O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

142

palavra, é porque o estado da camara já nem permittia que se fallasse sobre a ordem.

Mandou-se lançar na acta a declaração do sr. Placido de Abreu.

SEGUNDAS LEITURAS.)

Proposta: — Proponho que, no capitulo 8.º do orçamento das obras publicas (despezas diversas) se accrescente uma verba de 500$000 réis, com o destino de auxiliar o estudo que a academia das sciencias de Lisboa pretende fazer sobre a doença da vinha na ilha; da Madeira, e nos districtos do reino, cujos vinhedos forem atacados — Julio Pimentel — Moniz.

Foi admittida — F remetteu-se á commissão de fazenda.

O sr. Jeremias Mascarenhas: — Sr. presidente, res tando muito pouco tempo da presente sessão, e estando por ventura a expirar o meu mandato, aproveito a presença do sr. ministro da marinha, para, lhe dirigir alguns pedidos, que julgo urgentes.

Declaro á camara, que a instrucção publica primaria em Gôa está sufficientemente provida; mas ha nella uma lacuna muito palpavel no que diz respeito á instrucção do sexo feminino, para o que apenas ha uma escóla estabelecida ha pouco na capital: recommendo, pois, a s. ex.ª o sr. ministro da marinha, e peço-lhe, que estabeleça, com urgencia, ao; menos duas escólas para o sexo feminino, uma em Mapuçá, e outra em Margão, capitães de dois vastissimos e principaes concelhos do Estado de Gôa, ficando opportunamente de prover a instrucção publica em Gôa, approvando o plano da sua organisação apresentado ha 5 annos pelo sr. Pestana, quando governador geral.

Peço-lhe igualmente, que cuide de transferir de Chorão para Bardez o seminario de Chorão; porque este sitio é tão doentio, que constantemente ha nelle major numero de alumnos doentes, e muitas vezes tem estado fechado pela doença de todos os mestres.

Consta-me que a camara geral de Bardez se offerece a fazer as despezas necessarias para construcção do novo seminario, e sua transferencia; com tanto que se destine para amortisação desta quantia, que generosamente adianta, o producto da bulla daquelle Estado, o que é justo, e conforme ao fim daquella instituição.

Tendo ouvido que estava para partir neste mez o novo governador de Damão para seu destino, peço que o sr. ministro da marinha lhe recommende particularmente, por positivas instrucções, ou por outro meio conveniente, que dê attenção especialmente ás graves e urgentes necessidades daquelle estabelecimento, expostas na consulta da junta geral do districto, e n'uma memoria, que intendo deve estar pendente na secretaria da marinha, e vem impressa no almanak de Gôa de 1840; devendo notar, que o prover a estas necessidades está sob as attribuições do ministerio, e assim o exige o interesse daquelle estabelecimento, outr'ora, commercial e rico, o que presentemente vai declinando, e até despovoando-se.

O sr. Ministro da marinha (Visconde de Atouguia): — Reconheço a necessidade de se augmentar a instrucção do sexo feminino nos Estados de Gôa; e posso assegurar, que o governo não se tem descuidado deste objecto; e está entregue ao conselho ultramarino, para sobre elle consultar, o projecto do sr. Pestana, a que se referiu o illustre deputado, e que diz respeito a toda a instrucção de Gôa; sendo nesse projecto que tem cabimento tractar da instrucção do sexo feminino.

Em quanto á mudança do seminario de Chorão para Bardez, tambem estou conforme com a opinião do sr. deputado, de que elle não está alli bem collocado em consequencia da insalubridade de Chorão; e o governo tambem tem este objecto em sua consideração.

Relativamente a Damão o governo de certo ha-de tomar as providencias que sejam convenientes para este estabelecimento.

ORDEM DO DIA

Continua a discussão do orçamento da despeza.