O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 177 —

confortar o estomago com essa farinha nova que se annuncia em letras gordas, pois ha-de fatigar-se muito nas leituras dos discursos que aos deputados lembre mandar para a mesa dando-lhes outro nome.

V. ex.ª bem vê que é impossivel que eu acabe hoje, está a dar a hora e terei de reservar a palavra para amanhã. Antes de entrar na materia observarei, que o nobre deputado hoje fez duas allusões á commissão de fazenda, contendo outras tantas arguições, as quaes não podem passar em julgado, e é necessario que eu por parte da commissão responda ao illustre deputado.

Criminou fortemente a commissão de fazenda porque, tendo sido mandado á mesma commissão (creio que da commissão de petições) um requerimento em nome de certa classe de operarios do arsenal da marinha, fazendo uma certa reclamação, a commissão de fazenda não devia resolver esse requerimento sem ouvir a opinião da illustre commissão de marinha. Todas as informações que a commissão de fazenda linha até esse ponto, foram confirmadas pela opinião da illustre commissão de marinha. O illustre deputado ha poucos dias arguiu a commissão de fazenda de ter retardado o parecer a este respeito, e eu disse a s. ex.ª por parte da commissão, que ella tinha intendido ser desnecessario dar parecer sobre o requerimento, por quanto na discussão do orçamento daria a explicação porque intendia que a pertenção não podia ter logar absolutamente nenhum. Ora a camara ouviu esta desculpa, e o axioma muito seguido “quem cala, consente.”

O illustre deputado podia usar da sua iniciativa e requerer, que não obstante a desculpa dada por mim por parte da commissão, a commissão apresentasse o seu parecer; todavia como a camara annuiu tacitamente á resposta que dei por parte da commissão, intendeu a commissão que não necessitava trazer o parecer á camara, e não falla á commissão de que se occupar: parece-me pois que não houve falla da parte da commissão. Em quanto ao projecto do illustre deputado para que se consignasse uma certa quantia, e por certa fórma, para pagamento de umas letras do ultramar, a commissão não se póde conformar, nem creio que o governo, com o projecto do illustre deputado, que parecendo ter em vista destruir a agiotagem, ia estabelecer um meio novo de agiotar que de certo seria de descredito para o governo, se consentisse em que passasse o projecto do illustre deputado pela maneira como elle queria. (Vozes: — Deu a hora)

Sr. presidente, como deu a hora, peço que me seja reservada a palavra para ámanhã.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã será na primeira parte tractar do incidente ácerca do objecto a que se referiu o sr. Simão José da Luz; depois a continuação da discussão do orçamento do ministerio da marinha; e á noite sessão, em que depois da leitura da acta, a camara se formará em sessão secreta. Está levantada a sessão. — Eram 4 horas e meia da tarde.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo.