eleições na índia. Mando para a Mesa os papeis relativos ã eleição das Ilhas de Solor e Timor, peço a V. Ex.a os queira mandar á, Commissão competente.

Mando também a correspondência relativa ao ex-Governador de Moçambique Marinho.

O Sr. Presidente: — Ha alguns Srs. inscriptos para interpellações ao Sr. Ministro da Guerra, como amanhã se discute um Projecto que diz respeito á Repartição deste Sr. Ministro, paiece-me que eilas poderão ter Jogar então; será pois a piiuieira parte da. Ordem do dia estas inierpellacÓes>; e na segunda a continuação da discussão destes Projectos de Fazenda. Está levantada a Sessão—Eram quatro horas e um quarto da tarde.