O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1617

.nhti ou lia de 'ser... (Suwrro) per"dòem-me, Srs.,' passeiam nos corredores ha quin~e diast~sem a Ca*

deixcrri,-"ie^acabar, ou h a,d o 3t.i o paiycer da Com- viara os querer admitfir. (Rumor).

missão cíe Poderes sobre 05 Srs. Deputados de Goa, O Sr. Presidente dei! para ordem1 d

ou eu hei de ía^er urna dcdaia-çao nos Jornaes assi- o parei er d.i Co:n:ms>uo de Poderes,

gnada:pèlo meu nome— que os Deputados 'de Goa que a Ga1!.ara resolver.

ÍV.° 86.

òt 20

Presidência do Sr. J. C. de Campos.

.bertura —.Depois de onze horas e meia.

Chamada—Piesenles 73 Srs, Deputados, enlra-ja"m depois mais alguns, e faltaram os Srs. Costa Cabral i Marreca, fíarâo de, Monte Pcdrul, Barão de Leiria , Gor-jão , Cn^rta de Sá, Teixeira d* Agiii-lar, Bispo Condr , fei^a^ SJUM Guedes , 'Dias» de Azevedo, Luna, Firdcrtco Gí'in s, ['"cllusodaCru^ Teixeira de Hfuraes, ^eixolo, Ferre^a. df, Castro , ííenricjnes Ferreira , Fontoura, José Lihcrato, Silva Pereira , Xavier d1 si r anjo , José' Alaria /is/t'ues, Souza Pimentel , • Mousinko da Silveira , Santos Cruz, Colmieíro, Leite ^elko , e Aoy/er Botelho,

Acta — Approvada.

.Foi mandada íawar na acía a seguinte:

J O

Declaração, de voto -r- Declaio que í'u'i cie voto que aos foreirõs, que tinham pago foros, a q

O Sr. Uebullo de Ca r valido deu conta do Páiecer da Commissão dó Administração Publica, s-,bre as alterações, e emendas feitas'pela Camará dos St-na-dores ao projecto sobie as obras d;a barra de Aveiro.— Foi approvado.

Foi mandada a Côa!missão' 'de Fazenda uma re~-preãenVacaò da'Junta de Parochia, e mais a!)itanies

da fre'gi!e^'a de Asjoas Santas, pedindo a fonce^-™ -1 • • ' \ ° são de ceríos bens nacioiiaes.

Ordem do Dia— Discussão do projecto n.° íí)^.-É' 'o seguinte:

A' Commissão de T\Terifirnçâo d f Poderes foi presente a Acta do apuramento òa"Eleiçào de ^Deputados nos Estados da índia, pelo qca! consta que nas Acta», de, que ,a Mesa respectiva tuinára mento se haviam apurado G:'i!9i2 hslas, e nclias tiveram pluralidade absoluta o- Srnliorni Peres da Silva com 5:194, e Joaquíiu Pêiiro 'Celestino Soares -i'742.

Nào tinham comparecido n s portadores cta.íArúas de"Díirnão, hè'rn a Iwesa apurou as das A^tmjbl^as parciaes de Goa a Velha, e S. BraZ , por nào estarei" foimalisa.daõ segundo a Lei.

A Corhitsissão nào athou junto á Acta aã lièías dar.votantes;''no entanto achando-se os Diplomas dkquejles Senhorea acinta lítencionácfos conformes á Acta,.e não constando-dclla que houvesse reclaakâ-ção sobre o que se tornasse necessário o exame das referidas listas, é a Commissâo de parecer que elles-sejam approvadob. Sala da Conifníbsào, erii H de Julho de 18áí). —José Estevão $ 'Alberto (Carlos' Ccr-queira de F ai já j R. F. Magalhães; José Ferreira Lima.

O Sr. Presidente: «—Está em discussão.

O Sr. Sá Nogueira:— -Sr. Presidente, sinto muito ter de impugnar esta eleição; e sinto, eni primeira Io#ar por ter de impugnar uma eleição seja de quem. íor«, e em segundo Ioga r por ter de impugnar a eleição de Deputados pelo Ultramar , que com difficul-(íade podem vir ás Cortes: mas, Sr. Presidente, eu eníendo que este parecer da Commissâo nào pode ser aptiro\ado; aCommissão diz- — que não concorreram a eleição os eK-itosts de Damão, e eleitores d'outràs parte» de Goa : ora sendo Damão uma parte cohsi-deiavel dos ebfados da índia, o que se segue e que uma parte consideiavel dos estados da Irrdia , qjuér , tinha diíeito a ser representada nesta Camará, íica ?em representação: por consequência entendo que a eleição não é !to era 'jma_corídicção , que âe não d^:\ia onnthr, poíqiíe por meio destas listas é que a Comiii-ssão devia ter conhecimento se tinha, o"i] nào liav;3vé,'e que a propna Commissâo reco-ril)pce.

O Sr. Presidente: — Eu devo declarar ao Sr. Depilado que a censura, que fez á Camará por appro-vàr as ek-içòes e riieni>s merecida; não foi por a Camará ser interessada nas eleições, mas' sim por entender que estavam validas,1 que as approvou (apoia* dos). Parece-me que as expressões do Sr. Deputada

quem