O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2837

RECTIFICAÇÃO

(Tendo apparecido no Diario de Lisboa n.º 280, na sessão de 7 do corrente da camara dos senhores deputados alterado, por falta de algumas palavras, o discurso do sr. Fevereiro, publica-se de novo.)

O sr. Fevereiro: — Mando para a mesa uma nota de interpellação ao sr. ministro do reino, que vae tambem assignada pelo sr. deputado Sepulveda Teixeira.

Permitta-me v. ex.ª, sr. presidente, que diga duas palavras a este respeito. Eu sei, sr. presidente, que o sr. ministro do reino pôde demittir ou transferir o seu bello prazer os empregados administrativos, porque são de confiança, mas quando as demissões não são justificadas, e quando as transferencias importam um insulto aos transferidos é um erro politico, e é pois do dever de s. ex.ª vir a esta casa explicar o seu procedimento, tanto mais que este está em completa opposição com as benevolas palavras de s. ex.ª quando pela primeira vez aqui veiu dizer-nos o seu programma.

Sr. presidente, ou no districto de Castello Branco a corrupção tem lavrado em tão grande escala, que o sr. ministro do reino se viu obrigado a demittir e transferir nove administradores do concelho de onze que tem o districto, (demittindo tambem o governador civil e o secretario geral que servia ha treze annos), ou as palavras do programma de s. ex.ª tolerância, liberdade e ordem» têem um sentido muito differente do que ellas significam.

Portanto preciso, e muito conveniente será, que s. ex.ª as venha explicar ou combinar com os seus actos.

Sr. presidente, mando tambem para a mesa um requerimento em que pelo ministerio das obras publicas peço differentes esclarecimentos com relação ás estradas de Castello Branco a Villa Velha e de Castello Branco a Abrantes.

Pelo que respeita a esta ultima, tendo ha dias o nobre deputado o sr. Santos e Silva apresentado uma representação da camara municipal de Abrantes, em que pede se faça a ponte sobre o Tejo, disse s. ex.ª que agora era uma necessidade porque estava quasi concluida a estrada de Castello Branco a Abrantes». Concluida ou quasi ou não concluida, é sempre, sr. presidente, uma grande necessidade, e com ella lucram muito, não só todo o paiz, mas principalmente Abrantes, e os dois districtos de Castello Branco e Santarem.

Sr. presidente, aquella estrada não só não está quasi concluida, mas está ainda muito longe d'isso. Distando Abrantes apenas quinze leguas de Castello Branco, e tendo-se começado aquella estrada ha perto de vinte annos, este espaço de tempo que seria mais que sufficiente para construir uma rede de estradas a mac adam em toda a nação, não foi bastante não só para se construirem 70 a 80 kilometros, mas não chegou para se fazerem os estudos necessarios, pois que ainda ha tratos de terreno para estudar, ou se estão estudados ainda o projecto definitivo não veiu ao conselho das obras publicas, que o tem de approvar.

Sr. presidente, não pense v. ex.ª e a camara que com isto quero fazer uma censura ao director das obras publicas no districto de Castello Branco; não, senhor, porque eu sei que o sr. João Joaquim de Matos é um habil engenheiro muito trabalhador, e na minha opinião, esse tal ou qual desenvolvimento, que ha dois annos têem tido as estradas na Beira Baixa, em grande parte se deve á sua actividade, e os lanços da estrada de Abrantes, que correm no seu districto, ou estão ultimados ou em construcção. O que ha a fazer é áquem do Codes, entre esta ribeira e o Sardoal.

Sr. presidente, o sr. Carlos Bento, quando ministro das obras publicas, a pedido nosso, dos deputados da Beira Baixa