O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 154-2 )

declarou que nada importava o que'tinha dito para convencer a Camará (então para que tanto afan 1 ) mas em fim que valia para formar a sua própria convicção. Muito sinto eu dever pedir para tnim a vénia que o Sr. Deputado obteve sem custo. Também eu posso fallar da historia e dos motivos da Lei do 1.° de Setembro , e não com menos dados que o Sr. Deputado, e talvez mais certos e seguros.

Não se me leve a mal o que digo: conheço que nada disto importaria se se não tivesse usado do episódio para algum fim; mas pois que se-pretende encaminhar a opinião, por este meio, é força ad-mittir-se que eu rectifique notáveis inexactidões de facto. O Sr. Deputado quando declarou que fortemente estava convencido da \erdade do que affir-raava , desejou passar ao juiso de seus ouvintes a tnesma convicção que o dominava : esta e a condição da nossa naturesa, o preiendermos que os demais se persuadam do mesmo de que estamos persuadidos.

Direi pois, o que e' notório a esta Capital, que o Decreto de 23 de Julho suscitou nella uma espécie de conflagração entre todos os indivíduos cujos interesses foram feridos com a disposição do mesmo Decreto; e tomaram parte na demonstração de desgosto além desses, todos os cómrnerciantes que tinham de effeituar pagamentos de pactos celebrados antes da data do mencionado Decreto. O movimento foi geral, e impellido por força grande, como todos souberam ; e na verdade o Ministro que referendara a medida da extincçâo do papel, quasi posso dizer que tremeu (peço perdão,peia frase; eu -bem sei que o meu nobre amigo, o Sr. Silva Carvalho, não'e' homem usado a tremer) tremeu, digo «u, á vista de uma opposição, ou antes de um cla--mor, cujas vozes principaes eram sultas, por homens, •que hoje têem outros interesses, ou talvez outras opiniões. Eu sei isto porque tinha prestado a minha •fraca intelligencia na redacção do então malquisto Decreto da extincçâo do papel-moeda. Os queixu-•mes, não se pôde negar, tinham fundamento em justiça; posto que de propósito, e com má fé, eram exaggerados; porque muitos interesses se sacrificaram ao interesse geral; mas o que mais ruido fazia era o quebrantamento-da fé publica a respeito dos contractos de maior importância, celebrados antes de 23 de Julho, para serem solvidos nas espécies

-correntes quando se fizeram. Quem ha que se es-

i c * •

queça do que então tizeram as pessoas queixosas,

-dos papeis impressos e litographados que então fo-•Tam lançados nas mãos do publico, e penetraram -no Palácio; das reuniões e assembléas que foram convocadas? Fez-se em nome de muitos negociantes, é verdade, um requerimento, que foi presente á Camará dos Deputados; mas não só este se fez: ouvi aqui dizer que não houvera outro, e até que os Membros da Commissão nenhum outro objecto tiveram presente mais do que remediar os males do <_:ommercio com='com' de='de' decreto='decreto' capital='capital' saber='saber' íiâo='íiâo' membros='membros' _-parecendo='_-parecendo' do='do' con-tractadores='con-tractadores' toda='toda' _1834-='_1834-' lei='lei' isto='isto' nem='nem' um='um' cujo='cujo' gente='gente' o-respeito='o-respeito' além='além' merece='merece' estou='estou' sr.='sr.' tabaco='tabaco' eu='eu' moveram='moveram' prejuízos='prejuízos' caracter='caracter' cavalheiro='cavalheiro' representaram='representaram' commissão='commissão' commisãão='commisãão' _1.='_1.' que='que' julho='julho' facto='facto' dos='dos' formulou='formulou' desta='desta' dessa='dessa' por='por' se='se' então='então' não='não' nascidos='nascidos' contra='contra' _='_' a='a' _23='_23' setembro='setembro' os='os' é='é' auctorisado='auctorisado' soffriam.='soffriam.' o='o' p='p' inculcar-se='inculcar-se' da='da' exacto.='exacto.'>

Florido Rodrigues Pereira Ferraz, para declarar que essa Commissão teve presente mais que tudo o Contracto do Tabaco, e que todos os Membros delia se occuparam especialmente deste Contracto, como o que maiores damnos recebia na pessoa dos Contractadores pela extincçâo do papel-moeda. Os MembrosdessaCommistão sabiam que os ditos Contractadores tinham feito ao Governo o requerimento de 25 de Agosto, cuja cópia correu muitas mãos, e cujo original existe ainda : o meu nobre e respeitável amigo me deu um dos transumptos, que eu peço licença para ler. Escuso advertir que ainda que eu aqui me não refira senão á auctoridade de um só homem, quando o credito deste e' maior de toda a excepção , vale no conceito geral como o testemunho de cern, se attendermos ao negocio de que se tracta, e a que elle fazia parte da Commis-sào que exarou o projecto, e por longo tempo se occupou delle antes e depois. O requerimento é o seguinte:

«Senhor — Os Contractadores do Tabaco e Sá? bão, beneficiados collectivamente com a massa geral da Nação, mas prejudicados particularmente como arrematantes d'aquelles Contractos, pelo Decreto de 23 de Julho passado, que ordena a extincçâo de papel-moeda, bem certos de que Vossa Magestade Imperial não despreza a fé dos Contractos , nem tão pouco deseja que de uma medida geralmente profícua se origine sem augmeuto do bem commum , o mal individual , vem representar a Vossa Mageslade Imperial, que aquella lei a ninguém tanto affecta como aos supplicantes.

«Os géneros; privativos d'estes Contractos, de que elles tiram todo o seu rendimento, e a Nação tanto proveito, vendidos em diminutissimas porções; são todos» ou quasi todos vendidos a metal, em quanto o preço dos mesmos Contractos é pago na lei ; berri como a maior parte das despezas do seu costeio. Esta differença de valor da moeda, ar-, bitrada sobre o rebate do papel, constitue um dos principaes rendimentos do Centrado , e e' a base sobre a qual o Contractador calcula o seu valor: é um rendimento privativo do Contracto, tanto quanto o é o produclo de qualquer dos artigos, que lhe são consignados; é a origem dos interesses prováveis que tal negocio pôde offerecer. Tirado o re-,bate do papel, o valor do Contracto diminue, sem elle não pôde o Contractador comprometter-se ás mesmas obrigações, a que se haveria ligado quando esse desconto existia. Quando os supplicantes arremataram es»te Contracto fundados nos mesmos princípios, calcularam o seu valor contando corn aquelle rendimento, e comprometteram-se a pagar na lei a importância do preço; os avullados direitos na Alfândega, e as mais despezas do costeio de um negocio, cujos productos são realisados em metal. Contaram sim com • uma baixa no desconto dó pa-.pel, como era de esperar do augmento da felicidade publica, mas não podiam jamais cogitar, que o papel .fosse assim repentinamente de todo ex-tincto. .