O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1648 )

á que se deu aos outros. Almeida Garrei; A. J» <_ murta='murta' de='de' terra='terra' aguiar='aguiar' macedo='macedo' silva='silva' j.='j.' branco='branco' f.='f.' _-pestana='_-pestana' castello='castello' pinto='pinto' mascaranhas='mascaranhas' carvalho='carvalho' joéd='joéd' costa='costa' elias='elias' fasconcellos='fasconcellos' ferreira='ferreira' lopes='lopes' passos='passos' jervú='jervú' o.='o.' ío='ío' faria='faria' marreca='marreca' g.='g.' reis='reis' c.='c.' gomes='gomes' ottolim='ottolim' cabral='cabral' barão='barão' vaz='vaz' sousa='sousa' _.='_.' leonel='leonel' lacerda='lacerda' derramado='derramado' moura='moura' manoel='manoel' noronha='noronha' salgueiro='salgueiro' quirino='quirino' caelho='caelho' celestino='celestino' p.='p.' theodorio='theodorio' castro='castro' joão='joão' camacho='camacho' brun='brun' midosi='midosi' d.='d.' albano='albano' tavares='tavares' joaquim='joaquim' ávila='ávila' bento='bento' dias='dias' theoftlo='theoftlo' henriqnesde='henriqnesde' abranches='abranches' barata='barata' _='_' chaves='chaves' í.='í.' m.='m.' fr.='fr.' d='d' netto='netto' e='e' magalhães='magalhães' guilherme='guilherme' josé='josé' j='j' l='l' jvorfhon='jvorfhon' a.='a.' moni='moni' grande='grande' atouguia='atouguia' _.farinha='_.farinha' azevedo='azevedo' caiado='caiado' ramos='ramos' paseoncellos='paseoncellos' v.='v.' pereira='pereira' r.='r.' soares='soares' da='da' cardoso='cardoso'>c da Cosia Sousa Pinto Basto; F. A. d\4lmeida.

O Sr. Alberto Carlos—— Eu tenho que explicar á Camará, o que isto e, para ella votar com justiça:

O Sr. Midosi: — Estão nas mesmíssimas circums-tancias dos outros, porque alguns ha que serviram até Abril; o precedente da Camará, foi dar uma gratificação, porque tinham trabalhado, reconhecendo o bom serviço, que tinham prestado; se a Camará foi generosa para com aquelles, seja-o também para com estes. A Camará pôde decidir romo entender, mas na verdade, não creio que a gratificação seja objecto de tanta monta, que valha a pena de entrarmos em larga discussão sobre esta matéria. Repilo, que a Camará pôde resolver como entender, porem não pôde ler senão uma regra, e esta deve ser igual para todos.

O Sr. Alberto Carlos :•— Parece-me que o illus-ire Deputado, o Sr. Midosi, labora n'urn equivoco visível, o único Empregado da Emprega, alheio á Camará, que serviu desde o principio da Sessão, foi o Tachigrapho Faícão, e serviu só parle do tempo, e e&»e tempo foi-lhe mandado pagar honlem no Pa-iccer da Coramissão do Diário, na quantia de 89$ e tantos reis, que a Empresa se obrigou apagar-lhe, porque elle pedia que se lhe restituíssem seus trabalhos, visto a Commissão Administrativa lhoã não queria pagar (e no que linha elle razão, porque não se pagando, não era obrigado a dar o seu trabalho) mas isso, repito, pela approvaçâo do Parecer, foi mandado pagar, e o Empresário e a isso obrigado,

agora os outros, são Empregados da Empresa, com quem a Camará nada conlractou , e por consequência a nada lêem direito; a respeito da Camará, não estão por certo em igual direito de circumslan-cias, e já que se invocou a justiça, e cila, alem da economia, pede, que se lhes não dê o mesmo quo receberam os Empregados daCamara: eu voto contra, porque não ha fundamento algum para votar a favor. O Sr. Passos (Manoel}: — Peço que se proponha se a «naieria esta discutida. Assim se julgou, e a proposta foi apprnvada. i Expediente. — Teve o seguinte destino:

Um officio do Sr. Secretario Queiroga, participando gue não comparecia á Sessão de hoje-, por falta de saúde. Inteirada

' Camará dos Senadores. — Outro do Presidente daquella Camará, enviando a Relação de vários Projectos de Lei, que haviam sido adoptados pela mesma, e reduzidos a Decreto. Inteirada.

O Sr. Ávila: — Se eu tiver a honra de \ir a esta Camará na próxima Sessão, heide fazer URI requerimento, que espero que será approvado por muitos de meus nobres collegas, para o fim de que nem na ultima, nem na penúltima Sessão tratemos de augrnentos de ordenados, ou de votação de gratificações, para que não succeda que estas votações sejam feitas sem muito conhecimento de causa: quero que haja previamente uni requerimento, e que sobre este uma Commissão interponha o seu Parecer, e não que demos dinheiro por meros requerimentos assignados nos corredores, os quaes quasi sempre são assignados por favor; e sem se saber o que contem: não tenho para com os agraciados se não sentimentos de simpathia , mas a minha obrigação'de Deputado me obriga a comportar-me assim.

Mas agora que a Camará já tem dado gratificações a uns, e tem augmer lado ordenados a outros, não posso deixar de insistir por um requerimento que iiz hontem , o qual está n'uma posição muito diversa daquelles que já foram approvados.

Os dois Amanuenses da Secretaria desta Camará tern o ordenado de quatrocentos mií reis designado por Lei; por Decreto de 26 de Setembro de 183(í foi este reduzido a 350$000 reis, no entretanto a Commissão Administrativa do Congresso Constituinte propoz , e o Congresso votou-lhe outia vez os quatrocentos mil reis : não sei o motivo porque não se cumprio esla resolução da Camará sobre o parecer ; e agora que se tem dado gratificações a. uns e gratificação a outros, parece-me que se deve restituir a estes empregados o que já se lhe mandou dar.