O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Nº 17

SESSÃO DE 26 DE DEZEMBRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os Srs..

Joaquim Gonçalves Mamede.

Agostinho Pacheco Leite Bettencourt.

Depois da uma hora da tarde verificou-se pela chamada estarem presentes 38 srs. deputados, que são os srs. Bettencourt Moraes Carvalho Albino de Figueiredo, Rodrigues Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, D. Antonio da Costa, Serzedello Breyner, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues. Cordeiro, Possolo, Rebello de Carvalho, Soares Franco, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos Roboredo, Suína Machado, Moraes Carneiro, Soure, Mamede, Honorato Ferreira, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, Amaral Banha, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Trindade Sardinha, Miguel do Canto, Paulo Romeiro, Relincho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Visconde de Porto Carrero.

Foi lida a acta da sessão antecedente, e não houve reclamação sôbre ella.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1.ª—Do sr. secretario Mamede, de que o sr. B. C. do Amaral faz saber á mesa que não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

2.ª—Do sr. Sousa Machado, de que o sr. Fontes Pereira de Mello, apesar de estar melhor do seu incommodo de saude, não póde ainda comparecer em consequencia do fallecimento de sua mãe.

Mandou se desanojar.

Officios.

1.° — Do sr. Miguel Osorio, participando que por motivo urgente não póde concorrer á sessão de hoje.

2. º—Do ministerio do reino, acompanhando cento e cincoenta exemplares das consultas que as juntas geraes dos districtos administrativos do reino e ilhas adjacentes nos annos de 1855 a 1856 dirigiram áquelle ministerio, a fim de serem distribuidas pelos srs. deputados.

3. º—Do mesmo ministerio, acompanhando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Passos (José) na sessão passada, relativos á construcção de um monumento ao libertador da patria El-Rei o Senhor D. Pedro IV.

O sr. Miguel do Canto: — Pedi a palavra para pedir desculpa a V. ex.ª e á assembléa de não ler comparecido á ultima sessão, mas não me foi de lodo possivel remover um obstaculo que fez com que eu não comparecesse como desejava. Igualmente pedi a palavra para participará camara, que o illustre deputado e meu amigo o sr. Manuel de Clamouse Browne, não compareceu á ultima sessão nem comparece a esta por motivo justificado.

O sr. Presidente: — Segundo as participações recebidas na mesa, hoje não ha esperança de se reunir numero, mas parece me provavel que haverá na segunda feira; tudo parece prometter que n'esse dia leremos numero. E então pediria a todos os srs. deputados presentes, que quizessem fazer o esfôrço de não faltar nenhum á hora designada pelo regimento, que é a das onze. Ha quasi a certeza de que se não fallarem os que já lêem apparecido, que estão em Lisboa, e que por ora não consta que nenhum esteja doente, ha de haver numero para a assembléa poder funccionar na segunda feira.

Esta dissolvida a assembléa, e depois de ámanhã conto que não faltará nenhum dos srs. presentes. Eram duas horas e meia da tarde.