O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 346 —

da, foi o governo que deixou de cumprir o contracto, ou a companhia não se habilitando? Accresce ainda o dizer a companhia n'um folheto que publicou — que não era obrigada a começar as obras senão passado um anno; e comtudo o contracto dizia no artigo 5.º = que as obras começariam em todos os districtos dentro de um anno, e seguiriam sem nenhuma interrupção; e á vista desta disposição terminante, podia a companhia escrever com bom animo, que não era obrigada a começar as obras senão passado um anno? Pois passado um anno e dentro de um anno?... E esta queixa da companhia traduziu-se em francez para fazer intervir uma nação poderosa nas reclamações injustas de quem queria que se lhe pagasse aquillo que não se lhe devia, porque pelo artigo 30. do contracto, a companhia tomou sobre si a solução de tudo quanto tractasse com as companhias secundarias! Houve uma portaria de 26 de setembro de 1815, dirigida á respectiva direcção, recommendando-lhe que começasse as obras; mas que havia de fazer a companhia com 726 contos?... E comtudo mandaram vir parelhas e carruagens, quando as estradas nem ainda começadas estavam! Que significava este apparato? Agiotagem: (Apoiados) procurando-se conseguir, por meio della, que viesse alguem de fóra comprar o privilegio das estradas. (Apoiados) E aquelles accionistas de boa fé, que tomaram 10 e 12 acções, quando lhe pediam o seu contingente, promptamente o davam; mas não acontecia o mesmo áquelles que assignaram 100 acções, na importancia de 1:900 contos. E como era possivel querer que dessem o seu contingente aquelles que tinham esta importante somma de acções? Este negocio da companhia das obras publicas foi desgraçadissimo; e a grande calamidade que opprimiu Portugal, foi a da confederação das companhias de 1844. (Apoiados) E atreve-se a companhia a dizer o seguinte?! (Leu)

(irando força do ousadia é necessaria para escrever, imprimir e fazer publicar tão inexactas ostentações!!!...

Torno a repetir — e mil vezes o repelirei, sr. presidente — é indispensavel firmar de uma vez para sempre uma grande verdade, a fim de que de uma vez para sempre fique rebatida tambem uma gravissima injustiça, que só faz a nação portugueza; e essa verdade vem a ser: — o governo (quando se tracta de cumprimento de contractos) tem cumprido de mais, por sua parte, ou por parte de sacrificios da fazenda publica nacional; porém o que é deploravel a tal respeito, é que os não tenha jeito cumprir! — Appareça uma só dessas companhias contractadores, que haja cumprido as condições do seu respectivo contracto!... Appareça uma só, que — ao menos sequer — haja preenchido as habilitações de sua legal dotação! — Nem uma as tem preenchido, sr. presidente.

Fallecem-me as forças para entrar em amplas demonstrações oraes em materia tão vazia; porém consola-me a certeza de que nesta mesma sala me está ouvindo quem me conheça ha longo tempo, e possa reconhecer que em todas as épocas da minha vida (especialmente desde 1820) a minha voz e a minha penna jámais ficaram indifferentes e mudas no centro de quaesquer successos de suprema importancia, que podessem affectar a prosperidade publica, ou a gloria nacional.

Nesta mesma sessão, sr. presidente, já eu tive o cuidado de fazer a exposição franca, sincera e leal de minha humilde opinião sobre os negocios mais graves do momento; e posso invocar o respeitavel testimunho de meus illustres collegas, na commissão de fazenda, sobre o facto de haver offerecido á sua illustrada consideração = a minha opinião motivada, e fundamentados esclarecimentos relativos d proposta, apresentada em 7 de março, pelo nobre ministro da fazenda, para rescisão do contracto, e immediata abolição do monopolio do tabaco e sabão. (Apoiados dos membros da commissão) — Não é que eu tivesse a vaidosa ousadia de me ostentar possuidor de maior e melhor cabedal de conhecimentos do que os meus nobres collegas; e tão sómente para exprimir meu pensamento — e voto — sobre assumptos, a que hei dedicado mais de 13 annos de estudo nunca interrompido.

Esperando que v. ex.ª e a camara desculpem benignamente a digressão, que tive por indispensavel á minha especial situação parlamentar, voltarei de novo á materia em discussão; e tractarei de concluir, por não consumir mais tempo, quando elle é tão precioso.

Aquelles accionistas de boa fé, que tomavam 10 e 12 acções, quando lhes pediam o seu contingente, promptamente o davam, repito; mas não acontecia o mesmo áquelles que assignaram, por exemplo, com o valor de 900 contos em acções, porque não lhes convinha isso. Sinto, pois, que o meu collega, o sr. Cazal Ribeiro, me não tivesse tambem apresentado a sua proposta, porque de bom grado a teria assignado (O sr. Avila: — Ainda está a tempo). E tanto a tempo que me offereço para isso, porque quero que se liquide o que ha de exacto e verdadeiro a este respeito, e estou prompto a responder pelo que escrevi n'um folheto — A Regeneração e a Reacção —; e áquelles que clamam contra a regeneração, poço que ponham n'uma balança fiel de uma parte a regeneração e da outra a reacção, e digam em consciencia donde veem os males mais consequentes e funestos. Um pulmão de 76 annos não é já para grandes discussões; entretanto nunca deixarei de defender aquillo que tenho escripto, porque o escrevi na mais para consciencia que se póde escrever (Apoiados: — Muito bem, muito bem).

O sr. José Estevão: — Eu fui inteiramente prevenido pelo illustre deputado que acabou do fallar, e se me fosse permiti ido pedir que a inalei ia se julgasse sufficientemente discutida, era o que eu pedia. (Apoiados)

Aqui ha uma questão a respeito da commissão de inquerito ao banco, levantada pelo sr. Avila. A este respeito direi que a commissão de inquerito ao banco da qual sou membro, está no intuito do sollicitar da camara uma declaração, sobre se os poderes da commissão caducam com o encerramento do parlamento, ou se este lhe continua os poderes para trabalhar durante o intervallo da sessão; e sem querer antecipar a opinião da camara a este respeito, direi comtudo que se o parlamento julgasse que as commissões do inquerito devem forçosamente terminar os seus trabalhos dentro do prazo das sessões, por esta resolução tem annullado o direito de inquerito. Eu intendo que o direito de inquerito é absolutamente incondicional, e não póde soffrer excepção das susceptibilidades pessoaes, da honra dos individuos, do estado de exame em que estiverem os negocios sobre que se