O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1444 )

de vtufró modo. f O Sr. Manoel António de Fascon-ccl/vs -—E' talvez do mim que o Sr. Deputado falia, interpretando ma! as minhas palavra»). O Ora-dt»'^-Po\s bem, será o Sr. Manoel António de Vas-couCétUos. '£u tenho a convicção interna dr:.que ninguém j riem írinda dos meus inimigos, se atreveria a dizer que eu fosse capaz de sacrificar os meu& prin* cip'ios, as minha» opiniões, e os dictames dá minha consciência a quaesquer intendes p"SSuaes, anão ser um abjecto' calumniador. K' tsnía a convicção que leriho'de que a opintào publica me faz justiça, q»»a nunra me afadiguei em destruir os golpes da'ealu» innia; mas só por um excessivo melindre da minha reputação é que levanto a voz contra laes expressões, estando disposto a repellir por l mi os os rnodos qualquer ataque directo, ou indirecto coritia níiin Feli,:-métíte o meu nome e conhecido em lodo opaiz, Ê minha carreira publica tem sido longa, e em circunstancias difflceis , e em toda ella nunca dei senào provas de que por considerações quaesquer, ainda da* maiores- vantagens, não abandono os meus princípios e as-minhas convicções. Posso demonstra-lo e comprovar o que acabo de dizer com factos conhecidos- de muitos membros da Camará; mas paro a'jui , pó que talvez tenha de dizer cousas muito desagradáveis, verdades muito duras, para alguém mui1* dura-) do que as expressões empregadas pelo Sr. Deputado, porque em fim são verdades. (O-Sr-, J/. A. de f'as~ conceitos:—Peço a palavra sobre a ordem.) Q Qrct~ dor í — A ordem e desagravar-me, e desagravar 10-dividuos, em cujo numero entro, de uma offensa atroz que se nos fez. Por fortuna na

O Sr. M. A. de Vasconcelos:—Sr. Presidente, eu ouvi o illuslie Deputado, que acaba

O Orador:—K' a mirn ; enlào , Sr. Pressente, eu peço a V. Ex.a que convide o Sr. Drputado para deteraiinar a hypothesej ou precisar as palavras, as expressões, a que aMude, e que me aiínbue, e depois do Sr. Depntado fazer isto, eu me portarei conforme o caso o pedir; eu sei n ao só reparar-injurias, mas."sei também repellir ataques, por. is3o peço a V. Ex.a convide o Sr. Deputado a dizer posivam^n-te em que eu fiz ataque nesta Camará a alguma pessoa; porque, -repito, ou quero reparar a injuria, gê a fiz, o'i quero repellir o ataque ,

O Sr. jiguiar:—Segundo as informações, que me deram , o Sr. Deputado disse que o que ^e ^er-tendia era comprar a adhesáo de certas, indnnJuós á revolução de Setembro, e entàó primeiro que tudo cumpria examinar se a objecto, da compra oolia o

pregar. Eu não ouvi o Sr. Etepatado, pois não estava enlào na Camará; mas"se. estas informações sãr» exíiclas', ratifico'tudo" quanto disse, e e^tou disposta to a/repellir o insulto por. todos os modos. •- _• ".' O Sr. J\'I. A. de fiasco nce lios:—.Et» ainda não loquei nos papeis da Taclrygra-phia , mais bem, ou menos bem expressado as ideas'hão.de lá estar, etH não lhe loquei v trago para prova o próprio testemunha dós Sr». Tachvgraphos; olles que digam- se eu já toquei nos papeis, que'escreveram na SPSS.IO de honlem ; appareçairf elles,'e peço'a V. &x.f que dê as suas ordens para que etles venham. Sr. 'Presidente, eu disse que o resultado do projecto que eslava em discu&sào era comprar a tranquilidade do Paiz por-dmhei ro , que o resultado mora! daquelle projecto era comprar a tranquilidade futura do Paiz á custa de dinheiro, se isto se não tira do projecto, e das expressões, que eJle tem , eu cito o Sr. Deputado pura me ensinar a ser mais lógico.

O Sr t/ertzs :-7-Sr. Presidente, oillustre Deputado, que couu'coii a faltar sobre este incidente, e o que lhe deu a respofta , tem de parte a parte satisfeito todos 05 caprixos parlamentares, e todas as regras pstab°lecio!ds em todos os parlamento*; o illas-tre Deputado, que instou, julgou-se oMendido na sua honra, e fez muitíssimo bem, e' a pratica seguida em. t idas a^ parles .do rnttndii.^ em q»ie ha uma Camará, o (Ilustre Deputado corrigiu, .disse que nào era esse o seu sentido dizer tal , e ainda que o tivesse dito, po,r esta explicação tudo fica salvo; es-tea incidenl^a nos t:i>rpo& collectivos- são sempre desa-gradavoís, se se fos^e a dar palavra sobre palavra aos ditTereiiSf; Deputados, lornar-nos-iamos , em lugar de uma A^aemblea de Legisladores, n'uma As-sembloa de glaJi?.d3rií&, eu roqueiro a V. Ex.a que em execução do alio emprego, que exerce nesta Camará, tenha abonei-ta de fazer parar este incidente, julgo que a honra de ambos os cavalheiros está per-fertdmente illibada.

O Sr. iM. .1. de - fasconccllos:—Ataca-se um Deputado, e não *,e lhe dá direito a repellir o ataque!.. ( O Sr. CietiJciite: —O Sr. Deputado não tem a palavra).

"O Orador: — Bem SHÍ que não tenho a palavra, mas tenho ofensa, e dificile cst lacere cum doleas. (O Sr. Seabra:— O Si. Deputado não tem a palavra).

O Orador: — Bern sei que não a tenho; mas o Sr. Deputado nào e competente para me fazer essa intimação. Obceco, mas ao Sr. Presidente.

Ordem do Dia — Continua o projecto- dos foraes* Art. 10.° « Os foros, censos, e pensões, que tive-35 rem origt»m em titulo genérico, e forem eslabeleci-v doa em contractos especiaes porconcessão de certas. M profjrtpdaJes, pf>'a C,*rôa, 0:1 pclosseus Alrnn\iirifes?, «e Delegados, 'pelos \ti:nuiiãlradoies de CommiTí-«das, pela* Ordens. iYIililare-5', e Relegiosas e\tin-'«ctas, ou por quaesquer corporações, e eslábeieci-» mentos ecclesiusluos, pios, e literários, pelas ca,-vs.ii íl.i iíamha. Infantado, ou pelos donatários da « Curòa,, coíuo tritís , e se acharo actualmente encor* " porados na Pa/^nda Nacional , ficam ein seu vigor, wqualíjuer cju»1- tosse a natureza desses bens, ou o « mnrlo , ponjue a.Coroa, ou Fazenda os tenha ,ad-»i|iiir:do. O". fi»rtíiros, e perisionudoã gozarão lodavia 55 dos beMPlicio-, abaixo detlarados.