O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 15.

SESSÃO DE 25 DE DEZEMBRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE

Secretarios os srs.

D. Antonio da Costa Macedo.

Miguel Osorio Cabral.

Depois da urna hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes 48 srs. deputados, que são os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Moraes Carvalho, Albino de Figueiredo, Rodrigues Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Serzedello, Breyner, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Barão d'Almeirim. B. C. do Amara], B. F. da Costa. Possolo, Cardoso Barata, Rebello de Carvalho, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Soares Franco, Gaspar Pereira, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Soure, Honorato Ferreira, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Amaral Banha, Latino Coelho, Passos (José), Rebello da Silva, Camara Leme, Vellez Caldeira, Browne, Trindade Sardinha, Miguel do Canto, Miguel Osorio, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal e Thomás de Carvalho.

Foi lida a acta da sessão antecedente, e não houve reclamação sobre ella.

CORRESPONDENCIA.

Declaração.

Do sr. Passos (José), de que o sr. Mello Soares não tem comparecido por estar incommodado de saude, mas comparecerá logoque lhe seja possivel.

Officio.

Do sr. Pereira Menezes, participando que com muita brevidade virá tomar parte nos trabalhos parlamentares. O sr. Presidente: — O sr. Sant’Anna e Vasconcellos escreveu-me dizendo, que por incommodo de saude não podia vir hoje, mas que viria ámanhã.

O sr. Miguel do Canto: — Sr. presidente, o estar doente é sempre mau, mas para os deputados que desejam vir tomar o seu logar é verdadeiramente uma desgraça, porque incorrem em censuras que não são agradaveis, e são alvo de juizos pouco favoraveis, que muitas vezes são errados. Suggere me estas reflexões o encargo que tenho de dar parte á camara de desculpas que mandam dar dois illustres deputados, os srs. Sena Fernandes e Paulo Romeiro.

O sr. Sena Fernandes está n'uma propriedade sua junto a Collares, e se me não engano, já participou a esta camara que estava doente. Ha poucos dias dirigi ao illustre deputado uma carta em que lhe dava conta do estado das cousas e da necessidade que havia de se constituir o parlamento, e lhe pedia que fizesse um esforço para comparecer n'esta casa. O illustre deputado poz-se a caminho, mas realmente o seu estado de saude não lhe permittiu continuar, e os facultativos de Cintra declararam-lhe que por fórma nenhuma continuasse a jornada. Em consequencia o illustre deputado manda participar á camara que não póde comparecer, e encarrega-me de mandar para a mesa um attestado passado por tres facultativos, por onde se vê que não póde comparecer ás sessões.

O illustre deputado e meu amigo o sr. Paulo Romeiro, encarregou-me de desculpas similhantes, e estou convencido de que não tardará muito tempo que não se apresente n'esta casa. Ahi vae o attestado para V. ex.' lhe dar o destino que julgar conveniente. Não sei se é preciso mandar por escripto estas declarações, parece-me que é inutil.

(Pausa.)

O sr. Presidente: — Reunir-nos-hemos ámanhã á uma hora.

Era uma hora e tres quartos da tarde.

Vol. I—Novembro b Dezembro—1857-1858.

3