O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2900 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

seus partidarios que, enganando a um tempo a nação e o soberano, impelliam uma e o outro para a ruina! E no entanto, sr. presidente, o que acontecia pouco depois? A França era quasi toda devastada pelas hostes allemãs dos seus exercitos era esmagado em Sédan; o outro rendia-se em Metz; o imperador estava prisioneiro no fundo da Allemanha, e Paris entregava-se ao inimigo triumphante.
E que faziam no emtanto os outros, os maus patriotas?
Á voz poderosa de Gambetta levantava-se a França n'um supremo esforço, se não para expulsar do seu territorio as tropas inimigas, ao menos para lavar de si a nódoa de Sédan; e Thiers, assumindo a suprema direcção dos negocios publicos, era pouco depois acclamado pelo parlamento reunido em Versailles o verdadeiro libertador do territorio francez.
Oxalá, sr. presidente, que não venha um futuro muito breve mostrar-nos tambem a nós quaes são aqui os bons e os maus patriotas.
Tenho dito.
Vozes: - Muito bem.
(O orador foi cumprimentado.)

Redactor = S. Rego.