O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

diz um ou outro Sr. Depulado*—«você não tem razão—•«.. nuo importa que não tenha razão nu boca dos Srs. Deputados, o publico também sabe fazer justiça.«.. M.?* agora fazer-se uma cousa , e depois escandalizaretn-se por se lhe dizer que a fizeram , isto não entendo eu..

O Sr. Presidente: — PóJe-se fazer ma! não deixando continuar as discussões ; lambem se pôde fazer muito rnal espaçando-as de propósito; e então pertence a qualquer Depulado o direito de fazer o seu requerimento para que Be dê a matéria por discutida.

OSr.Jervis d* Atouguia : —Sr. Presidente, quanto á parle do discurso do Sr. Deputado em q>«e fal-íou sobre não se dar aqui a palavra; de propósito tenho guardado todas essas JibUs de instripções que ahi estão (apontando para n Mesa), e se se for procurar, talvez o nome do Sr. Deputado esteja na proporção de 5 para um , em relação a qualquer outro Deputado nesta Câmara ; este e o facto ; — Qiie o Sr. Deputado levou a mal, e nào gostou que se votasse o que se tem votado; e provável politicame^-lefallando; mas imparcialmente fallando o que o Sr. Deputado insinuou e que me fez amim pezo, e e que meescandalisou ; não foi pela causa em si, foi pelo modo com que a insinuou, e por consequência levantarei a luva.

Agora em quanto ao que o Sr. Deputado diz que se pratica lá por fora, quando eu no meu Pai z vir tão arreigado o systema Representativo como elle está nos outros Paizoa a que o Sr. Depulado ailu-diu ; pôde S. S.a ir muito mais longe, e podem aqui fazer-se outras cousas; porque então já estará osys-tema Representativo tambtiu arreigado no nosso Paiz; mas fora disso é preciso sempre toda a cau-tella e circurnspecção. Parece que esqueceu a toda a gente, que nós passámos de uma Monarchia velha para uma Monarchia nova, e que ha muito tempo que se está procurando achar em todos os mais pequenos cantos do systema Representativo alguma cousa para depreciar este systema ; em toda a parlo tracla-se de que? De desacreditar a Camará dos Deputados; e por ventura digo eu a Camará dos Deputados desacreditada hoje não continuará a se-o quando vierem sentar-se nestes cadeiras, outros lOíBens? E que e a Camará dos Deputados? E' lima corporação essencialmente percisa para queha-ua Governo Representativo, pôde ser melhor, e pôde ser peor , logo esta grande corporação do Estado , esta corporação que se compõe de certos homens, e que para a outra Sessão pôde compor-se

, não se vê que desacredílando-se , não se Jd^?acrotiitào os homens, mas sim a corporação? Quanto a mim tenha o Sr. Deputado a cortesã de que quaesquer que sejam os homens , que se sentarem nestas cadeiras, nào hei-de seguir o exemplo de muita geYiie que tracta de desacreditar y. corporação, nào pelos hoSr. Deputado, marchamos na mes-tna carreira ; encotitrámo-nos em muitas partes; temos concordado em muitas cousas; estivemos am-bob em /uma Repartição publica; não duvido nada da sua dedicação pelo Governo Representativo; estou persuadido, que se infelizmente fo-^se alterado o systemu do Governo Representativo, no togar -onde estivesse oSr. Deputado, lá nos havíamos d« encontrar: e então nào me refiro ao Sr. Deputado, só me rtfiro á insinuação que elle nos dirigiu, e que eu repelli , e que torno a lepetir rejeito.

Foi o Parecer declarado urgente , admittido á discussão , e depois appr ovado e a sua ultima redac-

O Sr. Rebello Cabral: — Pedi a palavia pauí mandar para a Mesa por parte da Cotnmissão Especial 'de Fazenda o seguinte Parecer. (Leu-o}. " O Sr. Ministro da Marinha : — Sr. Presidente, o Governo adopta as Pi opostas sobie a foiça de mar. e terra feitas pelo Ministério passado, e pede a V. Ex."1 queira dar para a Ordem do dia a discussão destas matérias, porque estas propostas lêem já os parecei es respectivos.

O Sr. JWinistro da Fazenda: — Sr. Piesidente, creio que V. Gx.a nomeou já, a deputação que ha de apresentar á Sancção de Sua Magestade as Leis feitas. . . .

O Sr. Presidente: — Já a nomeei, mas ainda não a declarei â Camaia.

O Orador: — Eu queria communicar a V. Ex.a e á Camará, que Sua Magestade recebe a Deputação ás oito horas da noute de hoje.

O Sr- Presidente; — Os Srs. Deputados que hão de levar á Real Sancção os Projectos de Lei ultimamente approvados, são os Srs. Snpas, Gomes de Castro, Northon, Bispo Eleito de Leiria, Peixoto, T. J. d'Abranches, Gualberto Lopes..

A Ordem do dia para a Sessão segsuinle é a continuação da de hoje, e o Projecto N.°235. Está levantada a Sessão — Eram quatro horas da tarde* O 1." REDACTOR,