O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-494-

illustre deputado disse? Pelo mesmo motivo, porque lia poucos dias um sr. ministro vendo-se n'uma posição igualmente difficil levantou tambem Uma questão de sentimentalismo para assim evitar a occasião de responder aos seus adversarios. Sr. presidente, estes. sofismas parlamentares, estás estratégias maravilhosas são muito conhecidas, não tem nada de novo; e parece-me que o illustre deputado ficará plenamente satisfeito desde que eu lhe disser, que esteve fazendo um castello de cartas para ter o gosto de o lançar ao chão com um sopro.

Apoio a moção que está na mesa; desejo que o governo seja convidado a vir aqui, e com urgencia, explicar este facto. Desejo que a camara aproveite esta occasião para perguntar ao governo como são cumpridas na capital as leis pelo que respeita á policia. Ha muito tempo que eu esperava que factos destes e outros peiores se dessem pela irregularidade com que se está procedendo em objecto de tanto melindre. E se o illustre deputado tivesse lançado os olhos para o que por ahi vai, se o illustre membro da commissão, e que é conselheiro nato do governo tivesse chamado a attenção do governo para este procedimento e outros similhantes, teria razão para dizer que não precisava, elle e os seus collegas, de serem estimulados pelos deputados da minoria para obrigarem o governo a entrar nos seus deveres, e a cumprir e respeitar a lei. O facto que narrei ha pouco é mais eloquente que todos os discursos. Um cidadão portuguez foi preso nesta capital; esteve 4 mezes n'um pontão sem nenhum principio de processo; desse pontão foi arrastado para bordo de um navio que saíu para a Africa, alli foi mandado assentar praça não obstante este cidadão já ler prestado o seu contingente ao serviço militar, porque já tinha servido n'um dos corpos do exercito. Tudo isto se fez tumultuariamente, sem processo, sem formalidade nenhuma, rasgadas todas as leis. infringida a carta; a camara sabe este facto porque fui eu quem o trouxe aqui; os documentos que o attestam, estão na secretaria; e que fez a maioria? Oude está o seu zelo? Como não adormece ella? Aqui está a demonstração das minhas palavras, acceite-as assim o illustre deputado porque foi com este intuito que eu as disse. Eu gosto que os meus adversarios me combatam sempre no mesmo terreno em que eu os combato, respondo a proposições com proposições, à theses com theses e fugindo sempre de insinuações desleaes que são inteiramente contrarias ao meu caracter, são alheias da minha educação, são repugnantes com todos os meus sentimentos de benevolencia e de affecto para com todos os meus collegas desta casa.

Agora não sei a que proposito um illustre deputado que se senta deste lado, intendeu que isto Cru! politica mesquinha não sei se era a mim que se referiu o illustre deputado, — porque realmente s. ex. sabe tambem que o prezo pessoalmente e que tenho por elle muita considerarão. Folguei de observar o calor que tomou nesta discussão devido a estar involvido neste incidente um filho seu; mas o illustre deputado sabe que não se fez uma allusão só, desfavoravel a seu filho, nem ao seu procedimento. Agora quanto á politica mesquinha, direi ao illustre deputado, que nunca é mesquinho levantar a voz para defender os direitos de um cidadão, que nunca é mesquinho pugnar pela consideração devida aos membros! desta casa porque a falla de consideração e respeito

a cada um dos membros da camara equivale á desconsideração do parlamento, equivale á desconsideração desta forma do governo. Já vê o illustre deputado, que não é politica mesquinha aquella que sustenta estes foros e estas regalias.

O sr. Presidente: — Eu não posso deixar de novamente observar á camara que estamos n'uma discussão inutil. Visto que a camara approvou a moção, visto que depois ha de haver uma discussão, não sei qual seja o fim desta discussão. (O sr. Cazal Ribeiro: — V. ex. dá-me a palavra para-me explicar.') Eu dou a palavra a todos; é inutil fazer estas observações; estou inteiramente convencido que todos os srs. deputados reconhecem a procedencia delles, mas pedem a palavra, não querem prescindir della....

O sr. Palmeirim: — Peço a v. ex.ª que consulte a camara sobre se julga esta moção discutida. Julgou-se discutida — F lendo-se a proposta disse

O sr. Calheiros: — A busca não foi de noite; foi cercada a casa ás 21 horas, mas a busca foi depois de nascer o sol.

Foi logo approvada a proposta, salva a redacção.

O sr. Presidente: — Vou agora consultar de novo a camara porque me parece que ha numero para isso, sobre a escusa pedida pelo sr. Cazal Ribeiro de sei membro da commissão de legislação em attenção a já ser membro de diversas commissões.

Foi-lhe concedida.

O sr. Rivara: — Mando para a mesa o parecer da commissão de administração publica, sobre a proposta de lei do governo para ser auctorisada a camara municipal de Braga a contrahir um emprestimo de 20:000$000 reis, a fim de proceder a melhoramentos na cidade e concelho.

Mandou-se imprimir.

ordem do dia.

Continua a discussão do projecto n. 70 — artigo 3.º

O sr. Nogueira Soares: — Sr. presidente, eu tenho a fazer algumas breves reflexões sobre o artigo 3.º do projecto em discussão.

Sem passar mais adiante, chamo a attenção da illustre commissão de instrucção publica o da camara sobre a maneira como está redigido o artigo no principio. (Leu) Parece-me que esta-redacção como está, offerece duvidas que não convem deixar n'uma lei. A promoção dos substitutos extraordinarios a ordinarios faz-se segundo a lei por antiguidade; essa é n regra, mas ha um caso segundo este artigo em que esta regra se quebra. (Leu)

Todas as vezes que o candidato, mais antigo mão obtiver dois terços dos votos do conselho da faculdade a seu favor, é preterido pelo que se segue immediatamente. E este o sentido que a illustre commissão dá ás suas palavras; mas accrescenta depois — “ e consulta do conselho superior de instrucção publica, ácerca da execução e cumprimento das formalidades legaes. «'Demaneira que póde intender-se que tanto o respectivo conselho, como o conselho superior de instrucção publica, tem de consultar ácerca da execução e cumprimento das formalidades legaes; e não foi este por certo o sentido que tiveram em vista o, illustres membros da commissão, mas sim que estas, attribuições sejam só do conselho superior (Apoia-