O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 15 DE DEZEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim «la Silva Carneiro

Chamada—presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Vidal, Azevedo e Cunha, Alves Martins, Sá Nogueira, Avila, Barros e Sá, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Marreca, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Pinto Carneiro, Barão das Lages, B. C. do Amaral, Carlos Bento, Cesario, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Garcia Peres, Palha, Frederico de Mello, Francisco Guedes, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Polido, Castro e Lemos, Pegado, Pinto Tavares, Sant’Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Santos Silva, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Sepulveda Teixeira, Moraes Carneiro, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Casal Ribeiro,"Frazão, Estrella, Mendes Leal Junior, Julio Ferreira, Rebello da Silva, Luiz de Castro, Paulo Romeiro, Charters, Sebastião José de Carvalho, Caná e Thomás de Carvalho.

Não compareceram—os srs. Thedim, Gouveia Osorio, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Barão de Almeirim, Barão da Torre, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Faustino da Gama, Barroso, Chamiço, Faria Junior, Mártens Ferrão, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Roboredo, Sousa Machado, Judice, Malta e Silva, Infante Pessanha, Reis e Vasconcellos, Luz, Pinto Soares, Sampaio e Mello, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Vellez Caldeira, Browne, Balthasar de Campos, Pitta, Nogueira Soares e os Viscondes da Carreira (Luiz), de Portocarrero e de Porto Covo da Bandeira.

Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.

DECLARAÇÃO

Do sr. Passos (José), de que o sr. Pinto Soares não póde assistir á sessão de hoje por motivo de molestia.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.º—Do ministerio do reino, participando que em consequencia de serem muito volumosos e dependentes de grande trabalho de contabilidade os esclarecimentos pedidos pelo sr. Sá Nogueira, relativos aos recolhimentos da rua da Rosa, Calvario e Amparo, e ao hospital de S. José, por isso é que ainda não têem sido remettidos, e se-lo-hão logo que estejam concluidos.

Para a secretaria.

2.°—Do ministerio da fazenda, dando as informações que lhe foram pedidas sobre o projecto de lei do sr. Mousinho de Albuquerque, para se ampliar a concessão feita á camara municipal de Leiria do extincto convenio de S. Francisco daquella cidade.

Foi á commissão de fazenda.

REPRESENTAÇÃO

Da camara municipal do Seixal, pedindo o andamento de uma sua representação para ser auctorisada a levantar um emprestimo para a construcção de uma ponte no seu concelho.

Foi á commissão de administração publica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª—Requeiro que seja prevenido o ex.mo sr. ministro da justiça de que desejo tomar parte na interpellação que lhe pretende dirigir o sr. deputado Barros e Sá ácerca da administração no concelho dos Arcos de Val de Vez. = Placido de Abreu— Barbosa e Silva = Julio Ferreira.

2. ª—Desejo tomar parte na interpellação que foi feita com relação aos ferimentos que tiveram logar em Cabeceiras de Basto, por occasião da feira de S. Miguel. — Telles de Vasconcellos.

3. ª—Pretendo interpellar a s. ex.ª o sr. ministro do reino sobre a tentativa de assassinato, que ultimamente leve logar na cidade do Funchal, na pessoa do redactor de um dos jornaes que se publicam naquella cidade. == Camara Leme.

4. ª—Pretendo tomar parte na interpellação do sr. deputado Abranches, relativamente á desobediencia ao conselho do governo, e fuga dos empregados de justiça da ilha de S. Thomé. — Pinto de Almeida.

Mandaram-se fazer as communicações respectivas.

REQUERIMENTOS

1.º—Requeiro que, pelo ministerio do reino, seja enviada a esta camara toda a correspondencia do governo civil do