O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 266

fé fhomenlo ser remunerados, e qiie nos ?eservêmos "pqra-ocçasiao melhor ; irias seappare-eer al-gtini dos~ 'ses serviços importantes , como'aquelle* dotiinpre-;gado da Macieira, é claro, qoe o Governo e a Ca-itsara os ha de altender; á vista do, que tenho exposto, en.tejjdó, qoe a differença produzida pelas .' Pròpoitas do Sr.'Ferrcri, e Xavier da'Silva não e motivo -para que a Commissão reconsidere de novo o seu sysiewa g e por Uso voto contra o Aclia-'íTierilo.

O Sr-. P.arão de Leiria : — Sr. Presidente , eu TPcâbo já, somente tomei nota , q.tiando o Sr. Avi-iti fciíJou, que fne pareceu se referiu á alguém, que tihlia asvignado com declarações o Parecer da Com-"misréfto : eu fui um dos que assim 'assi-gnei, por nã'ò querer a Commisfâo do Orçamento convir nas Propostas doPensõe*, porque eu eYilendo que qoal-qo^r que seja o estado do Paiz , eu mítica negarei o rrieu voto a conceder uma Pensão a qualquer família dos servidores do Estado, que tenham pres-Iftdò 'serviços importantes ao Paiz , .e ainda que «ao importantes, com'tanto que sejam por longos •&ri nas.

Agora pelo que loca ao augmenio da despeza, já o Sr. Ministro declarou,, em quanto isao importava , por is?o nada direi , advertindo unicamente que as redueçôes, que a Commissão-propôz, foram feiia§ antes de se estabelecer a reducção dos 3 por cento.

Julgou-se discutida, e foi rejeitada a Proposta do Sr. *dvil

O Sr. Presidente : — Falta .votar-sé o Projecto de Lei n.° 96. -(/f^ozeii: — Já está votado, j (Vide Sessão de 7 do corrente pag. 70).

Foi approvado salva a redacção.

O Sr. 'Presidente: —• A Ordem do Dia para áma-Tíbâ e o Projecto n.° 113 sobre a Lei dos Meios—-igualmente a eleição da Commissão Mixta, e a de ufn Membro para a Junta do Credito e seu Substituto, e por isso a Sessão deve abrir amanhã ás 11 horas. Está levantada a Sessão.-três quartos èa tarde.

O REDACTOR INTERINO,

FRANCISCO tESSA.

00ão ^t 20 fce

1843.

Presidência do Sr. Gorjâo H enriques.

Iwmada—; Presentes "72 Srs. Deputados. rtu-fa — A' meia hora-depois do meio jlctti— Approvada.

O Sr» Lopes Branco:-—Mandou para a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO DE VOTO. —'Declaramos que vpta-mo$ contra ft^-"Propostas, para se retirarem as eco-OOtnia-s e "'educçõcs feitas no Orçamento pel.i Cotti-missão de Guerra, e ficarem s^rn êtfeito as que se votiirá.tn ^; e podessern votar nos outros Ministérios. Sííl-a Camará dos Deputados , 20 de Junho de 1843. — Lopes Rr-anco, M uri* Coelho, Gavião, Alves iMiurlin* ^ "Oliveira.'íir>rge,S") Risques,

CORRESPONDÊNCIA.

!„" O/jfoflo."-5—Do Sr. Deputado Mousinho de Al. biiiqueríjiie, pedindo licenra durante

Ô*0 Outro : -;=- -Do. Si. Mi.nistro da Fazenda, par-licipíuulo ;que ^>or Portfirin de 17 do coirenle resolvera Sua JWagesíncfa , fife'que às '£?

3>.0 Outro: — Do mesmo Ministério, participando ) que a -Commissão Permanente de Pautas consultara gue as fazendas denominadas Grosserias pagassem de direitos mil réis por arroba , íncÍHlmcla-hiente de grossas ou finas, como termo médio do imposto ás duas Classes')'por obviar as conleslaçôei dos Despachantes, a fim de que a Camará delibere.

'••----»-#' Commissão de Fazenda.

Q Sr. João Elias : — Sn Presidente 5 mando para a Mesa um Parecer das duas Commissões reunidas •^Q. Commercio e-Agricultura com um Projecto de Lei-relativamente ao negocio do Terreiro. Este ne-

gocio e' moitp importante, e eu poço a urgência del« lê, e que seja impresso no Diário do Governo, pedindo igualmente áCarnara queira des'gnar dia cofn p maior tirevidade possível para se discutir este Projecto anles de encerrar-se a Sessão. K' necessário que este negócio fique resolvido para bem da Agricultura e do Cornrnercio. O Projecto contem um só artigo. ,

(Leu-se,, e delle se dará conta quanto cm entrar em discussão.)

Juígon-se urgente o Requerimento , e poz-se logo em discussão.

O Sr. Pereira de -Mello:-—Sr. Presidente, foi apresentado na Mesa agora um Projecto de Lei. Mas, Sr. Presidente, « de tanta transcendência este objecto que não se deve tractar de repente (tipóia-cios). (O Sr. Ministro do Reino: — Disse ao Orador que não-estava ainda em discussão). ^

O Orador: — Eu ouvi dizer que ia entrar em discussão ; rnas COÍBO assim não e, reservo-me para a occasião oppoHuna.

(2 $'' JP>-&*fd£?zte : —- Era u w Tteçneiimenlo jiara quê o Projecto se imprimisse no Diário do Governe -a rim de entrar em discussão quanto antes; e eu propunha á votação da Camará este Requerimento, sendo só .i-sJLo de qi»e se tratava.