O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-77 —

ria talvez facil obtel-as, sendo dos extinctos conventos, porque existem em muitas partes em duplicado: mesmo da universidade seria facil obter muitas obras, e até creio que ella tem obrigação de mandar um exemplar para, a bibliotheca das côrtes. Portanto empregando a mesa os meios necessarios, de accôrdo com a mesa da camara dos dignos pares, podemos ter uma bibliotheca que sirva para os usos parlamenmentares; Eis-aqui os motivos que me levaram a apresentar a proposta.

O sr. Rivara: — Ainda que concorde completamente com as opiniões dos illustres deputados, tenho, porém, que fazer mais uma lembrança á mesa. Parece-me que actualmente não ha na bibliotheca collecções dos jornaes, tanto politicos, como litterarios, que.se publicam no paiz, o que sem duvida era muito conveniente, porque são collecções, que raras vezes se fazem, e que com o andar dos tempos se tornam muito necessarias.

Os artigos de um jornal são ou sobre doutrina, ou sobre factos; por isso intendo que seria conveniente obte-los, e seria cousa de muito pouco custo obtel-o, porque nenhum dos jornalistas se recusará a mandar um exemplar década um dos jornaes que se publicam no paiz; e deste modo vir-se-ão a formar collecções, que no fim de annos são muito valiosas. Não julgo que seja necessario impôr a minima obrigação aos jornalistas por um projecto de lei, porque é uma cousa de expediente, e nenhum editor de jornal politico ou litterario deixará de mandar um exemplar para a bibliotheca, quando isso lhe seja pedido. -. O sr. Placido de Abreu: — Sr. presidente, eu junto tambem a minha voz ás dos illustres deputados, que a tem. erguido, para que a biblioteca seja dotada convenientemente. Sou tambem de opinião que a mesa se intenda com a dos dignos pares, para a este respeito se tomar uma providencia, de que resulte o augmento da bibliotheca de uma maneira mais conforme e util.ao parlamento;

Vi com satisfação a designação dos livros, com que o sr. Tavares de Macedo julga conveniente que seja dotada a bibliotheca; entretanto permitta-me s. ex. que eu peça igualmente a v. ex. e á camara que se addite a essa relação alguns jornaes industriaes, algumas obras sobre organisação militar; (porque muitas vezes é necessario consultar algumas dessas obras) os jornaes de pontes e calçadas, alguma cousa sobre engenharia civil e caminhos de ferro, e tambem algumas obras relativas a vapor e aos progressos que esta industria, tem tido porque isto é uma das cousas mais importantes no estado actual das cousas. Ainda que eu julgo que se não póde fazer a acquisição repentina destas obras, com tudo podem-se ir arranjando successivamente, como se julgar mais conveniente, porque muitas vezes se vê a gente embaraçada por não ler onde ir consultar algumas obras, como ainda ha pouco me succedeu, quando se tractou da, questão do caminho de ferro, por não ter trazido alguns livros, que tenho. Assim faço esta indicação para se juntar á proposta do sr. Tavares de Macedo.

O sr. Tavares de Macedo; — Sr. presidente, eu só tenho a accrescentar, porque me esqueceu deo dizer, que a mesa linha já resolvido mandar todos os papeis parlamentares a todos os paizes, donde tambem devemos ler collecções dos documentos parlamentares, porque effectivamente alguns ha donde nos podem vir cousas preciosas neste genero. Um dos paizes donde vem cousas importantissimas é dos Estados Unidos (Apoiados) e sinto muito que não haja aqui esses documentos, até para se vêr o methodo que alli se segue, que é magnifico; para se verem os estudos minuciosos e importantes que alli se fazem. Eu pela minha parte declaro que acceito com muito gosto todas as observações feitas pelos nobres deputados, e tomo nota dellas para as ler em consideração.

O sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Como a proposta que se discute, foi apresentada hontem, os membros da mesa não tiveram tempo de conferenciar entre si a respeito della, e por isso, não como opinião da mesa, mas opinião individual, direi que approvo todas as indicações que se lêem feito sobre a necessidade de augmentar a bibliotheca da camara, a qual é commum, como já se disse, a esta camara e á camara dos dignos pares; mas para que a mesa possa desde já tentar alguma cousa, e visto que só não apresentaram propostas acêrca da necessidade da compra de alguns livros ou jornaes, lembraria (isto é opinião minha) que seria mais conveniente que cada uma das commissões apresentasse a camara uma nota dos livros ou jornaes, que julgasse necessarios, porque em vista dessa nota a mesa procuraria fazer u acquisição daquellas obras que fossem mais urgentes, e successivamente todas as que fossem precisas para a bibliotheca; porque de outro modo apresentarem os illustres deputados as suas opiniões, sem as mandarem por escripto á mesa, não saberá ella quaes os livros que são mais necessarios, e de cuja compra deve encarregar-se. Se a camara julgar que este modo é mais conveniente, parece-me que a mesa ficará assim mais habilitada para satisfazer aos desejos dos illustres deputados.

O sr. Avila: — Sr. presidente, eu não quero por modo algum oppor-me ao que acaba de dizer o nobre, secretario, mas desejava que não se fizesse dependente de uma commissão a troca de documento; parlamentares. A esse respeito deve a commissão administrativa de que faz parte a mesa, reputar-se competente e a unica nesta parte para adiantar as transacções que estão começadas, ou estabelecel-as novas, na certeza que as despezas que tem a fazer são insignificantes; são apenas as da encadernação dos livros, para que vão com mais aceio, do que aquelle com que aqui se distribuem. Por consequencia, eu intendo que a mesa póde já auctorisar-se para este objecto, independentemente de qualquer resolução que haja de tomar-se quanto aos outros.

O sr. C. M. Gomes: — Eu só quero fazer uma observação, e é que não podendo os membros do parlamento estudar nos livros durante o tempo das sessões, mas apenas consultal-os; e não tendo a bibliotheca publica a necessaria dotação, para a prover de outra collecção similhante, bom seria, para se tirar todo o proveito desta acquisição, que no intervallo das sessões, ou a bibliotheca da camara esteja aberta para os membros do parlamento e para o publico, ou que esses livros vão então para a bibliotheca publica, para alli poderem ser consultados.

O sr. Presidente: — A camara ouviu as explicações dadas pelo sr. Tavares de Macedo. Já vê que a mesa tinha principiado a tractar deste objecto. Agora a recommendação da camara é mais um estimulo para com mais actividade continuar neste empenho, o muito se adiantaria «se com effeito não só as com-

VOL.VIII-AGOSTO-1853

20