O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

75

dia de mais. Esse dia de mais possa contribuir um pouco para o restabelecimento das nossas passadas glorias! Eu não posso nem devo entrar no conhecimento das instrucções, que o commissario da Rainha Fidelissima na China terá recebido; mas é obvio, que na actual conjunctura do imperio chinez, a commissão da curveta deve reputar-se. militar, politica, e commercial. E Como a viagem tem de ser de alguma duração, e será mui variada, será tambem uma viagem de instrucção maritima. Eu desejava, que a essas qualificações se juntasse a de commissão scientifica. A camara sobe, que -muitas vezes sáem navios de guerra das outras nações em viagens de explorações scientificas. Outras vezes navios que sáem para commissões politicas e commerciaes, encarregam-se no mesmo tempo de trabalhos scientificos. A fragata Vénus lendo saido de Brest em 1836 para reclamações na contra costa da America, e para estabelecer consules em varios pontos das novas republicas, voltou em 1839. A seu bordo achavam-se 2 officiaes de muitos conhecimentos fysico-naturaes, os quaes fizeram com outros seus camaradas uma especie de associação para observações e estudos scientificos. Fizeram observações metereologicas, magnéticas, alguns trabalhos hydrograficos, e algumas collecções mineralogicas, botanicas etc. etc.

A academia das sciencias de París, querendo apreciar estes trabalhos, nomeou uma commissão, de que foi relator o emulo de Humbold, mr. Arago. Este relatorio publicou-se no annuario do Bureau das longitudes de 1810. Foi traduzido em portuguez,>e impresso nos annaes maritimos e coloniaes, cuja continuação foi infelizmente interrompida.

Os nossos officiaes de marinha conhecem portanto estes trabalhos, e eu intendia, que os officiaes da curveta podiam e deviam fazer alguns trabalhos desta ordem. Nenhuma profissão é mais propria para as observações meteorologicas como a dos homens de mar, que velam noite e dia percorrendo o mundo. Humbold reflectiu, que sendo as tres quartas partes da terra cobertas de agoa, essas observações sobre os mares deviam ser as mais importantes para a sciencia e suas immediatas applicações, e para o mais completo perfeito conhecimento da fysica do globo. Humbold dirigiu-se ha mais de 30 annos a todas as nações cultas, para cooperarem nestes trabalhos. Eu supponho que nós tambem somos nação culta. Entretanto nenhum dos nossos navios do estado tem emprehendido estes trabalhos, que podem executar; por que nós podemos fazer tudo em pequena escala e devemos começar por pouco; eternos felizmente officiaes, que já possuem os necessarios conhecimentos para isso. Taes trabalhos, essa viagem politica, instructiva, e scientifica, deve ser muito honrosa para os nossos officiaes, e para o nome portuguez.

Peço pois licença ao sr. ministro para lhe fazer uma recommendação. Eu teria por inutil esta recommendação, porque fallo a um ministro illustrado, que foi professor distincto de uma academia de marinha, a real academia da marinha de Lisboa da mais gloriosa recordação. Porém quero ler (desculpese-me a vaidade) tambem nesta commissão um atomo de gloria; pois acho mui conveniente, que se saiba que a camara e o paiz sabem apreciar devidamente o assumpto, e que no parlamento portuguez se fallou neste objecto. A minha recommendação é, que s. ex.ª faça a mais esmerada escolha dos guardas-marinhas, e officiaes, que devem ir na curveta; não só em quanto á sua aptidão como maritimos, mas tambem em quanto ás provas, que, tem dado nos seus estudos de conhecimentos e talento. Todos deviam fazer algum esforço para reganhar o nosso antigo nome. O reinado de Alaria da Gloria seja assignalado pela maxima protecção ás sciencias, pela maxima dedicação pelo progresso.,;

Desejo saber, se s. ex.ª se considera auctorisado para fazer a despeza com os instrumentos necessarios para as observações meteorologicas na curveta. Na minha opinião está.; pois reputo estes instrumentos, no actual estado do aperfeiçoamento da navegação, como instrumentos fysico-nauticos. Eu fiz o orçamento dos dictos instrumentos o dos livros, que contém as tabellas. para calculos e reducções; o a despeza não excede 120$000 réis. Lembro tambem, que aos nossos navios deve o estado dar mais algumas cartas, e cartas modernas, do que era costume dar até agora; e que cada um dos nossos navios deverá ter um roteiro, ou mais moderno, de Horsburgh, para os officiaes que o queiram lêr a bordo em suas viagens.

O sr. ministro da Marinha (Visconde de Athoguia): — Eu não tenho senão a apoiar p que o sr. deputado expoz; e respondendo especialmente á indicação para serem fornecidos ao navio, que deve par. tir para Macáo, instrumentos meteorologicos, direi, que como se está no principio do anno economico, lerei meios para isso, applicando para esse fim parte da verba destinada para despezas extraordinarias, a qual de certo não é sufficiente para occorrencias inesperadas, que possam haver, e por este motivo, talvez ainda neste mesmo anno tenha de propôr algum augmento. Mas, em todo o caso, comprometto-me afazer a compra dos instrumentos que o sr. deputado acaba de indicar, podendo por esta occasião dizer á camara, que tambem já dei ordens para se comprarem alguns instrumentos, de que precisam para trabalhos importante, scientificos, uns dois officiaes, que vão partir para a costa de Africa.

Em quanto ao desejo do sr. deputado de que a corveta D. João vá ao mar, Pacifico; com. quanto me agrade, tambem muito a idéa de uma viagem de circumnavegação, feita por um navio de guerra nosso, não posso desde já comprometter-me a ordenar essa viagem; por quanto o illustre deputado não desconhece que podem dar-se circumstancias, que exijam commissões de uma ordem mui differente; e o navio estando ás ordens do governador, as suas viagens dependem tambem das requisições desta auctoridade; finalmente podem ser diversas as causas, que obriguem a serviços de natureza mui differente.

A respeito da escolha de officiaes, e guardas-marinhas, e ella feita pelo major-general, e approvada pelo ministro da marinha; e o zelo e dedicação daquelle funccionario pelo serviço é lai, que a escolha não deixará, por certo, de corresponder aos desejos do illustre deputado.

Nós já ternos na armada muitos officiaes com. conhecimentos de sciencias físicas, que estudaram nas escólas de Lisboa; e a necessidade dos trabalhos scientificos de que fallou o sr. deputado, e que muitos navios de guerra das mais nações desempenham a bordo, é uma prova patente e incontroversa de que aos officiaes de marinha são necessarios, além da practica e do saber na sua profissão, tambem os conhecimentos theoricos e scientificos.