O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 12

SESSÃO DE 18 DE NOVEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

(Miguel Osorio Cabral

SECRETARIOS OS SRS.

(Bernardino Joaquim «la Silva Carneiro

Chamada — presentes 57 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Thedim, Sá Nogueira, Avila, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Faria Maia, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, Pinto Coelho, Garcia Peres, Palha, Guilhermino de Barros, Almeida Pessanha, Simas, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, Mendes Leal Junior, José Passos, Julio Ferreira, Maximiano Osorio, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Rebocho, D. Rodrigo de Menezes, Sebastião de Carvalho e Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os srs. Alves Martins, Gouveia Osorio, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Barão da Torre, Bernardo Correia do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Carlos Bento, Possolo, Conde de Valle de Reis, Bivar, Barroso, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Tavares de Carvalho, Chamiço, Castro e Lemos, Faria Junior, Senna Fernandes, Soares Franco, Pereira e Carvalho, Pegado, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto Giraldes, Roboredo, Sousa Machado, Judice Samora, Alvares de Oliveira, Malta e Silva, Barbosa da Silva, José Estevão, Luz, Silveira e Menezes, Pinto de Almeida, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Sampaio e Mello, Justino Pinto Basto, Luiz de Castro, Freitas Branco, Browne, Tenreiro, Sousa Junior, Pitta, Nogueira Soares e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

O sr. Presidente: — Convido os srs. vice-secretarios a introduzirem na sala os srs. deputados que se acham nos corredores para prestar juramento.

Foram logo introduzidos, prestaram juramento e tomaram assento os srs. Julio Ferreira e Rodrigues Sampaio..

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. presidente, de que o sr. deputado João José Vaz Preto não tem comparecido na camara, como desejava, pelo estado delicado da sua saude, e pelo mau tempo; mas que so apresentará logo que cessem estas causaes; e que o sr. Caetano de Seixas e Vasconcellos tem estado gravemente doente desde 14 de setembro; começa agora sómente a levantar-se, e não lhe será possivel por ora comparecer na camara; mas fa-lo-ha logo que possa.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Castro Guedes, de que fallou á sessão de hontem, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.° — Do sr. Nogueira Soares, participando que não tem comparecido, por ainda não estar completamente restabelecido; mas comparecerá logo que lhe seja possivel.

A camara ficou inteirada.

2.° — Do sr. Ferreira Cabral, participando que o estado de sua saude o impede de comparecer por ora á camara.

A camara ficou inteirada.

3.° — Do sr. Sousa Sampaio, participando que negocios particulares o tem impedido de vir á camara, e pelo mesmo ainda se demorará algum tempo.

A camara ficou inteirada.

4.° — Do ministerio do reino, dando os esclarecimentos pedidos por esta camara, relativos ás companhias do gaz de Lisboa e Porto.

Foi remettido á commissão de administração publica. 5.° — Do mesmo ministerio, acompanhando os esclarecimentos pedidos pelos srs. Bernardo de Serpa e Bernardino Carneiro, sobre a companhia da illuminação a gaz em Lisboa.

Foi A mesma commissão.

6.° — Do ministerio da guerra, acompanhando a relação dos adiantamentos feitos aos empregados d’aquelle ministerio, desde janeiro de 1840 a dezembro de 1857, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Pinto de Almeida.

Para a secretaria.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Requeiro que o ex."10 sr. ministro do reino seja prevenido de que desejo tomar parte na interpellação annunciada pelo sr. deputado Barros e Sá, na sessão de 15 do corrente, sobre o estado da administração publica no concelho dos Arcos de Val de Vez. = Placido de Abreu.

Mandou-se fazer a communicação.

REQUERIMENTOS

1.º — Requeiro que, pelos respectivos ministerios, seja remettida a esta camara uma relação nominal dos deputados

7