O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N

( 1619

como" disse, já no rneio da Sessão aquelle projecto; Gias no meio de uma discussão tão acalorada e interessante, não era possível examina-lo. S. S.a não duvidará cios desejos que eu tenho de adiantar este negocio; porque hade estai lembrado de que ha 3 ou 4 dias lhe lembrei que era preciso tirar aquella iedacção a limpo; e S. S.a respondeo-me , que estava occupado no exame da "questão do Tabaco, e que durante ella o não podia fazer; achei-lhe ra= ;;ão ; mas essa mesma milha da minha parte para não querer que se approve assim agora sem exame de toda a Commissão, e exame bem reflectido ; ao menos'eu desejaria muito tê-lo em casa sequer uma noute para o meditar com vagar. A* vista destas considerações , a Camará pôde approvar o que quizer; mas eu fico com receio de que no Projecto faltará alguma cousa do que tínhamos adoptado ; e isso grande pena será. Em quanto a esse parágrafo, que o Sr. Seabra accrescenlou de novo, já elle foi regcitado pela Camará quando regeitou o addita-inenlo-do Sr. José Maria de Souza Azevedo ao art. 13: nessa occasião euoppus-me com forca; e confio que.só de novo se aprebentar, a Camará por certo o legeitará; e eu heide oppor-me quanto eu poder. Este e' o voto que eu julgo prudente acerca da approvaçào ditinitiva do Projecto de Foraes : _deve ficar reseivado para n próxima Sessão; mas a Ca-niara decidirá o que entender.

O tír. Presidente:—-O Sr. Seabra propõe o ad-diamento da questão em discussão, ale' á prezença do Sr. Ministro, na forma do Regimento e preciso ser apoiado.

Foi apoiado. (Entrou o Sr, Presidente do Conselho.)

O Sr. Presidente: •— O Sr. Ministro chegou, e então continua a discussão.

O Sr. Presidente do Conselho; — Eu estava na Commissão de Fazenda quando um continuo me disse que a micha presença era aqui reclamada; não sei sobre que matéria, por isso peço a V» Ex.a que tenha a bondade de mo declarar.

O Sr. Presidente: ~ E' sobre o parecer da Com-missão de poderes a respeito da eleição dos Si s. Deputados por Goa ; e, o Sr. Deputado Reis pedio certos esclarecimentos, que dependem do Ministério. O Sr. Reis e f "asconcellos: — Disse eu que me constava, que havia circumstancias a respeito da habilidade pessoal dos Deputados eleitos, ou de algum delles , objecto este de que tem tractado os Periódicos, e até me constava, que V. Ex.a tinha consigo os documentos relativos ao mesmo negocio dos ditos Deputados eleitos; parece-me , que está em conselho de guerra, -e-parece-me que outro-dia officiando-se-lhe para comparecer no conselho, respondeu, que não comparecia porque era Deputado, _ queria que V. Ex.a informasse a Camará sobre estas circnmstancias.

O Sr. Presidente do Conselho :—Não ha cousa nenhuma a que eu possa ser chamado a responder aqui com mais difficuldade; tenho muita dimcul-dade , tenho mágoa ern responder, porque este objecto traz comsigo á lembrança uma matéria, cm que eu tive bastante parte; tomara delia esquecer-m e, porque eu sincerarnente desejo a conciliação entre todos, e por certo muito devo eu aos meus amigos, que tanto favor me fizeram nessa occasiòo. Obrigado, como Ministro a responder

direi, —que um dos Srs. Deputados eleitos está respondendo a conselho de guerra, a que o mandou responder o meu antecessor; mas para fazer a historia mais circumslanciada, tanto quanto eu me recordo j começarei pelo principio. Este Sr. Deputado eleito foi mandado para a índia, comman-danclo uma Fragata, e alh por desinteligencias entre elle e o Governador , entendeu que devia vir a Portugal, e veio; o Sr. Ministro da Marinha, que então era, não sei, se em consequência de Of-ficios, que recebeu do Governador, ou se só pelo lacto de elle vir sem ser no cominando de sua Fra« gata: mandou-o prender com homenagem, e julgar em conselho de guerra; neste conselho de guerra houve uma difficuldade (não explicarei bem qual), á vista delia se pediram esclarecimentos para a índia, esses esclarecimentos não me consta que tenham chegado. Em consequência de um requerimento do Si. Deputado eleito, dirigido á Secretaria de Marinha, eu mandei ouvir o Juiz Re« lator do Supremo Tribunal de Justiça, e elle respondeu , que devia continuar o processo ; mandou-se continuar, estava reunido o conselho, e o Sr. Deputado eleito intimado para comparecer, officiou ao Presidente do Conselho, dizendo-lhe , que ha* vendo recebido o seu Diploma de Deputado pela Commarca de Goa, não devia alli concorrer,'mas sim á Camará dos Deputados; esta e a historia, e são aquellas infoi mações que eupossodar. Se a Camará quer examinar os papeis, eu posso manda-los buscar á Secretaria da Marinha.

A respeito do outiò Sr,, alguma cousa ha, não posso dizer de cor o que, mas parece-me que ha alguma cousa ; em matéria tão delicada não posso dix«r mais nada de cor, porque não quero com alguma idéa, que avance de mais, prejudicar a questão.