O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 312 )

gondo a-Planta, que foi presente ao Governo, ^e •e»acha jui^a á sua. Representação, sobre o rio An* cofa na estrada real

Í2.a Que esta ponte estará construída dentro do »«aso de dous annos, oii^auteb, como melhor lhes conv&n , e'a contar estes dous -anãos da -Primavera de, ornl o|toc>nlo& e\ju«w«ta.

,3.* Que eUes Eruprezarios outorgantes recebe-Vâo.pek» «*paçft de vinte e cinco aunos o direito de pa.s88geqi constante, ,d«rtarifa artnexa, sendo ize-ntns dèsle pagamedto os'Miíitares era serviçoj e os transportes nacionaes, ficando depois o transito na ré-feridft.ponte litfre paia o Publico.

4.* Q ME nu distancia de meia legoa>não será per-mi l tido atravessar o rio nem em barco, ou barca , ponte,'ou pbntelhão, passadeiras, ou outra alguma obia; e «ó poderá eiíeoluar-se a passagem na ponte da Emprega.

• 5.* Que os devedores á Empreza, que o forem por falia de pagamento do direito de passagem, a^venya, ou anrendarqento , .do rendimento da ponte „ serão.dem.an.da.das, como o são os da -Fazenda Publica/ . .j^, • • . ,

6." Que o Governo , e as Autoridades contitui-das proJegeT&o qs direitos, os privilégios, e,os m-teres»es"da Empreza, e sustentarão as condiçees deste Contracto:' e, que"', se de coritràrio procedimento se «eguirem j)rejínz<_.á ditos='ditos' no='no' de='de' quaes='quaes' governo='governo' pppaj='pppaj' serão='serão' dos='dos' tempo='tempo' do='do' alecn='alecn' eropreza='eropreza' cinco='cinco' meadas='meadas' inde-innistiç.âoíjos='inde-innistiç.âoíjos' por='por' cprçjinissâo='cprçjinissâo' deve='deve' pela='pela' _='_' como='como' passagem='passagem' a='a' emprezacon-liqarracejjjerdireito='emprezacon-liqarracejjjerdireito' em-preza='em-preza' e='e' quatro='quatro' una='una' duas='duas' o='o' p='p' pessoas='pessoas' estes='estes' as='as' estimado='estimado' determinarão='determinarão' qual='qual' afi.oospelq='afi.oospelq' vinte='vinte' prejuízos.='prejuízos.'>

•7.* \Que elles -Outorgantes, come E m preza ,. se obrigam também por, todos os^mais, que consolidam o s-Contractos a satisfazer a todas, as Condições, a que .livremente,se .sujeita. Que a Tarifa dos preços de,passagem serão por cada pessoa a pé cinco reis; por ,carrp- carregado quarenta içis;; por djto vasio vit&e reis; besta cavalar, ou de carga quinze re'is; liteira montada, oitenta ie'is;,,fcabeça.. de «gado vac-CjUfji, c-de qualquer outra natui.eza "cinco réis;-e que por teta .forma, e. Condições a^si-m exarados se obrigavam a cumprir por suas pessqas e bens em geral, sem reserva alguma. E logo pelpllluslrissjuao Secretario Ger

t ',!.* Que os Emprezarios se obrigavam também a, construir esta Ponie de pedra na referida direcção «ia Estrada real de Vianna a Caminha, e a com* p k: tu r todos os trabalhos 4» mesma çonstrucção em

•douâ annos , a contar do primeiio d'Abril dn anno próximo seguinte, por nào poder ter tido logar o que se declara no Artigo 'segimvió" da Proposta apresentada pela Empreza. -3

2." Que a Ponte será de. selhoria construída em fiadas, sendo.os macissos d'Alvenaria, e os reverli-mentos de cantaria, competentetnente apparelhaHa^

3.a Que a Ponte deverá constai' de três Arcos, dous Pilares, e dous encontros:

4-a Que os Arcos serão semi-circulares, eiguaes; lerão cada utn de vão vinte e sete palmos, e a sua origem ou o leito dos seus Sá i méis será estabelecido no plano do imel das mais baixas agdas:

ò.* Que a espessura d'Abobada dos Arcos no fecho sei á de 'dous palmos e meio: < 6." Que os Pilares terão de espessura contada, a cima dos embasamentos, sete palmos:

7.* Que o soco dos Pilares formando o seu em» basamento deverá elevar-se ate' o nível desmaia baixas aguas, -e será composto de duas ou mais fiadas com resaltos de quatro polegadas:

8." Que os fundamentos deverão ser construídos com todo o esmero, e segurança, e pelos meios mais adequados e convenientes, que a arte inculca ^

y.a Que serão cobertos, e defendidos os Pilares por lalha-mares, os quaés terão um palmo, e forma semi-circular, e elevar-se-hão dez palmos acima do nivel das mais baixas aguas, sendo coroados por um pliuto sobre o qual assentará um remate cónico:

l0.a Que os encontros terão de espessura novo palmos, e serão acompanhados de muro de EspaU dão no prolong-amtnto das cabeças da Ponte. Enlte estes muros de Espaldão se formará um aterro para se estabelecerem as calçadas, ou rampas de desembocadura da Ponte:

U." Que o pavimento, ou trilho da Ponte, não" terá uma deciividade longitudinal superior a um palmo por cincoenla de comprido. Esta declividade partirá do meio da Ponte-para as suas desembocaduras. As rampas pore'm de desembocadura poderão ter uma deciividade maior, que não excederá toda» via a'de um palmo de elevação por quin/e de coro» prinrentor: l » ' ^.

!£.* Que a largura da Ponte entregas duas cabeças será de dezeseis palmos pelo menos: •

I3.a Que as cabeças dos Arcos, e muros d'Es-paldâo serão coroados por um cordão.d'altura, e~ sacada apropriada1: " '

14.* Que o trilho, ou pavimento da Ponte, e das rampas de desembocadura ^erá resguardado de una, e outro lado por guardns ou parapeitos:

ló.a Que as rampas de desembocâdjura da Ponte serão«estabelecidas de modo qiíe o seu pavimento não seja alagado nas cheias ordinárias. Pí)'rá isto não se elevarão alturte conveniente 03 muros d'Espaldão, e aterros, 4lie'de»eiri constituir as ditas rampas, como lambem se ratificara o 'leito do Rio junto'á Ponte, formando-se marachões n'uma, c outra ^rmrgçm plantados de seV€8 vivas^ desoite que embaraçam a inundádão do terreno estrada adjacente á Ponte: