O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(247)

pedido, e a negativa com que se contradiz o motivo expressado no meu Officio de Q do corrente ; por quanto que satisfação rne pôde causar 3 ambiguidade affectada dos motivos do Decreto, quando se nega que passasse na verdade o que eu affirmo (por assim ter sido) de se haver exigido de mim que renunciando á minha própria iníeíligencia sacrificasse esta nos meus votos de mera subordinação ao Ministério?

Em taes circumstancias devo pedir a V. Ex.a o favor de fazer-me saber se os motivos a que se ré» fere o Decreto, são faltas minhas como Funceiona-rio, ou.como homem particular; ou se pelo contrario são unicamente as minhas instancias, e .a perseverança que live nellas para ser exonerado a Am de poder votar livremente.

*• Diogo sintonia PalmeiraPin-to. — Lislioa 13 de Junho.»

O Sr. Ministro demorou-se dous ou três dias em. responder-me , e, por fim escreveu-me rjos seguintes t ermos (Leu).

uili.mo Sr.—O caracter em que V. S/ se trre dirige na sua carta de 13 do corrente , não .me pertiiiHo dar a V. S.a explicação alguma sobre o Decreto e Portaria na referida carta mencionados. Sou .com a devida consideração. — De V. S.a at-tento venerador — António Bernardo da Cosia Ca-braL — íll.mo Sr. Diogo António Palmeiro Pinto. -

Ora nn vista de Ludo isto pergunto eu ao Paiz e ;a .todfl :u gente de bom senso, quaes eram os meios, que tinha para me desaffrontar ? A Imprensa? Não, poirque o facto da minha exoneração estava ligado coni o meu procedimento parlamentar, econseguin-tenierile não linha campo algum mais legal , .-senão este (Apoiados).

Sr. Presidente , vejo.me pois em a necessidade de fazer esta declaração por decoro meu e da Camará , e para q UR. o Paiz saiba que a minha.exo» ntí-raçào não se fundou em faltas corhmettidas por mim no -desempenho dos meus deveres, e se as counnetti (de que me não lembro) ernpras.o o Sr. Ministro para que as declare : tenho bastante cons-" ciência dos meus actos , e o Sr. Ministro sabe que na qualidade de Funccionario Publico cumpri sem*, pré com os meus deveres; e se fui menos probo', menos honrado, repito, accuse-me o Sr. Ministro,1 decl;ire-o francamente, e diga se o meu comportamento merecia as significativas apor justos moti-- vos! í? '.

Sr. Presidente, não tenho mais explicações, qne dar á Camará a este respeito —julguei rne obrigado a isso pela injuria, que se me fez como Emprega" do, que preza o -se» bom nome; e como Membro desta Casa, devia-lhe este testimtinho de decoro (•d-poiados) : mas se me levarem a um campo .m a is estreito . onde eu não quero entrar , serei mais explicito a despeito de todas as considerações. :.

O Sr. Presidente : —— As períeiiçôes do Sr. Deputado leai duas parles: a primeira, e' para que •se .imprimam tio Diário do Governo as suas Propostas .feitas em unia das Sessões passadas , . .

O Sr. Secretario Peixoto; — O Sr. Deputado não fez esse pedido no outro dia.

O Sr. Palmeiro Pinto:—-É verdade que não pedi.

A Camará decidiu que se imprimissem no Diário do Governo.

O Sr. Presidente: — Quanto ao resto do discurso db Sr". Deputado e preciso que se qualifique a sira Moção. Efle pediu que o Sr. Ministro do Reino respondesse.

O Sr. Palmeio Pinto: — Não, Senhor; eu não preciso absolutamente das explicações do Sr. Ministro (O Sr. Ministro do Reino .••-—Mas eu é-que preciso dá-las). Salvo se o Sr. Ministro sabe de alguma falta'minha, como Empregado Publico ; porque, nesse easo, peco-lhe que a declare.

O Sr. Presidente : —Nesse caso, ha de admittir-se uma explicação dada pelo Sr. Ministro do Reino , que pediu a palavra ; mas'não é este uin incidente sobre que se possa instaurar discussão.

Ò Sr. Ministro do Reino;—-Sr. Presidente, eu tinha pedido a p.alavra sobre a ordem para rogar a. V, Ex.a-e á Camará que não de'sse este incidente por acabado , sendo indispensável que depois das gravíssimas accusações feitas pelo nobre peputado ao Governo, e mais particularraente ao Ministro do Reino, devessem apparecer tambetn os esclarecimentos da parte do Governo , sobre este objecto. Se V» Ex.a" convé'm em que eu dê esses esclarecimentos, uso da palavra para esse fim; O Sr. Presidente:-— Pôde faltar. O Orador: — Sr. Psesidente , agradeço ao nobre Deputado o conselho que me deu , de tne cal-. lar sobre esta questão ; mas ha de permiltir-me q«ie lhe diga , que não estou disposto a segui-lo; nem o tom .forte e apaixonoclo com que S. S.a fallou rreste negocio m« embaraça de expor perante à Camará e perante a Nação os motivos por que mandei redigir daquella forma o Decreto, a que o Sr. Deputado se referiu.

Começarei por dizer que .espero que o nobre Deputado apresente esses documentos que annunciou, pelos «juaes pertendcu iDosirar que se Hie fizeram , da parte do Governo , exigências contrarias á sua consciência, que eseravisavam o seu pensamento e tornavam nulla a sua procuração: espero pois que os apresente,

Sr. Presidente,.o Governo nunca exigiu dosseus Empregados que votassem contra a sua consciência e rasgassem a sua procuração. (Risadas da Esquerda.) O Governo nunca tal exigiu; e ponho de parte toihrs essas risadas .q(te SP dão do lado da Oppo&içào. O Governo /tem declarado muito francamente nesta C.a«mara <_ com='com' _-o='_-o' qiie='qiie' de='de' empregado='empregado' parle='parle' político='político' governo='governo' confiança='confiança' conformar-se='conformar-se' do='do' toda='toda' isto='isto' qe='qe' aquelle='aquelle' declarar='declarar' liberdade='liberdade' tem='tem' são='são' pódeesperar='pódeesperar' vem='vem' como='como' consciímicia='consciímicia' em='em' vá='vá' _.='_.' dizer='dizer' qoe.='qoe.' m-11='m-11' na='na' está='está' política='política' paizes='paizes' sua='sua' que='que' no='no' tenha='tenha' feito='feito' entende='entende' regulam='regulam' outros='outros' _.têm.='_.têm.' não='não' represe='represe' ca='ca' apoiar='apoiar' contra='contra' qiw='qiw' _='_' tag0:_='_:_' a='a' systema='systema' os='os' e='e' apoiados.='apoiados.' i='i' e.='e.' aqui='aqui' l='l' poder='poder' m='m' ta='ta' deputado='deputado' n='n' o='o' p='p' te='te' q='q' estes='estes' proceder='proceder' alguns='alguns' v='v' ha='ha' _-governo='_-governo' todos='todos' eira='eira' li='li' princípios='princípios' nàn='nàn' podo='podo' resiffuan-='resiffuan-' votar='votar' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

• A . ' "