O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 9 DE JULHO DE 1885 3005

ram fornecidas, despendeu-se n'aquelle anno (1883-1884) sómente a quantia de 61:411$755 réis.
Ahi tem a camara a eloquencia dos factos.
No anno de 1882-1883 é lesado o districto na quantia superior a 25:000$000 réis, por culpa do director das obras publicas, por culpa do governo, ou por culpa de ambos, e no anno immediato despende-se muito menor quantia do que no anno anterior!
Mas a camara vae edificar-se mais e melhor. No anno economico de 1884-1885 o districto de Bragança foi contemplado na lei de despeza apenas com 50:887$000 réis, isto é, com menos de metade da quantia do anno de 1882 a 1883. De maneira que, em 1882-1883, por causas que já expuz n'outra occasião, o districto de Bragança obteve uma dotação relativamente superior, porque foi de 119:000$000 réis (numeros redondos), e não pôde aproveitar-se d'essa vantagem, por falta de zelo pelo serviço publico do respectivo director, como já demonstrei; e nos annos immediatos observa-se uma constante mesquinhez dos poderes publicos no dotação para estradas.
E quer a camara saber o zêlo e grande actividade do director das obras publicas no anno de 1884-1885?
Elle que lesou o districto de Bragança em 1882-1883 em mais de 25:000$000 réis, por não dar aos trabalhos o devido desenvolvimento, tem despendido no anno de 1884 a 1885, no periodo de seis mezes, isto é, de 1 de julho até 31, de dezembro, a quantia de 19:173$660 réis!
Isto é, no periodo de seis mezes, tem-se gasto no districto de Bragança no anno de 1884-1885 pouco mais de 19:000$000 réis.
É isto tão ridiculo, tão mesquinho, tão irrisorio, que não se acredita facilmente! (Apoiados.)
O governo gastou duas vezes mais n'um dos jantares dados aos congressistas telegrapho-postaes, do que despende em estradas publicas, no periodo de seis mezes em todo o districto de Bragança. Estes factos, em verdade, são uma zombaria, um verdadeiro escarneo. (Apoiados.)
E eu já tenho serias apprehensões, de que passa o anno economico de 1884-1885 sem que se despenda a magra dotação de pouco mais de 50:000$000 réis que foi dada ao districto de Bragança.
Attendendo ao que aconteceu em 1882-1883, e a que em 1884-1885, em seis mezes, só se gastaram 19:000$000 réis, não será para admirar que nos outros seis mezes se não consuma a restante dotação. De taes funccionarios e tal governo tudo é licito esperar.
Eu tenho de arguir grandes irregularidades, e talvez mais do que irregularidades, nos trabalhos das obras publicas n'aquelle districto, e especialmente na estrada de Vinhaes a Chaves. Não posso fazel-o agora, pela estreiteza de tempo, e especialmente pela ausencia do sr. ministro das obras publicas.
Fal-o-hei opportunamente, e nada se perderá com a demora.
O que fica dito deriva dos factos officiaes e esclarecimentos com todo o caracter de authenticidade, que lhe foram fornecidos nas secretarias de estado.
Faltaria ao meu dever, se não fizesse as censuras, que elles fundamentam, e para asseverar a v. exa. e á camara, que voltarei ao assumpto na presença do governo, e espero então ser um pouco mais severo.
Não quero terminar sem arriscar algumas considerações sobre o estado economico do districto de Bragança, ainda que o faça por assim dizer fugitivamente.
O estado economico do districto torna mais grave a situação do governo e dos seus funccionarios pelas occorrencias relatadas.
No districto de Bragança não ha o que é costume chamar-se industrias fabris; é escassa a industria propriamente commercial.
A riqueza do districto, em todas as zonas d'elle, liga se ao que nós chamamos industria agrIcola; é um districto que vive principalmente da agricultura. (Apoiados.)
A industria da seda, que em tempos foi promettedora, quasi que desappareceu.
Esta fonte de riqueza exhauriu-se. (Apoiados.)
A principal riqueza do districto ligára-se á industria vinicola; em todos os concelhos do districto se cultivava e cultiva a vinha.
Tanto a zona quente, como a zona fria e temperada, se presta a este genero de cultura, mais ou menos.
Acontece, porém, que o flagello da phylloxera leva de vencida este principal genero de cultura; os concelhos, ainda hontem ricos, são hoje pobres, e amanhã serão um deserto.
Aonde havia a commodidade e aquillo que os francezes chamam aisance, haverá em breve espaço de tempo, e em muitas partes ha já, a penuria, a miseria e a fome. (Apoiados.)
Não improviso.
Tenho presentes dados estatisticos, fornecidos pelo distincto agronomo do districto, que dizem tudo na sua terrivel eloquencia.
A producção de vinho, tomando para o calculo o vinagre e o vinho distillado para a aguardente, foi no anno de 1882, em hectolitros, de 29:0699,32 hectolitros, ou 58:140 pipas de 500 litros cada uma.
Para este calculo junta-se o prejuizo já causado n'este anno pela phylloxera, na freguezia das Arcas, que foi de 6:000 hectolitros e na freguezia dos Avidagos, que foi de 3:000 hectolitros.
No anno referido só havia estragos apreciaveis nas duas alludidas freguezias.
No anno de 1883 a phylloxera fez taes estragos, que a producção do vinho foi de 14:5396,40 hectolitros, ou pipas 29:079 de vinho de 500 litros.
Houve, pois, no espaço de um anno a differença, que vae de 58:140 pipas para 29:073 pipas.
E não se póde contestar a força d'estes algarismos, se por um momento attendermos a que a producção de vinho, nos terrenos não phylloxerados, foi tão regular como no anno anterior.
Ha, pois, uma diminuição de riqueza por metade, realisada durante um anno.
É verdadeiramente assustador.
Estes calculos, que exprimem menos do que a verdade, recebem nova força e vigor, se porventura os confrontarmos com a area das vinhas invadidas e perdidas em cada concelho.
É um quadro desolador.
A area da invasão no concelho de Vinhaes é de metros 18.624:064; a area da destruição é de 4.109:729 metros. No concelho do Villa Flor a area da invasão é de metros 1.468:655 e a da destruição é de 533:300 metros.
Para não importunar a camara com a leitura d'estes dados estatisticos, direi que a somma total da invasão no districto de Bragança é de 31.475:060 metros quadrados, e a area da destruição é de 10.715:469 metros.

'este calculo não entra o concelho de Mirandella, apesar de ser um dos mais flagellados pela phylloxera.
E depois neguem que o districto de Bragança não atravessa uma crise medonha, e neguem-me o direito de censurar acerbamente a mesquinhez com que é tratado pelos poderes publicos. (Apoiados.)
O concelho mais vinhateiro era o concelho de Vinhaes é agora talvez o mais pobre.
Os concelhos de Alfandega da Fé, Villa Flor, e ainda Macedo de Cavalleiros e Mirandella, nos quaes predomina a industria vinicola, atravessam uma crise medonha.
Não esqueça que a industria da seda quasi desappareceu; attente-se nos estragos aterradores da phyloxera, e, não esqueça tambem que no districto de Bragança uma fonte importante de riqueza, para alguns, concelhos era o