O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 16

SESSÃO DE 24 DE DEZEMBRO DE 1857

PRESIDENCIA. DO Sn. JOAQUIM FILIPE DE SOURE

Secretarios os srs.

D. Antonio da Costa Macedo.

Miguel Osorio Cabral.

Depois da uma hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes 37 srs. deputados, que são os srs. Bettencourt, Moraes Carvalho, Albino de Figueiredo, Rodrigues Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Breyner, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, B. C. do Amaral, Rebello de Carvalho, Soares Franco, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Roboredo, Moraes Carneiro, Soure, Honorato Ferreira, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Amaral Banha, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Camara. Leme. Trindade Sardinha, Miguel Osorio, Paulo Romeiro, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Visconde de Porto Carrero.

Foi lida a acta da sessão antecedente, e não houve reclamação sobre ella.

O sr. Roboredo: — O sr. Sousa Machado encarregou-me de participar a V. ex.ª que não comparece á sessão de hoje por motivos ponderosos.

O sr. Paulo Romeiro: — Sr. presidente, devo uma satisfação pessoal á assembléa, ao paiz, e em especial ao districto de Leiria, cujos suffragios independentes e corajosos me deram a cadeira que occupo no parlamento. Devo-a dar com a lealdade e franqueza de que timbra o meu caracter, e serei breve e conciso para não tomar o tempo a assumptos de maior gravidade e importancia.

Nos principios de outubro achava-me n'esta cidade por occasião em que a epidemia que infelizmente tanto a tem affligido e devastado, locava o apogeu da sua intensidade; e refiro isto para que se não presuma que foi o medo que me afastou de vir occupar mais cêdo o posto de honra que a nação me confiou. E, não obstante as incessantes instancias dos meus amigos, teria permanecido aqui até á abertura da camara, se uma grande catastrophe não viesse por essa occasião enlutar-me para toda a vida.

Soube por um aviso telegraphico que o meu maior amigo linha sido tragado pelas ondas na praia da Consolação, onde com a minha familia se achava em uso de banhos. Chamado ali para tomar parte no luto e consternação que a cobriam, parti immediatamente, e fui no seio e na companhia das inconsoláveis filhas do meu honrado amigo, desafogar a magoa que era tanta e tamanha, como nenhuma das outras muitas com que me tenho encontrado n'este penoso transito da vida.

Permitta-me a camara, que as primeiras palavras que solio ao tornar a entrar n'esta casa sejam consagradas á memoria veneranda e immaculada do meu amigo, cuja irreparavel perda todo o districto de Leiria deplora sentidamente.

Às suas antigas e repelidas instancias, e em grande parte aos seus esforços e á sua auctoridade, devo a honra de entrar na "vida publica; e o logar que n'esta casa occupo não era a mim que pertencia, mas sim ao respeitavel cidadão que já o occupou em 1852 com a independencia, abnegação, nobreza, patriotismo e dignidade que eram o caracteristico de todo os seus actos, e a pratica constante e inquebrantável de toda a sua vida. Muitos dos meus collegas que o conheceram pessoalmente, podem dar testemunho de que a amisade que sempre lhe dediquei, não me deslumbra a ponto de ser exagerado e parcial na apologia que faço em memoria do virtuoso José d'Almeida e Silva, d'esse respeitavel patriota, cuja intelligencia, cujo braço e cuja bolsa estiveram sempre abertas e francas para a patria e para a liberdade, quando esses sagrados objectos reclamaram os seus serviços.

Arrancado violentamente pelo meu dever ao culto da saudade e da dor, em que todas as faculdades da minha alma estavam empregadas, e exacerbados meus padecimentos pela perda successiva de tantos dos meus amigos que a epidemia tinha arrebatado, emprehendi a minha jornada para esta cidade, quando no caminho soube que a camara linha sido adiada. Suspendendo a jornada por esse motivo, e tencionando apresentar me aqui no dia 9, fui accommettido de um ataque dos meus padecimentos habituaes; e demorado por elles em Tagarro,- agora mesmo ali ficaria mais alguns dias, se o meu particular amigo o sr. Miguel do Canto não tivesse lido a bondade de me prevenir da necessidade da minha comparencia na camara. Em vista d'ella fiz o esforço de me apresentar, porque, embora com sacrificio meu, quero prestar ao paiz e á liberdade os meus serviços, que só por circumstancias Ião especiaes podem ser de alguma valia. Mis, constituida a camara, ella me permittirá, se o meu estado de saude o reclamar, que eu me ausente novamente, ausencia que nunca póde ser para sentir no andamento dos negocios publicos, porque faço a mim proprio a justiça de me considerar o menos valioso e o mais humilde dos membros d'esta assembléa.

Não me muni de certidões que comprovassem a minha doença, porque confio ser acreditado, e infelizmente trago no semblante a certidão mais authentica que posso apresentar.

O sr. Presidente: — Não ha esperança de se reunir hoje maior numero, por isso convido os srs. deputados a retinirem-se aqui no sabbado ás onze horas. Dou a assembléa por dissolvida.

Era hora e meia da tarde,