O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 14

SESSÃO DE 22 DE DEZEMBRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

D. Antonio da Costa Macedo.

Miguel Osorio Cabral.

Depois da uma hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Moraes Carvalho, Albino de Figueiredo, Rodrigues Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha. Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Breyner, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, B. F. da Costa, Possolo, Cardoso Barata, Rebello de Carvalho, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Soares Franco, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Soure, Honorato Ferreira, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Amaral Banha, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Passos (José), Rebello da Silva, Camara Leme, Vellez Caldeira, Browne, Trindade Sardinha, Miguel do Canto, Miguel Osorio, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Foi lida a acta da sessão antecedente, e não houve reclamação sôbre ella.

CORRESPONDENCIA.

Officios

1.º—Do sr. Pinto Tavares, participando que o mau estado de sua saude não lhe permitte fazer jornada; mas apenas se restabeleça, será presente ás sessões da camara.

2.º—Dos srs. deputados eleitos por Coimbra, Cesario Augusto de Azevedo Pereira, e Antonio Luiz de Sousa Henriques Secco, participando que se não têem apressado a apresentar-se na capital, porque só depois da camara constituida póde ella tomar conhecimento da validade das eleições supplementares.

A correspondencia foi para a secretaria.

O sr. Nogueira Soares: — Pedi a palavra para mandar para a mesa o diploma do sr. Chamiço, eleito deputado por Vianna.

O sr. Nogueira: —Uma vez que se mandam diplomas para a mesa, tenho tambem a honra de mandar o diploma do sr. deputado eleito por Lisboa, Anselmo José Braamcamp.

O sr. Presidente: — Por orai não se lhes póde dar destino, e por isso mandam-se para a secretaria.

O sr. Vellez Caldeira: — O sr. Pequito escreveu-me, dizendo que por toda esta semana contava apresentar-se na camara, não o tendo feito ha mais tempo por ter estado gravemente doente; e o sr. Caetano de Seixas escreve-me, e V. ex.ª ha de permittir-me que eu leia o principio da carta. (Leu.) Depois continua para baixo e diz: «que linha tencionado vir com o sr. Oliveira Baptista, mas que adoecera gravemente seu irmão, achando-se em perigo de vida, e que, logo elle melhore, virá tomar o seu logar na camara.))

Agora direi que nós hoje estamos 49, convidando se o sr. Amaral, que veiu e tem aqui estado, prefaz o numero de 50, e portanto, se se podessem obter mais 4 dos que estão em Lisboa ou suas immediações, poderia a camara constituir-se e começar os seus trabalhos.

O sr. Presidente: — Tem-se escripto a alguns srs. deputados, e o unico de que ha resposta, é do sr. Pegado, que se acha de cama. Os outros por ora ainda não responderam.

O sr. Honorato Ferreira: — O sr. Serzedello, a quem V. ex.ª me encarregou de fallar, mandou-me dizer que estava fóra de Lisboa, e que ainda se não achava em circumstancias de podér vir; não tendo mesmo vindo ao banco, de que é director, e então não lhe era possivel por ora vir á camara.

O sr. Sant’Anna e Vasconcellos: — Sr. presidente, nós estamos quasi a constituir-nos: creio que fallam apenas tres ou quatro deputados: alguns deputados têem escripto individualmente aos seus amigos e collegas, mas parece-me que a mesa ainda não officiou aos srs. deputados que se acham nas immediações da capital, e parece-me que seria isto de grande conveniencia.

O sr. Presidente: — Eu acabo de dizer que escrevi a alguns srs. deputados, e não me admira que ainda hoje não viessem, ámanhã é possivel que elles, podendo vir, compareçam: áquelles que estão em certa distancia, escreveu-se. Ámanhã tambem se espera que cheguem dois srs. deputados por Coimbra, e então talvez que a camara se possa constituir.

Portanto, convido os srs. deputados a reunirem se ámanhã ás mesmas horas; e está a assembléa dissolvida.

Era uma hora e tres quartos da tarde.