O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 8. SESSÃO DE 9 DE JULHO. 1853.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Chamada. — Presentes 61 srs. deputados.

Abertura: — As 11 horas e um quarto.

Acta: — Approvada.

O sr. Nazareth: — Mando para a mesa uma declaração de voto, que vai tambem assignada por muitos outros srs. deputados, contra a proposta do sr. Placido, que deduz das quantias destinadas para obras no districto de Vizeu a quantia de 4:000$000 réis para as obras do districto da Guarda.

Eu queria que para as obras do districto da Guarda se applicasse alguma quantia, o que é de muita justiça; por isso votarei pela proposta do sr. deputado Fonseca Castello Branco, para que da quantia de […]0:000$000 réis destinada para a estrada de Aldea-gallega ao Caia se deduzam 4:000$000 réis para as obras do districto da Guarda. Mas por fórma nenhuma convenho em que se subtraia a mais pequena verba da somma destinada ás obras do districto de Vizeu, prejudicando assim a proposta, que eu fiz para ser applicada a quantia de 4:000$000 réis á estrada da Foz-Dão a Mangualde, proposta em que concordaram muitos dos membros da commissão das obras publicas, e que espero não será inutilisada; pois tenho toda a confiança, que aquella obra ha de principiar-se, e muito breve.

Mando pois para a mesa a seguinte Declaração de voto: — Declaro que votei contra a proposta do sr. deputado Placido, para que se tire das quantias destinadas para obras no districto de Vizeu a somma de 4:000$000 réis para as estradas da Guarda a Vizeu. — Nazareth = Castro e Abreu — Paiva Barreto Vasconcellos e Sá = Avila — Mello Soares = Pinheiro Ozorio = Pinto de Almeida = Gomes Corrêa = Saraiva de Carvalho = Menezes e Vasconcellos.. Mandou-se lançar na acta.

O sr. Placido de Abreu: — Eu pedi a palavra para declarar, que a proposta que fiz hontem, foi por parte da commissão de obras publicas.

O sr. Pinto de Almeida e outros srs. deputados pedem a palavra.) (Susurro)

O sr Presidente. — Eu peço aos srs. deputados, a todos em geral e a cada um em particular, sem particularmente me dirigir a nenhum, que vejam que estão na camara dos deputado da nação portugueza.: que não devem vir aqui fazer prevalecei caprichos particulares, e com elle suscitar questões que não fazem senão arredar do objecto que se deve ter em vista: (Apoiados) eu declaro mesmo que para sustentar caprichos não dou a palavra a nenhum dos srs deputados, excepto se a camara me ordenar que a dê. (Apoiados) (O sr. Pinto de Almeida — Eu não pedi a palavra para sustentar caprichos) Eu disse que não me dirigia a nenhum sr. deputado em particular, mas que me dirigia a todos em geral e a cada um em particular. E, senhores, é preciso que acabemos com isto, cuidemos dos negocios de que temos a cuidar (Apoiados); não estejamos aqui sempre com incidentes que não fazem senão desacreditar o systema representativo (Apoiados) e desacreditar completamente esta camara digna de melhor sorte.

O sr. Nogueira Soares: — Pedi a palavra para mandar para a mesa a seguinte

Declaração de voto: — Declaro que votei contra a applicação de 50:000$000 á estrada de Aldêa-Galega ao Caia, e que, se me chegasse a palavra sobre o capitulo 8.º do ministerio das obras publicas, propria a applicação de uma parte daquella verba á construcção das estradas do Minho, e aos estudos preliminares necessarios para a canalisação do Tamega, = Nogueira Soares.

Mandou-se lançar na acta.

O sr. Santos Monteiro: — Mando tambem a seguinte

Declaração de voto: — Declaro que na verba para estradas, só votei a totalidade. — Santos Monteiro = Maia (Francisco) Mandou-se lançar na acta.

CORRESPONDENCIA.

Declaração: — Do sr. Castro e Lemos, de que o sr. D. Antonio José de Mello não póde comparecer II sessão de hoje por incommodo de saude. = Inteirada.

Officio: — Do sr. Fonseca Castello Branco, pedindo licença para deixar de assistir ao resto das sessões, por ter urgente necessidade de saír de Lisboa. = Foi concedida.

Deu-se pelo mesa destino ao seguinte Officios: — 1.º Do ministerio do reino, acompanhando as cópias da consulta do conselho superior de instrucção publica, de 8 de novembro de 1850, e do projecto que a acompanhava, relativamente á formação de um curso administrativo; satisfazendo assim ao que lhe foi pedido por esta camara. — Á commissão de instrucção publica.

2.º Do mesmo ministerio, acompanhando o reque-