O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 60 —

tinha a commissão dois projectos, um dos deputados por Coimbra, apresentado ha 6 mezes, e outro do sr. Vasconcellos e Sá? Qual é a razão porque a commissão não deu o seu parecer sobre esses projectos? Porque não partiram do governo.

O sr. Placido... (O sr. Presidente: — Advirto ao sr. deputado que é uso parlamentar designar os deputados pelo circulo por onde são eleitos) O sr. relator da commissão já em outra occasião me prometteu que brevemente viria o parecer, logo que se desse o do caminho de ferro; porém deu-se esse parecer, veiu depois o das estradas do Minho e o negocio relativo ás obras do Mondego continua no mesmo estado!... Sinto que o sr. relator desprezasse assim os interesses de Coimbra onde foi tractado ião bem, e que lhe pagasse tão mal. Com isto não quero fazer ao illustre deputado censura alguma, porque o meu unico fim é advogar os interesses daquelles povos; e quando o proprio relator da commissão insta com os seus collegas para se dar o parecer, como não me ha-de ser permittido o fazer iguaes pedidos?

O sr. Presidente: — Ainda ha dois srs. deputados que teem a palavra, e eu observo á camara que é este um novo meio de consumir muito tempo. Antigamente quando um sr. deputado tinha interesse em que uma com missão desse o seu parecer sobre qualquer projecto, pedia a essa commissão que houvesse de dar o parecer, a commissão respondia e acabava aqui o negocio; agora gastam-se horas com este e outros objectos que não concluem por cousa nenhuma. (Apoiados) Noto isto á camara, para que de qualquer modo se não impute ao presidente o deixar de observar quaes são os mos.

O sr. Cezar de Vasconcellos. — Se se fizesse o que v. ex.ª acaba de dizer, isto é, se se pedisse á commissão que apresentasse quanto antes o seu parecer, diz V. ex. muito bem, que, respondendo a commissão, estava acabado o incidente; mas não foi isso o que se fez: o nobre deputado dirigindo-se á commissão de uma maneira um pouco severa (Uma voz: — E insolita) não direi insolita, mas um pouco severa, fez-lhe censuras que ella de certo não merecia. Eu não me escandaliso que o nobre deputado diga aos membros da commissão das obras publicas aquillo que quizer; não tenho a susceptibilidade que os membros de outra commissão aqui têem apresentado; não me escandaliso; o nobre deputado está no seu direito em instar e pedir que a commissão das obras publicas apresente quanto antes o seu parecer sobre as obras do Mondego; mas desejo tambem que quando se fazem iguaes pedidos noutras commissões os membros dessas commissões não se escandalisem com isso; e quando tal se verificou por eu instar com a commissão de legislação para que desse o seu parecer sobre negocios importantes que lhe estão commettidos, não vi o nobre deputado ao meu lado exigir que a commissão desse em tempo competente o seu parecer sobre esses negocios. Talvez o nobre deputado intenda que esses negocios não são tão urgentes nem tão interessantes como o das obras do Mondego; pois eu digo que esses negocios que estão entregues á commissão de legislação, importam ao paiz todo, e a uma classe desvalida e desgraçada, e aquelle porque o nobre deputado toma tanto calor, importa, é verdade, a uma classe numerosa, mas a um districto só.

Ora o illustre deputado podia ter razão nas suas censuras que dirigiu á commissão de obras publicas.

Se por ventura a commissão não tivesse apresentado trabalho algum; mas a camara tem-se occupado muitas semanas em discutir trabalhos apresentados pela commissão de obras publicas, trabalhos muitissimo importantes que obrigaram não só os membros da commissão, mas todos os membros da camara a estuda-los muito circumspectamente; e por estes trabalhos que a commissão tem submettido ao exame e discussão da camara, vê-se perfeitamente que a commissão não tem levado a boa vida que o illustre deputado lhe quiz attribuir.

Ha mais. Sobre a mesa, como já tive occasião de dizer, estão muitos pareceres importantes da commissão de obras publicas, alguns impressos e outros manuscriptos, que o sr. presidente não tem podido até agora dar para ordem do dia; e os quaes nem eu nem nenhum dos meus collegas da commissão lemos esperança que se possam discutir nesta sessão; estando convencido que ainda que a commissão de obras publicas trabalhe nestes poucos dias e trabalhe muito, ou limitasse a dizer no seu parecer — que adoptava dos 3 projectos, o que póde dizer em meia hora, ainda assim não se fazia nada. Mas eu declaro muito francamente, que a pareceres assim recusava a minha assignatura: não tenho assignado nem nunca hei de assignar pareceres a respeito dos quaes não esteja intimamente convencido que vem nelles as medidas que cumpre e é justo adoptar ácerca do objecto de que tractam.

Sr. presidente, o illustre deputado conhece perfeitamente a importancia e a complicação dos trabalhos relativos aos campos do Mondego; elles são um problema que não e tão facil de resolver como parece á primeira vista. Pergunto ao illustre deputado que quantia, que sommas enormes se tem gasto já com as obras do Mondego? E no entretanto, os campos estão como estavam: apesar dessas enormes sommas que se tem gasto, os campos do Mondego não estão salvos; os povos eram victimas e tem continuado a a se-lo das epidemias. Ora se isto assim é, se lautas notabilidades deste paiz, se tantos homens competentes, se tantos engenheiros de primeira ordem de Portugal, se tantos homens administrativos a quem se tem encarregado ou commettido este negocio, não tem sabido resolver o problema; como quer o illustre deputado que a commissão das obras publicas em poucos dias venha aqui apresentar um trabalho completo, lendo demais a mais muitos outros objectos a seu cargo. Pois se apesar do que se tem feito já, das sommas enormes que se tem gasto, das diligencias que se tem empregado, não esta salvo o Mondego, não estão salvos Os campos de Coimbra, nós em 5 dias, nós os 7 membros da commissão das obras publicas, havemos de ler o merecimento de poder salvar o Mondego, de poder salvar Os campos de Coimbra? Este negocio, não é tal que se resolva com aquella brevidade que parece ao illustre deputado: é um negocio muito complicado, e de difficil resolução.

E, sr. presidente, ha outros campos que estão no mesmo caso, senão peior alguns, que os campos de Coimbra: este mal que soffrem as povoações, não o só exclusivo das do Mondego; essa desgraça, essa miseria, essas epidemias dão-se em outros muitos pontos do paiz: e eu vou dizer ao illustre deputado o que aconteceu a respeito d'outros campos que estão no mesmo caso que os campos do Coimbra.