O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1352 )

que o seu numero e limitado e pequeno, como por que -actualmente ainda se não fabricam no noaío Paiz. E nestes termos, longe de ser prejudicial essa introducçâo , pôde *er útil oftgjççendò mpdelos a essa mesma industria: por consequência sustento, e apoio o additameulo nos termos e m que se acha.

O Sra Leonel: — f Sr. Presidente, 'gu hontem' rei cebi aqui um recado do eiupíezario, no, qual se ipe dizia que elle ced|a das diligencias, mas este recado saube eu pouco depois que tinlia sido effeilo de uma troca de patavias, e que o enjprezario tal não tinha mandado dizer, fiz-lhe urji mal ; mas um mal inno-cenle, porque quem rn<_3 p='p' se='se' recado='recado' enganou.='enganou.' trouxe='trouxe' o='o'>

Fui approvadn o artigo addicional. -

O br. Presidente: — Vamos á primeira parte da. Ordem do dui ) i.>s verbas adiadas no Orçamento da Murinh.j , que sào os vencimentos dos Otíitiaes de S-cretaria, e Supiemo Tribunal, e Auditor de Marinha.

O Sr. f^asconcel/ns Pereira: — Creio que já se votou o peíroal da Secretaria, falia só votar os ven-cirntinto?,

O Sr. /. < ^/, de .Magalhães: — Eu n fio sei se este Orçamento foi dado para ouíem do dia, eu ao me-nos não estava preparado para isso, e não vi todos os papeis que devia ver por cau^a de um requerimento dos Ofiiciaes de Secietaria, que cumpre es* tudar conjunctamerjle.

O Sr. Presidente : — Eu o que posso dizer e que o dei para ordem do dia.

O Sr. Jcrvis : — O que V. Ex.a deu para ordem do dia, e o que esteve em discussão ; não se tracta dos, -Otiicipes de Secretruia, a discussão tem de versar sobre o quadro.

O Sr. Presn(enle: — Está votado; o que falta são os oidtiutuos.

Õ S:-. Alutecoí: — Paiece-me, Sr. Presidente, que havendo um paiecer de uma Commissào relativo á questão dos OrTiriaes de Secretaiia, não se pôde tractar desta voiba sem entrar simultaneamente o parecer dessa Commissào, para que

eai

sejam presentes a Cornmissão os fundamentos do pedido, e a opinião da, CommiSbão sobre o valor desces fundamentos.

O Sr. í^asconceílos Pereira : — Eu desejo saber st» cise icquei unenlo foi mandado a alguma Com= missão, paia lhe pedir que haja de dar o seu pare° Cd ; e se já o deu, peco então a V. Ex.a que o dê para ordem cio dia, poique a redacção do Orçamento i ?iá patada, e e preciso adianta-la para ser man= dado á outra Camará.

O Si. JMidoki • — Esta verba foi adiada a requerimento meu, paia se tiactar simultaneamente com o naiecer da Commissão, e Lso o que se deve fazer.

O Sr. Picíidenfc : • — Para não gastarmos mais tempo, passemos á O,* parle da oídem do dia, arí. 10." do Orçamento Eccleaiastico " Material — Des~ pc~as de Fabrica*; . . » ...... ..... 4:000 ^'000 reis. •>•>

ACommissào cnleude um; deve sei approvada esla veiba.

O Sr. C. Citsfcl-",anco: — Eu pedia que nesia vmba se addicionjiSiCTii a^ palavras — De^pezas de fabricas — esToulius • — e icparos

Foi (ipprovadv com, o aJditamtnto proposto.

Entrou em discussão a seguinte proposta do Sr. JVlTdosi : u Requeiro que se vote uma somma eventual para as Collegiadas do Reino, que estiverem 'iiaí cKcumstanciafr de ser attendidas no direito que lêem a uma côngrua.»

O Sr. Midosi: — Esse additamento pôde ir á Commissão, e a Cornjni&s^o marcará a quantia na presença dos papeis, istoe, a somma necessária para satisfazer á justiça dos requerentes.

O Sr. João Elias: — Supponho que ha uma representação da Collegiada de Barcellos, que desejo se mande também á Comqássâo; a Collegiada de Bar-qellós |em alguns, toros, mas está tudo por cobrar 7 está n'utna desordem m.ui grande, que e'preciso que se tome em muita consideração. :

O Sr. Bardo de Leiria,: — Foi remottida ao Ministério das Justiças. , . .

O Sr. C. Castel-Branco: —Era para esse fim que a Commissão propunha averba de 14< contos, e que dtpois reduziu A 6 ou 8 , pois diaia Cabidos, e Collegiadas; essa proposta foi iegeitada, então a Commissão attendendo ao requerimento do Sr. Mi-dosi proporá $. Camará um credito eventual para esta despeza.

Foi tnandada á Cominissâo Ecclesiaslica. Ait.° 38. — Para o serviço temporal das Dioceses..........................., .. 5:000$WJ()

a Esta verba já foi approvada na Lei do anterior Orçamento ; e pelas informações que o Governo deu á Commissão, entende °lla que lambem deve approvar-se no presente Orçamento pá: a 50 distribuir com a possível igualdade pelas Dioceses do Reino. 55 — Foi approvado sem disciittão.

Ait.° 39. — Differentes clespezas na Sé de Lisboa.............................. 460$ 000

Parece á Commissão que deve ser approvacío. — Foi approvado sem discnssuo.

Artigos addicionaes. •—« A Commissão propõe, tendo em consideração as i n formações dadas pelo Governo, e o que se determinou na Lei do ante-, rior Orçamento, a v c r b n de -1:009^000 íeis para saíisíazer as despezas qiie de1 CID ser feitas, nn conformidade das Leis, com os Parochos e mais licclesia&ticos impossibilitados no serviço c!o Igreja ........,...................... "J.:000,/Ó00

O Sr. Pereira Brandão : — Eu pedia í: V. Ex.4 quizesse convidar alg-uns dos membios da Comniis-sào para declararem se nesle beneficio ±ào cotnpre-hendidos os que foram dciiulíldoà do; seus empregos por pregarem a favor do usurpador.

O Sr. Caslello Branco: — Ni-.o Sr, ; 5?o os Pd~ rochos que pela Lei de 120 de Dt^eiubro de ^4, e mesmo peio Projecto ajiprovado por e^la Camará devem ser sustentados á custa rio Thesouro, poriàso que se acham impossibilitados por seuslonçes Jnnos do serviço da Igreja; pelos esclarecimeiuos, que a Commissão pôde obter julgou e!!a que era necessária esta quantia para occorrer á sustentação destes ecclt-siaslicos beneméritos. — í1'o i approvado.