O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( J313 )

èencia do culto nas funcçôes da Cathedral do Lisboa.

Ora ei' devo dizer ern quanto ~ás rerlexôes q~ue aqui se fizeram sobre a possibilidade de "continuar o pagamento a estes artistas, da mesma maneira

Por consequência não po^so deixar de approvar a proposta do Sr. Deputado, que se destine uma quantia para occoirer a esta despeza, a que se pró-pòe e' muito menor do que aquella que se gaitava antes, e isso assim deve ser, mas entre diminuir abomina, e deixar ebtes pobies artistas sem pão ha grande differença. Assim se pioverá com a possível decência ao r-rastando-se em sollicitaçòes para que o corpo Legislativo attenda ás sua^ supplicas.

O Sr. Pereira Brandão : —- Parece-me que já sê tem discutido sufficiontemente sobre a muzica da Cathedral ; peço a V. E\.a que pergunte á Camará se a matéria está-discutida. —dssim o julgou a Camará*

O Sr. Presidente: — O Sr. 'Leonel fez a seguinte substituição «<_.Que que='que' supplemcnlar='supplemcnlar' como='como' a='a' haver.='haver.' vagatura='vagatura' quantia='quantia' poder='poder' fosse='fosse' n='n' prover='prover' p='p' _-muzica='_-muzica' se='se' para='para' _-e='_-e' _.qualquer='_.qualquer' credito='credito' sem='sem' iesse='iesse'>

O Sr. Fonseca J\fagalkâcs: — Em quanto á ultima clausula não .posso convir ; por esse vago pôde a cousa ficar rechíbidei a um pandeiro e a, uni tim-bal — (riso).

O Sr. Presidente: —O-Parecer da Com missão prejudica -A idéa do Sr. Leonel , e approvado o parecer da Commissão fica prejudicada a substituição do Si. Lf?^n.el.

O Sr. Lcoud: — Seria melhor-dividir-o negocio em duas -pai tes , e por á approvaçào -cada uma cTellas ; a minha idéa eacudir acertos homens que se achnm era certa situação, '"mas a queín :wer.depois d'el!es não se estende a minha ide'a.

Posto a -votos o paiecer da Commissão foi appfo-vado, ficando piejudicada a idea do Sr. Leon-el.

:O Sr. Presidente : — A Commissão propõe

'O Sr. Leonel: — Ha Cónegos empregados peio Governo em outras diocesses, mas têern o iogar de 'Cónegos; não recebem o seu oídenado de Cónegos, em qua'n-tó governáo em outras diocesses, rnas entretanto o oídenado deve figuiar no Orçamento, para que salundo das dioces^es voltem para a Sé: mas é preciso que no Orçamento \á a declaração de q'!e não accumulào osdous ordenados.

O Sr. Piesidente, pôz a votos o parecer da Con> mis&ão , que diz. — Entende também a Commissào que deve ser comprehendido neste artigo o ordenado dos dous cónegos actualmente encarregados do Governo da Diocese,—E o Sr. Leonel propõe a se-guinte declaração — para que os cónegos, ou outros empregados da Sé, que forem encarregados d'outio seiv-iço não venção pela folha da mesma Sé, em quanto duiar esse ouíro serviço. Foi a^provado com es>ta declaração. Entrou em discussão outra parte do Parecer da Commissão, que diz.— Com estas alteiações, e com o augmento de 90 $000 réis a cada um dos moços paia f.jllee, é de parecer a Commissão que seappro-ve o art.° 7.°, o qual tem seu fundamento nos Decretos de -4 de Fe\ereiro de 1834, e Io de Novembro de 1836. — A verba cie que se tracía nesta parte é a que no Oiçamento figo rã assim—2 moços para os folies a 40$ reis cada um.

O Sr. Lacerda: — Sr Presidente, louvando, muito a Commissào pelo seu zelo e espirito cFecono-mia, comtudo não posso deixar d'estranhar que hesitasse em propor algum augmeiUo de ordenado para a maior parte dos empregad,O3\5ubalternos da Cathedral, os qua"s pela reforma ficaram reduzidos a uma ta! c\irem;<_.L prestarei='prestarei' vejo='vejo' aos='aos' disposta='disposta' pelo='pelo' deconvu='deconvu' lei='lei' menos='menos' emprego='emprego' propoz='propoz' occupaçâo='occupaçâo' lhes='lhes' rea-jisar='rea-jisar' condicçâo='condicçâo' tàcsoureiro='tàcsoureiro' julgo='julgo' as='as' propoiei='propoiei' isso='isso' je='je' entrelatito='entrelatito' sua='sua' djudantcs='djudantcs' daquelles='daquelles' accrescimo='accrescimo' seus='seus' impossível='impossível' empregados='empregados' tanto='tanto' monta='monta' deverei='deverei' por='por' se='se' desempenhar='desempenhar' conlento-rne='conlento-rne' parecer='parecer' explicação='explicação' largo='largo' tag0:_='thesouro:_' mas='mas' cathedral='cathedral' _='_' particularmente='particularmente' antes='antes' encargos='encargos' ser='ser' a='a' seu='seu' e='e' porém='porém' pouca='pouca' responsabilidade='responsabilidade' o='o' p='p' todo='todo' servigo='servigo' da='da' agora='agora' com='com' extremamente='extremamente' de='de' augmento='augmento' designado.='designado.' missão.='missão.' fiança='fiança' tempo='tempo' empregam='empregam' indispensavei='indispensavei' empiegados='empiegados' do='do' _-obrigações='_-obrigações' justiça='justiça' aosquaes='aosquaes' designação='designação' nem='nem' me='me' pequenos.='pequenos.' approvar-s-e='approvar-s-e' alcançar='alcançar' são='são' obriga='obriga' perdida.em='perdida.em' em='em' podesàe='podesàe' esse='esse' eu='eu' ordenado='ordenado' será='será' esta='esta' trabalho='trabalho' serventes='serventes' diminuto='diminuto' todavia='todavia' reputo='reputo' que='que' foi='foi' deixar='deixar' muito='muito' elles='elles' para='para' camará='camará' não='não' mencionar='mencionar' só='só' os='os' quizesse='quizesse' grave='grave' dado='dado' ordenados='ordenados' é='é' aqui='aqui' tracta='tracta' qualquer='qualquer' approvar='approvar' haver='haver' quem='quem' dá='dá' quanto='quanto' porque='porque' xmlns:tag0='urn:x-prefix:thesouro'>