-7 —
projecto. Por esta fórma parece que as commissões a que estão affectos negocios que interessam directamente á cidade do Porto, os tem posto de parte; e como não quero apparecer alli, sem mostrar os esforços que fiz pela resolução destes negocios, por isso peço ás respectivas commissões que, quanto antes, dêem os seus pareceres sobre os objectos que indiquei.
O sr. Julio Pimentel — O illustre deputado, que acabou de fallar, increpou de algum modo a commissão de instrucção publica por não ter apresentado o seu parecer sobre o requerimento feito pela academia polytechnica do Porto em que pedia a creação de um logar de substituto especial para a cadeira de chimica. Ate um certo ponto o illustre deputado não tem razão de se queixar da commissão de instrucção publica, porque ella tem apresentado bastantes trabalhos, e a camara póde dar testimunho disso, porque tem discutido uma boa parte delles, e ainda restam alguns que estão sobre a mesa, para serem dados para ordem do dia, e o mais importante delles é o relativo á instrucção primaria, que talvez já não seja possivel discutil-o na presente sessão. Alem disso a commissão, ou a sua maioria, não julgou de muita urgencia apresentar um projecto ácerca daquelle requerimento sem o meditar um pouco mais largamente, e assentou que da demora não resultava inconveniente, porque na academia polytechnica do Porto ha presentemente 2 professores de chimica; ha o professor de chimica da mesma academia, e além disso ha o professor de chimica industrial, que foi nomeado ainda não ha muito tempo para a escóla industrial que ainda se não installou, e o governo mandou que este professor ficasse annexo á academia e ahi exercesse o magisterio, ajudando o professor que já alli existia, e fazendo tambem o curso de chimica industrial: por tanto o ensino de chimica no Porto não está actualmente soffrendo uma falta consideravel, e por consequencia não havia grande urgencia em tractar deste negocio.
O sr. Cezar de Vasconcellos. — Sr. presidente, ou pedi a palavra por parte da commissão das obras publicas, para responder ao sr Maia sobre uma accusação que o illustre deputado fez á commissão, na minha opinião pouco merecida; entretanto póde o nobre deputado estar certo que nem eu nem os meus collegas da commissão se escandalisam com isso, como fizeram os membros da commissão de legislação. A commissão das obras publicas tem feito o que tem podido; têm apresentado immensos pareceres; muitos estão sobre II mesa ha muitas semanas, e pareceres importantes, e a commissão não se tem atrevido a pedir a s. ex.ª que os dê para ordem do dia, por que está convencida que não é possivel discutil-os durante esta sessão. Ora, quer o nobre deputado que a commissão apresente o parecer que indicou? A commissão não terá duvida nenhuma em o apresentar, se a sessão durar mais alguns dias; mas é para ter o destino que terão muitos outros pareceres da mesma commissão, que estão sobre a mesa, não havendo esperança nenhuma de que possam ser discutidos.
Ora em quanto a tornar o nobre deputado a fazer reviver o negocio da applicação do imposto para a barra do Porto, essa censura não pertence já á commissão; essa censura pertence hoje á camara, porque o parecer da commissão foi approvado pela camara; e se intende que nisso dirigiu alguma censura á commissão, a commissão não a acceita: acceitamos como deputados, cada um de nós, a parte que nos pertence, porque esse negocio está decidido pela camara, e não é negocio só da commissão de obras publicas. Peço portanto ao nobre deputado que não seja tão injusto com a commissão, attribuindo-lhe intenções menos generosas e menos justas, porque o nobre deputado póde censurar a commissão, porque ella tenha trabalhado pouco, porque tenha dado preferencia a trabalhos que talvez na opinião do nobre deputado sejam menos importantes, do que aquelles que a commissão intende serem mais importantes, mas o que não póde é entrar nas intenções da commissão, o que não póde é attribuir a máos motivos, a um desejo que tenham Os deputados que compõem a commissão, de desprezar, de não attender tudo o que forem negocios que respeitem á cidade do Porto. O nobre deputado, muito embora natural da cidade do Porto, não tem por certo por aquella cidade menos sympathia, nem dá menos importancia aos serviços daquella cidade do que todos os membros da commissão de obras publicas; e eu pela minha parte, pelo menos, não dou a direita ao nobre deputado, apezar de ser da cidade do Porto, porque o nobre deputado sabe que foi alli que eu achei Um refugio, e que alli combali por muitos annos pela liberdade deste paiz, e por esta fórma de governo; fui testimunha occular dos serviços e dos sacrificios que fizeram os moradores daquella cidade, e então não podia eu nunca, a não ser homem muito ingrato mesmo independentemente da injustiça que fazia ao Porto, deixar de considerar tudo o que respeita ao Porto. Entretanto o nobre deputado não tem razão na censura que fez á commissão, quanto a não dar preferencia a este projecto de lei, porque elle não foi apresentado antes de outros que já estão com pareceres na mesa, e que não se discutem, não estão dados para ordem do dia, o a commissão não tem mesmo esperança de que elles possam passar nesta sessão, e tanto que não tem pedido que se dêem para ordem do dia, porque tem a segurança de que não passam nesta sessão.
Portanto os meus nobres collegas ouviram a recommendação do nobre deputado, e se os meus nobres collegas hoje mesmo, ámanhã, á hora que quizerem, de noute ou de dia,?e reunirem para apresentar quanto antes, ámanhã se fôr possivel, o parecer que o nobre deputado deseja que venha á commissão, eu promptifico-me, o previno os meus nobres collegas da minha promptidão, para que os desejos do nobre deputado sejam satisfeitos.
O sr. Presidente: — A hora de entrarmos na ordem do dia já deu, ha contudo 2 senhores que pediram a palavra por parte do commissões aos quaes a vou dar.
O sr. Placido de Abreu — Mando para a mesa o parecer da maioria da commissão de guerra sobre a preterição do coronel Verissimo Alvares da Silva, bem como o parecer da minoria da mesma commissão ácerca da dita pretenção.
A maioria da commissão apresenta o seu parecer, e a minoria apresenta outro parecer resolvendo a questão. Eu peço a v. ex.ª por parte da commissão, visto ser este negocio importante (Apoiados) que se dê quanto antes para a discussão, porque versa sobre um requerimento que foi dirigido a esta camara de uma maneira muito inconveniente, e de que a commissão intendeu que não podia por consequencia tomar conhecimento; e como o requerimento póde