O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 204 )

Tor, e preciso fa?er uma declaração em forma nas Sete Casas, de sorte que se eni Portugal houvesse regtste civil dos cidadãos lâo -exacto como o que se «xige nas Sete Casas para os semoventes, então estávamos nós com uma estatística muito bem orga-misnda. rQ effeito desta fiãcalisaçâo e' que se vai abandonando toda a creaçào de gado, toda a industria agrícola vai dehnhando no Termo de Lisboa. E1 preciso por tanto que a este respeito se m-wsligue o que lia, sem paixão, sem parcialidade, para ver se se lhe pôde applicar o remédio. Por tanto eu proponho que se nomêe uma Commis«âo de Membros desta Camará, e mesrno de pessoas de fora delia, que po&s.im ter vagar, e que tenham interesse, e probidade, paia fa/erem um relatório a tal respeito que se apresente na Sessão futura, ern Janeiro ou Fevereiro. Vou mandar a minha Proposta, e a Camará decidira, o modo poi que lia de ser nomeada e-^a Comumsão.

O Sr. Presidente: — Por ora não se pôde discutir este requen triénio , ha de ter segunda leitura, e peço aos Sr*. Deputados que reservem paia então as suas ob-,er\ações.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros: — Desde ]á declaro que annuo á proposta do Sr. Conde da Taipa ; porque -i opinião do Governo é qu« nào se fnçam 'nju-tiça>.

O Sr. Sá Nogucziai — Aproveito esta occasiào para pedir a V. Ex.A que lembre á Comrnissào dos Vinlios a nomeação da Co ai missão de inquérito a respeito doste cornmercio; o que e da maior gravidade , e urgência.

Açora mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal de Moçambique, e de m.Hs, habitantes daquella Possessão, em que se queixam do Decreto de 13 de Outubro de 1840, pelo qual çp dou um privilegio exclusivo a Companhia d^ Moçambique. Mostram ellei que por aquella concessão vai a Fa/endn perder 30 por cento de direi-» tos que já recebia, e que ao menino tempo se vai dar um monopólio á Companhia, promovendo assim o trafico da escravatura/; porque os.. .,.. ddquella Província fa/ern toda a diligencia para involver o Governo em difficuldades financeiras, a fim de que não tenha meios de pagar á tropa, e aos emprtga-dos públicos, e se veja na necessidade de recorrer ao trafico da escravatuia. D.zem mais que a Com» panhu j A tem faltado ao pagamento.... Finalmente dizem que tudo quanto o Sr. Presidente do Conselho aqui disse nu Sessão de 15 de Outubro de 1840 a respeito desta Companhia, tudo e inexacto, e que S. TX a fôn muito mal informado.

Por esta Representação se \ê que nào eram infundadas as asserções que fiveram os Deputados deste Iddo da Camará; porque o* mesmos receios que nós tivemos, tom hoje a Camará Municipal de Moçambique, e os Negociantes, de Cornm«rcio licito daquella Provinria.

Peço a V. Ex.* que mande esta Representação á Couimissâo do Ultramar pira a tomar na devida consideração, quando se tractar d*j approvar o pri* vilegio da Companhia.

O Sr. Conde da Taipa: —Mando para a Mesa a minha proposta, que xai também as^ignnd.i pelo Srs. Xcmer da Silva, e Eugênio d' Almeida. (Pubh-car-s^ha guando entrar em discussão.")

O Sr. Pasconcellos Ma*>carenhai>: — Sr. Presiden-

te, a Commissão especial encarregada do inquérito a respeito do eorrunercio dos vi/ihos, ap»»nas se reu-Ttiii uma v c i?; mas alguns de seus Membros fazem parle da Cominissão especial de Fazenda, outro» estão ausentes, e eu tondo ido muitas v<_-zes de='de' objecto='objecto' osi='osi' meus='meus' poderá='poderá' proprietário='proprietário' collegas='collegas' sou='sou' prompto='prompto' cargo='cargo' tem='tem' são='são' certamente='certamente' em='em' estou='estou' negocio='negocio' fazenda='fazenda' sempie='sempie' neste='neste' eu='eu' pôde='pôde' commissão='commissão' vsnhos='vsnhos' recotnmendavel.='recotnmendavel.' fazer.='fazer.' seja='seja' tra-bauiar='tra-bauiar' que='que' questão='questão' nada='nada' negócios='negócios' iractar='iractar' acabando='acabando' muito='muito' dm-quento='dm-quento' se='se' creio='creio' mas='mas' particularmente='particularmente' _='_' corno='corno' a='a' nunca='nunca' á='á' necessário='necessário' seu='seu' os='os' p='p' ella='ella' commi='commi' reunir='reunir' nào='nào' interessado='interessado' reunindo='reunindo' da='da'>

O Sr. Theodanco ; — Como o nobre Deputado por Cabo-Verde concluiu pedindo que a representação fosse a Commis»ão do Ultramar, não digo rfa-da; era isso que eu queria propor.

O Sr. 5a Nogueira.—Sr, Presidente, eu pedi a palavra quando o Sr. Mascarprihcis u

O Sr. Presidente: — Lembro aos Membros da Comujissào dos vinhos, e aos das outras, que amanha e dia de Commissões, e por consequência seria bom que combinassem hoje a sua reunião para ama» nlift.

O Sr. Gomes de Castro : —Pedi a palavra para duer por parle da CoinioiSsio , que era uni i to pouco tempo vui entrar em trabalhos o nosso Prosiden» te, o Sr. Joaquim António de Magalhães, o qual (em estado efn uzo de banhos de mar; e postoque est& hoje entre noa, comiudo não me consta que tenha acabado com os seus banhos; então cm clle os concluindo, tractar-se«ha d'Í9so.