O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

270

Por isso eu desejava que fosse este negocio com especial recommendação ao governo, e ao mesmo tempo muito conviria que mandasse, estudar a questão da saude publica, combinada com a de cultura para melhorar a condição de terrenos, que não ser vem de nada senão para semear a morte e a desolação por toda a parte.

Por esta occasião desejo emittir a minha opinião sobre os meios de communicação, Sou pouco partidista das estradas ordinarias: não conheço «e não dois grandes meios de communicação — caminho de ferro — e communicações fluviaes. Desejo que o paiz faça todos os esforços para que tenha caminhos de ferro: uma linha de ferro que ligue este paiz com a Europa, é de grande importancia; mas aquella que estreitar as provincias do norte com as provincias do sui, tem uma vantagem immensa; tornando-a accessivel aos homens, e á cultura, e facilitando o transporte aos trabalhadores das provincias do norte, que geralmente podiam assim vir e ir cinco vezes no anno, empregar-se no cultivo das provincias do sui; sendo certo, que, por exemplo, este anno, além de outro inconvenientes, uma das causai porque a colheita foi muito escaça, foi porque as terras semeadas creavam muita erva, e não havia meios de acudir ás mondas, pagando-se ás mulheres que nella se empregavam 8 vintens cada dia.

A obra da valla de Alpiarça foi estudada muitas vezes, e muito bem na administração do sr. D. Rodrigo, homem que se póde comparar ao marquez de Pombal no empenho de civilisar este paiz Ultimamente foi esta valla estudado por um engenheiro distincto, filho do sr. Francisco Solano Constancio, quando houve estas de fazer a communicação do Tejo com o Sado: e tudo depõe a favor da sua importancia.

Portanto eu pedia I camara que remettesse a representação ao governo com especial recommendação.

O sr. Avila — Eu creio que o fim do nobre deputado e meu amigo esta preenchido, porque está presente o gabinete na pessoa do sr. ministro da marinha, f por consequencia parecia-me que se podia approvar o parecer, mas sem essa formula, que me não parece, muito regular; porque mandar um negocio qualquer ao governo com especial recommendação, para que é? Para o governo resolver no sentido da recommendação. Mas uma de duas, ou pertence ao governo a resolução deste negocio, ou não: se pertence vamos invadir as suas attribuições fazendo essa recommendação; se pertence a camara, resolvamol-o nós.

Por consequencia, eu intendia que a especial recommendação estava nas observações feitas pelo meu nobre amigo na presença do governo, e por consequencia que elle se devia contentar com a approvação do parecer, na certeza de que as suas observações não podem deixar de ser tomadas em muita consideração pelo sr. ministro da marinha.

O sr. Cezar de Vasconcellos — Sr. presidente, ou pedi a palavra para declarar á camara, que se a commissão de obras publicas não tinha proposto neste parecer a declaração que acaba de fazer o sr. depu-! tado Passos (Manoel), foi lembrada de que havia uma decisão da camara para que não sejam remettidos pareceres ao governo com especial recommendação; e tanto que hoje mesmo, tractando nós na commissão de pareceres que realmente a commisão desejaria muito que o governo tomasse em consideração, tendo baseado já alguns com essa condição de que seriam mandados ao governo com recommendação, cortámos essa parte dos pareceres, para que a camara não fizesse este corte como tem costumado.

Intendi dever dar estas explicações, para que a camara não intenda que a commissão deixa de partilhar as observações do sr. deputado, parti 1 ha-as e desejaria muito que o governo tomasse em consideração esse negocio.

O sr. Passos (Manoel): — Como está presente o sr. ministro, eu retiro a minha pretenção. (Apoiados)

O sr. ministro da marinha: — Eu fui testimunha da fórma com que foi apoiado o nobre deputado em toda a camara, esta circumstancia nunca escapa a um membro do governo quando está presente. Por tanto fica moralmente recommendado este negocio, e nesse sentido que o nobre deputado queria. (Apoiados)

O sr. Placido de Abreu — Eu visto o que se disse, não tenho mais explicação nenhuma a dar á camara. Eu queria dar algumas explicações relativamente ao parecer, mas visto ler-se conformado com elle o sr. Passos, estou persuadido que nada mais ha a dizer.

Foi logo approvado o parecer. Parecer (n.º 85 O): — Foi presente á commissão de obras publicas a representação da camara municipal de Penalva d'A Iva, pedindo que se mande proceder á reparação de uma ponte, que atravessa o rio d'Alva em frente daquella villa.

Entre outros motivos allega a camara representante que, sendo de madeira os vãos daquella ponte, foram destruidos pelo tempo, e que sendo o seu transito da maior necessidade para os povos daquelle concelho e dos circumvisinhos, a camara não tem meios para fazer a reparação exigida.

A commissão, com quanto reconheça que serão justas as razões apresentadas pela dicta camara municipal, é todavia de parecer que não sendo o ponto em questão dos designados na lei de 22 de julho de 1850, para a paragem das estradas de 1. e 2.* ordem, não o possivel prover á reparação da ponte, que se pede pelos meios votados no orçamento geral do estado, para as communicações geraes do reino.

Portanto parece á commissão que a dicta representação seja remettida ao governo para a tomar na devida consideração. — Sala da commissão em 25 de junho de 1853. — Antonio Cezar de Vasconcellos Cazal Ribeiro — A. L. da Costa Camarate — José Estevão — Vasconcellos e Sá — H. Gomes Palma — Placido de Abreu, relator. Foi logo approvado.

Parecer (n.º 85 R.): — Foram presentes á commissão de obras publicas as representações das camaras municipaes de Castello Branco, da Covilhã, e a da associação fabril desta villa, pedindo que se mande proceder com a urgencia possivel á construcção das obras precisas para o melhoramento da navegação do rio Tejo á Villa Velha de Malpique.

Entre outros motivos observam os representantes que não sendo possivel fazer-se com a promptidão necessaria a reconstrucção da estrada de Abrantes a Castello-Branco, lhes parece ser da maior necessidade e conveniencia para as relações commerciaes daquella parte da Beira Baixa com a capital, o melhoramento do aviso do rio nos limite, referidos.