O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2946 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

marino. Creio que a actual junta consultiva do ultramar é demasiadamente rachitica para á obra que se lhe exige.
Como a hora está a dar, eu não quero abusar por mais tempo da attenção da camara. Tanto mais que na especialidade terei de certo de tornar a usar da palavra sobre esto assumpto; então direi o que não tenha podido dizer por agora em resposta aos illustres oradores que me precederam.
Vozes: - Muito bem.
O sr. Presidente: - Está esgotada a inscripção.
Vae votar-se.
Lido o projecto e posto á votação, foi approvado na generalidade.
O sr. Presidente: - Visto que está a dar a hora, vou encerrar os trabalhos, ficando a discussão da especialidade para a sessão seguinte.

Está encerrada a sessão.

Era quasi meia noite.

Discurso proferido pelo sr. deputado Antonio Candido, na sessão de 27 de junho, e que devia ler-se a pag. 2657 col. 2.ª

O sr. Antonio Candido: - Sr. presidente: Acaba de ser lido o officio do sr. conselheiro Clemente José dos Santos, communicando a esta camara que está prompto, para ser distribuido, o tomo III dos Documentos para a historia das côrtes geraes da nação portugueza, e que o tomo IV já foi entregue para ser impresso.
Desejo ser um dos primeiros na expressão do louvor devido ao erudito, inteliigente e honrado auctor d'esta obra, uma das mais importantes que se tem publicado, desde muito, n'este paiz. (Muitos apoiados.)
São poucos todos os encarecimentos com que se elogie o magnifico trabalho do sr. Clemente José dos Santos, que veio preencher uma grande lacuna na litteratura politica da nossa terra, (Muitos e repetidos apoiados), e coroar uma vida respeitavel, proveitosissimamente dedicada ao serviço publico. (Muitos apoiados.)
É o sr. conselheiro Clemente uma consulta prompta o um auxiliar valiosissimo da camara; não ha deputado que lhe não deva uma lição, uma lembrança util, um serviço de importancia; a sua larga competencia em assumptos da nossa historia parlamentar tem estado sempre á disposição de todos, e ninguem se approxima de s. exa. sem logo se lhe affeiçoar sinceramente pelas suas distinctas e amoraveis maneiras. (Muitos apoiados.)
A publicação d'esta obra, perpetuando o saber de tão honrado funccionario, não podia passar sem as felicitações e agradecimentos de quantos se interessam pelas cousas do paiz, principalmente dos que pertencem á sua politica activa e militante. (Apoiados.)
É verdadeiramente notavel a pontualidade com que o sr. Clemente José dos Santos se tem desempenhado da missão que lhe conferiu esta camara na sessão de 4 de junho de 1881, entregando cada anno um volume, e satisfazendo assim a expectação publica, cujas exigencias augmentam á medida que se conhece o altissimo valor deste trabalho. (Muitos apoiados.) Dados os habitos da nossa terra, é quasi uma excepção este digno procedimento, pelo qual tambem é digno de muitos louvores o cavalheiro que tem cooperado com o sr. Clemente José dos Santos nos Documentos para a historia elas côrtes geraes. (Muitos apoiados.)
Tencionava mandar para a mesa uma proposta, que exprimisse os sentimentos da camara a respeito do merecimento d'esta obra e da exemplar pontualidade com que tem sido publicada, mas prescindo do meu proposito em vista da calorosa manifestação que é feita ao meu querido amigo. Os applausos, que cobrem as minhas palavras, ficarão nos registos parlamentares como a melhor homenagem ao consciencioso estudo, e ao grande valor e sympathica modestia d'este cavalheiro. (Muitos apoiados.)
Vozes: - Muito bem, muito bem.

Redactor = S. Rego.