O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-507-

respeito aos individuos que em 1347 se não apre-sentaram ás commissões creadas então. Um cavalheiro, conheço eu, residente em Torres Novas, que reconheceu o governo legitimo de Sua Magestade a Rainha, que tem exercido o cargo de administrador do concelho, e que tendo recebido ordem, em 1347, para se apresentar em Lisboa ás commissões a que me referi, esse cavalheiro fez sabedor desta o governador civil de Santarem o sr. João Elias, e o governador civil determinou-lhe que não se retirasse; isto

11 que não viesse a Lisboa, porque o melindroso das circumstancias publicas então exigiam que se não retirasse de Torres Novas, não permittiam que elle deixasse um só dia de exercer o cargo de administrador de concelho; nesta conformidade, este cavalheiro participou o acontecido) ao general da divisão, e este não deu ordem alguma para que se apresentasse; logo, intendeu o mesmo cavalheiro, que esta falta do apresentação seria attendida, pelos motivos expostos; porém, quando se publicou o decreto de

12 de outubro de 1851, este cavalheiro não foi comprehendido, porque não se apresentou em 1847 ás commissões que então se crearam, e a quem se deviam ter apresentado os officiaes da convenção de Evora Monte. Ora esta circumstancia — deve ser attendida

pela commissão, em ordem a que este cavalheiro a quem me refiro, gose do mesmo beneficio que gosam, e vão gosar os demais officiaes; e peço á commissão que apresente alguma disposição, para se attender a este caso especial.

Quanto aos primeiros, mando para a mesa o seguinte

Additamento — «E aos officiaes que pediram a sua demissão de serviço, depois da convenção de Evora Monte, w — Cezar de Vasconcellos.

Foi admittido.

(Vozes: — Deu a hora).

O sr. Mello Breyner: — Peço a v. ex.ª que consulte a camara se quer prorograr a sessão, até se terminar a discussão deste projecto.

Não obteve votação este requerimento.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã, é, depois do expediente, a conclusão deste projecto n.º 67, e em seguida o devidir-se a camara em commissões. Está levantada a sessão — Eram 4 horas e meia da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO