O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

811

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS.

SESSÃO DE 26 DE JUNHO.

Presidencia do Ex.mo Sr. Silva Sanches.

Ao meio dia, verificou-se pela chamada, feita pelo Sr. Secretario Mamede, estarem presentes 30 Srs. Deputados; e um quarto depois, estando presentes 52,

O Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

O Sr. Secretario Cyrillo Machado leu a acta da sessão antecedente, que foi approvada sem reclamação.

Deu-se conta na Mesa da seguinte

CORRESPONDENCIA.

1.° Uma declaração do Sr. Mello Soares, de que o Sr. Passos (Manoel) não comparece na sessão de hoje, por motivo de molestia. — Inteirada.

2.° Um officio do Sr. Castro e Abreu, pedindo licença para não assistir ao resto da actual sessão, por ter necessidade de se recolher a sua casa. — Foi concedida.

3.° Do Ministerio da Guerra, acompanhando a relação nominal de todos os lentes, professores e mestres do collegio militar, com designação dos ordenados e gratificações; satisfazendo assim ao que lhe foi pedido pela commissão de instrucção publica. = Á commissão de instrucção publica.

4.° Do Ministerio da Marinha e Ultramar, devolvendo, informado, o requerimento de Joaquim Thomás de Seixas. — Á commissão do ultramar.

Foram lidas na Mesa as seguintes propostas:

1.ª Do Sr. Ministro da Marinha, para que sejam concedidos á Misericordia de Lisboa os armazens contiguos ao forte de S. Paulo, para continuação dos banhos.

Depois de breve discussão, foi enviada á commissão de fazenda, ouvida a de marinha.

2.ª Do Sr. Ministro do Reino, para ser authorisada a Camara municipal de Valle de Passos, a contrahir um emprestimo de tres contos de réis, para obras municipaes.

Foi enviada á commissão de admnistração publica.

O Sr. Sousa Pinto Basto, mandou para a Mesa uma representação da Camara municipal de Oliveira de Azemeis, que outra vez pede á Camara que se votem no orçamento do Estado os fundos necessarios, a fim de que a estrada do Carregado a Coimbra seja continuada até ao Porto, pelo mesmo systema, e com a possivel brevidade. E desejando esta municipalidade concorrer para um melhoramento tão importante, e de resultados, tão transcendentes para o paiz, quanto o permittam os poucos recursos de que actualmente se dispõem em razão de uma má colheita, e de um anno esteril e mesquinho, offerece dentro dos limites do seu concelho, 300 dias de serviço de bois e carros, e 500 de serviço braçal, na intenção de prestar-se a mais algum sacrificio, que as circumstancias de futuro lhe permittirem.

Que este offerecimento não deve ser considerado pelo seu valor, mas pela sua significação. A questão das estradas tornou-se felizmente muito popular entre nós; todas as classes reconhecem a grande vantagem das boas vias de communi-