O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1815 )

seges j ora para estabelecer esta fiscalisação é que o Governo qu r o Oiçamento mensal da despeza, e foi neste sentido que expediu aquella Portaria; convenho em que esteja talvez mal rrdigida, e que dei-la, se possa tirai aquella duvida, mas oceito équs ella se não pôde tirar sem grande absurdo.

Posta a votos esia parle do parecer da Commií-são foi approvada e bem assim as outras verbas , que são: l Mestre deCapdla 3003'OQO reis, £ Organistas a 24-0^000 réis cada um , 2 Rabecões a l'20^000 réis cada um . 8 Vozes coiisertantes a 240-jOOO reis cada vim, 16 Vo^es a-pirantes a 180^000 íeis cada um, l Thesonreiio 200 ã'000 reis, 3 Ajudantes do dito a 72^000 íeis, 12 M-.cos do ^òio a 405000 reis ,2 Maceiiosa8<_3OOOieÍ5t servente='servente' _120000='_120000' iéi='iéi' reis='reis' _000='_000' _72='_72' l='l' sineiro='sineiro'>, l Poi leito do Cabido 80/ROHO íeis, l Aimador 12^000 reis, l Oiga-neiro 40rS'000 réis, l Relojoeno 57,j'600 reis, Ma-teria!, e despega da fabnca 3:000^0(50 réis.

Entrou em discussão o segmive additamentn d > Sr. Roma — Para que os Contos , I3eneficiados , o Cantoies, que existem alem d-> nuineio marcad » pelo Decreto de 16 d^ Novembro de 1836 sejam do-signados/-"/ra do qnadio* á sirmlh.snoa do que j o. só lesolveu a respeito de algum n s líepai tições, firan-d-> todavia o m serviço efiecti\o, e com os rnovnos vencimentos das respectivas classes.

O Sr. Lacerda: — Eu acho isso inteiramente desnecessário, se c para figurar a tmsrna de?pe?a e pata figurar o m°5iio pessoal , é escusado o ndditame'it->. 1*1 a Administração do Sr. frieira de CVis/ivj redusiu-£0 este quadro, e depois apresentando o diicilo u<í-quendo-que de='de' emicos.='emicos.' cabido='cabido' parto='parto' dosignar='dosignar' delies='delies' linharn='linharn' do='do' digiiulados='digiiulados' tmpo='tmpo' aquella='aquella' mesmo='mesmo' dificuldade='dificuldade' s.='s.' alh='alh' homens='homens' administração='administração' _.slaj.='_.slaj.' resolveu='resolveu' ao='ao' _.='_.' quadro='quadro' eram='eram' tinham='tinham' vista='vista' ações='ações' tag1:io='ine:io' castro='castro' que='que' desfiarhados='desfiarhados' no='no' _-je='_-je' ajiresf.-nm='ajiresf.-nm' tag0:_='idosiííí:_' frieira='frieira' deviam='deviam' _.sv.='_.sv.' fica='fica' canegados='canegados' corisidti='corisidti' contuiuaise='contuiuaise' sido='sido' colados='colados' fortes='fortes' inesp.io='inesp.io' _='_' tão='tão' m.='m.' á='á' a='a' isiu='isiu' transferidos='transferidos' st-='st-' grande='grande' o='o' estes='estes' íkvjainenlo='íkvjainenlo' tudo='tudo' todos='todos' to='to' paia='paia' dia='dia' porque='porque' xmlns:tag0='urn:x-prefix:idosiííí' xmlns:tag1='urn:x-prefix:ine'> v m que estava, nào só podendo augiuentur onuni^ro dos Ministros colados, a.nda que tostem v^^anoo, ate ficarem MO mesmo n ume; o declarado no priti^iro Dv«creto da reforma. Por consequência para qií;. d-ji-xar agora alguns íoio. do quadio/ Difuinue-se a doí-peza? Não: duniuue-se o papel? N?to: então e uma inutilidade, pois a consideração de evitar que o Governo faça novos despachos, esta já pieveni !a no ci-citado Decielo da rofcrma , que o» veda expre-^a-

O br. C. Cariei-Branco : -— Eu em pai to concordo com o adduamenío do Sr. Roma, o Sr. lto'iia quer que o Governo para o futuro não pos;a proxèr mais Cónegos que aqujifs que estão determinados no Decreto de Novembro de 1836, tuas isso : furem vagando.

O Si. Rorna':—Se nào Li vesse havido a pioviden-cia do Decreto de 16 de Novembro de 1836, eu pró-

poria um quadro para a Se Metropolitana de Lis« boa,'tornando para isso as necessárias informações; tuas'como v i "que havia um já estabelecido nesse Decreto, aí:hei que era melhor adopta-lo. N'islo não ha pnjuiz') de pessoa alguma ; nem ha as difficulda-des que pondeiou o Sr. Deputado. Diz S. S.1 que não í-e pn-Je fazer isto facilmente, som offender os interpsíea daquelles que ficarem fora do quadro. Ha 21 Corifgos — 12 ficam no quadro, e 9 ficam fora do quadro ; á medida que forein^ morrendo alguns dos 12 irão entrando para o quadro os í) que ficara cie fora.

O Dt-creto de 16 de Novembro, estabeleceu 18 Conexos, 12 effectivos, e 6 honorários; a id^a deste Decreto ora que não houvesse mais Cónegos alem cientes IS : estabelecia os 6 honorários para servirem a!ijm dos Í2; pó r e'm agora a minha'opinião vai maií 0'iiante —a minha opinião, e' que fiquem Cónegos toJos os que ha, SPÍTI distincçâo, com a clausula de qi!^, b'.-i,do 21 , 12 sejam do quadro, e 9 tiquem fo-rn do iii!d'iro. O Decreto rj<í de='de' os='os' _16='_16' certo='certo' j='j' venci-m-itt='venci-m-itt' novembro='novembro' r='r' cónegos='cónegos' para='para' efectivos='efectivos' um='um' esta-l--crii='esta-l--crii' _='_'>ara os Cónegos honorários outro venci-n.r-ntr» soeaoi , mas e' isto o que nào está em practi» fa : fiq^^m p

O Si. Fener: — Sr. Presidente, ninguém quer qif? dtixe do haver Cónegos, todos querem o quadro marcad:) na Lei, o Sr. Deputado não quer que seal-lere ii qua'3ro, por consequência acabemos com isto ((ipoiddo). (O Sr. Leonel: — Não é assim). O Ora-(for: — Então e-cpli.jue n Sr. Deputado melhor, que eu f i ao entendo.

O Sr. Cnufetlo Branco: •— Ainda ha Cónegos ho-nof.iiios, nào estão hoje em tíTeclividade , mas o nu-oícso e d'i 21, sendo 1'2 efleciivos, ficão sendo 9 ho-nf-rmioí; por consequência não approvo a proposta, t) Sr.. Leonel: •— E' preciso altender ádespeza de cada anuo, e no que for votado no Orçamento, é pn ciso fazer alguma declaração; oGoverno fica au-clonsado para fazer a despeza votada no Orçamen-to; ora pode gastar tudo sem dar satisfações a nin- pode apresentar o mesmo numero de 21, e não se ihi- pode disputar , porque eita conforme , co;n adis-p.-.-t', otada no Orçamento , por consequência , e pre-«'ifo qrjH se faça não só aqui, como em todos o; Or-çameiitos, declarações desta rature/.a, senão have« a.os setu})re estar a votar o mesmo ; agora faça a Ca-niaia o que enl nder.