O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 21

SESSÃO DE 51 DE DEZEMBRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sn. JOAQUIM FILIPPE BE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Miguel Osorio Cabral

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão os srs. Xavier da Silva. Francisco Carvalho, Casal Ribeiro, Latino Coelho e Miguel do Canto.

Faltaram — os srs. Affonso de Castro, Alexandre de Santo Thomás, Abilio Costa, Castro de Abreu Mello e Carvalho, Geão, Heredia, Emilio Brandão, Girão, Gouveia Osorio, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Serzedello, Seabra, Pereira e Menezes, Pinto d’Albuquerque. Costa Veiga, Aristides, Castro Guedes, Barão d'Almeirim, B irão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Bento de Castro, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha. Garcia Peres, Bivar, Barroso, Rezende, F. C. do Amaral, Alves Vicente. Nazareth, Sena Fernandes, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Mello Soares. Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Sepulveda Teixeira, Bernardino Cardoso, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Benevides, Sousa Pinto Basto, Macedo Pinto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, J. J. de Mattos, Luciano de Castro, J. M. d'A breu, Delorme Colaço. Carvajal, Pinto d'Almeida, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Ferreira Pinto Basto, Matoso, Aboim, Sousa Cabral, Browne, Paredes, Garcia da Rosa, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel) Sousa Feio, Osorio de Figueiredo, Placido d'Abreu, B de Campos, Pitta, Fernandes Thomás, Coelho de Carvalho, Sina Bello e Pinto de Barros. Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declaração

Do sr. D. Antonio da Costa, de que o sr. Affonso de Castro não comparece á sessão de hoje por motivo justificado. A camara ficou inteirada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA. Nota de Interpellação.

Peço que pela mesa se communique ao sr. ministro das obras publicas, que desejo interpella-lo ácerca da estrada entre Agueda e o Porto. = José Estevão.

O sr. Sá Nogueira: — Mando para a mesa a seguinte

Nota de Interpellação.

Nota de interpellação que desejo fazer ao sr. ministro da fazenda:

Se. o governo, attendendo aos prejuizos causados pela ultima epidemia que assolou esta cidade, tenciona propor algema providencia legislativa para alliviar os seus moradores do pagamento de parte dos impostos que ellas actualmente pagam. = Sá Nogueira.

Mandou se fazer a comunicação respectiva.

O sr. Conde de Samodães: — Mando pira a mesa o seguinte

Requerimento.

Requeiro que pela secretaria de estado das obras publicas, commercio e industria seja remettida a esta camara uma demonstração das quantias mutuadas por conta do emprestimo de 100.000$000 réis, destinados para a estrada marginal do Douro por virtude da caria de lei de 29 de julho de 1856. e bem assim das sommas dispendidas effectivamente com a dita estrada. Igualmente requeiro que se remetta a esta camara a indicação de melros, que se construiram da mesma estrada, e daquelles que se acham em andamento. = Conde de Samodães = Pedro Augusto Rebocho.

Foi remettido ao governo.

O sr. Presidente: — A hora marcada no regimento para abrir a sessão é a das onze. Eu invoco o patriotismo de todos os srs. deputados para que a hora marcada no regimento para abrir a sessão estejam aqui. (Apoiados.) Bastante tarde nos reunimos, (Apoiados.) e bastante tarde principia a camara a funccionar. (Apoiados.) Parece-me que devemos ler muito em, vista o nosso dever, e o cumprimento exacto d'elle, para podermos fazer alguma cousa. (Apoiados.) Tambem devo dizer que os srs. deputados não se devem retirar da sala antes da hora marcada para se fechar a sessão; (Apoiados.) portanto peço-lhes que se não retirem antes das quatro horas. (Apoiados.) Eu não me fatigarei todos os dias de repetir isto emquanto nós não cumprirmos exactamente aquillo que devemos. (Vozes: — Muito bem.)

Vae entrar-se na ordem do dia, que é a eleição de cinco membros que hão de compor a lista quintupla, para d'ella Sua Magestade El-Rei escolher os supplentes á presidencia da camara. Convido os srs. deputados a formular as suas listas.

Corrido o escrutinio, verificou-se lerem entrado na urna 57 listas, das quaes uma branca, e obtiveram

Os srs. Moraes Carvalho.................32 votos

Vellez Caldeira..................27 »

Rebello de Carvalho..............23 »

Visconde de Porto Carrero.........23 »

Cunha Pessoa...................20 >