O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2936 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

[Continuação da tabela anterior]

Delegado do procurador da corôa e fazenda .... 900$000
Escrivão do juizo de direito:
Ordenado .... 200$000
Gratificação .... 300$000
Delegado de fazenda .... 500$000
Amanuense .... 300$000
Escrivão (nas circumscripções) .... 240$000
Official de diligencias (do juízo de direito e da secretaria do governo) ....
150$000
Official de diligencias (nas outras circumscripções) .... 100$000
Patrão mór .... 300$000
Patrão mór do Zaire .... 420$000

TABELLA B

Dos vencimentos de alguns funccionarios e empregados do districto do Congo, para o effeito da aposentação

Governador .... 1:200$000
Secretario do governo .... 800$000
Residente .... 600$000

Proposta de lei n.º 146-B

Artigo 1.° É o governo auctorisado a crear na provincia de Angola um districto denominado «districto do Congo», comprehendendo os territorios que ficam entre o extremo septentrional do districto de Loanda e a margem esquerda do Zaire até Ango-Ango, seguindo para leste o parallello de Nokki até ao Cuango, e os terrenos ao norte do Zaire situados entre Cabo Lombo e a fronteira das possessões francezas.
§ 1.° O governo subdividirá o districto em uma ou mais circumscripções, á testa de cada uma das quaes d'essas circumscripções collocará um residente.
§ 2.° A séde do governo do districto será estabelecida em Cabinda.
§ 3.° Haverá postos militares nos sítios onde se repute necessario o seu estabelecimento.
Art. 2.° O governo do districto do Congo será exercido por um governador nomeado por decreto, coadjuvado por um secretario igualmente de nomeação regia.
§ 1.° Serão tambem do nomeação regia os residentes.
§ 2.° Haverá junto do governador e presidido por elle um conselho de governo, com voto consultivo, composto do commandante militar, dos commandantes dos navios de guerra fundeados em Cabinda, do delegado de saúde e do secretario do governo.
Art. 3.° A nomeação do governador, dos residentes e do secretario do governo deverá recair em officiaes de terra ou de mar, de reconhecido merito, ou indivíduos de qualquer outra profissão com habilitações scientificas e pratica de administração civil ou judicial nas colonias ou na metropole.
Art. 4.° O quadro da secretaria do governo de Cabinda compor-se-ha de tres amanuenses e dois officiaes de diligencias; em cada residencia haverá um escrivão e um official de diligencias.
Art. 5.° Emquauto não for organisada definitivamente a administração da justiça no districto do Congo, fica auctorisado o governo a dar aos residentes e ao secretario do governo em Cabinda as attribuições judiciaes que forem indispensaveis para serem julgadas verbal e summarissimamente as questões civeis entre ou contra indígenas, para serem julgadas promptamente as contravenções e crimes da competência de policia correccional e para se instruírem os processos cíveis, entre ou contra europeus, que não possam ser resolvidos por conciliação ou arbitragem, e os processos crimes que pela sua importância tenham de ser julgados em Loanda.
Art. 6.° Na séde de cada circumscripção haverá um parocho missionario, que será ao mesmo tempo professor de instrucção primaria.
§ 1.° Alem d'esses parochos haverá no districto missões religiosas, onde e quando o governador geral da província o entender conveniente.
§ 2.° Junto de cada escola de instrucção primaria haverá ensino profissional, ministrado por dois mestres de officios para isso enviados pelo governo.
Art. 7.° Na sede do governo do districto haverá um hospital com duas enfermarias, pelo menos, e uma botica regida por um pharmaceutico.
§ 1.° Nas sédes das outras circumscripções haverá uma ambulancia dirigida por um facultativo e uma enfermaria com dois enfermeiros, pelo menos.
§ 2.° Para satisfazer ás necessidades d'este serviço augmentar-se-ha o quadro de saude da província de Angola com mais seis facultativos, um pharmaceutico e dez enfermeiros.
Art. 8.° O serviço dos portos do districto será dirigido por patrões móres.
Art. 9.° Emquanto não for organisado o serviço postal no districto do Congo fica esse serviço a cargo do delegado da fazenda na séde do districto e dos residentes nas sédes das outras circumscripções.
Art. 10.° Fica auctorisado o governo a estabelecer a legislação tributaria do districto do Congo em harmonia com as disposições adoptadas na conferencia de Berlim; com relação á bacia commercial do Zaire e pelas circumstancias especialissimas do modo de ser d'este districto.
§ unico. Para arrecadação e administração das receitas e valores do districto será nomeado pelo governador geral um delegado de fazenda, devendo a nomeação recair em pessoa idonea e devidamente afiançada.
Art. 11.° É auctorisado o governo a crear na província de Angola mais um batalhão de caçadores para serviço do districto do Congo.
§ 1.° O cominando d'este batalhão será sempre exercido por um official do exercito do reino em commissão na província e que exercerá ao mesmo tempo as funcções do commandante militar do Congo.
§ 2.° É igualmente auctorisado o governo a reorganisar a bateria de artilheria de Loanda, de fórma que possa satisfazer as exigencias do serviço em toda a província.
Art. 12.° É auctorisado o governo a fixar da seguinte fórma as remunerações e vantagens concedidas aos funccionarios civis e militares do districto do Congo: 1.° A todos os officiaes militares ou empregados com graduações militares em serviço no districto do Congo serão abonados mais 50 por cento sobre os respectivos vencimentos e o mesmo beneficio será concedido aos officiaes inferiores.
2.° A todos os funccionarios militares ou civis do districto do Congo serão para os devidos effeitos contados mais 50 por cento sobre o tempo de serviço effectivo.
3.° Os vencimentos dos funccionarios e empregados do districto do Congo serão os marcados na tabella A, que com a tabella B faz parte integrante d'esta lei.
4.° Para os effeitos da aposentação, nos termos da legislação em vigor, os vencimentos serão os da tabella B.
Art. 13.° Para occorrer ás despezas necessarias para a occupação dos novos territorios, a saber: construcção de casas para residencia dos governadores e para as repartições publicas, de hospitaes, igrejas, escolas e fortificações ligeiras, compra de armamento e de navios, etc., é auctorisado o governo a abrir no ministerio da fazenda a favor do ministerio da marinha o ultramar um credito extraordinario na importancia de 500:000$000 réis.
Art. 14.° O governo dará conta ás côrtes do uso que fizer d'esta auctorisação.
Art. 15.° Fica revogada a legislação em contrario.
Secretaria d'estado dos negocios da marinha e ultramar, 16 de junho de 1885. = Manuel Pinheiro Chagas.

TABELLA A

Dos vencimentos dos funccionarios e empregados do districto do Congo

Governador .... 4:500$000
Gratificação para representação ....500$000
5:000$000