O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N: 15.

Cessão em 5

1843.

Presidência do Sr. Gorjão Henriques.

harnada — Presentes 48 Srs. Deputados.

Abertura — Meia hora depois do meio dia.

Acta— Approvada.

(jVâo houve correspondência).

O Sr. Presidente: — Eu peço aos Srs. Deputados façam toda a diligencia possivel para se reunirem mais cedo ,. pois que não é agora por falta de numero que as Sessões se abrem tão tarde, ha já em Lisboa 93 Srs. Deputados, tern já chegado a assistir á Sessão 70 e tantos Srs. Deputados; a falta pois de numero não é que obsta a abrir a Sessão mais cedo, e sim a de se não reunirem ás horas; peço pois aos Srs. Deputados se retinam o mais cedo que lhes for possivel (,/ípoiados).

O Sr. Crispiniano: — O Sr. Lacerda encarregou-me de participar á Camará que pelo seu máo estado de saúde não tem podido assistir ás Sessões, o que fará logo que a sim saúde lh'o permitia.

O Sr. Miranda: — O Sr. Pereira Pinto me encarregou de participar á Camará que pelo seu máo estado de saúde nào pode comparecer á Sessão de hontem, nem á de hoje, e que terá talvez de faltar ainda a mais algumas.

O Sr. Beirão: — O Sr. Canavarro pediu-rne participasse a esta Carna-ra que o seu máo estado de saúde o tem impedido, e continua a impedir de se apresentar na Camará.

O Sr. José Maria Grande : — É para mandar para a Mesa um Projecto de Lei, que vou ler, qual e o segui») te (leu). ( Publicar-se ~ h a quando tiver segunda leitura}.

ORDEM DO DIA.

'Continuação da discussão do Ari. §2.° do Projecto de Lei N." 118. (Vide Sessão de hontem);

O Sr. Presidente:— Entramos na Ordern do Dia, que e a continuação da discussão sobre a Proposta do Adiamento do Art. 22.°, e*la Proposta é do Sr. Cardoso Castel-Branco.

Leu-sc na Mesa. (Vide Seãsâo de honlem).

O Sr. Silva Cabrul; — Parecia-m<_ estavam='estavam' membros='membros' ho='ho' tag1:_='existem:_' fim='fim' declaração='declaração' poderem='poderem' isto='isto' soube-se='soube-se' demorar='demorar' tem='tem' pela='pela' julgou-se='julgou-se' decidir-se='decidir-se' ultima='ultima' adiamento='adiamento' está='está' melhor='melhor' esses='esses' conhecimento='conhecimento' disto='disto' existência='existência' alem='alem' negocio.='negocio.' questão='questão' tanto='tanto' por='por' se='se' documentos='documentos' essa='essa' iclea='iclea' tractasse='tractasse' _='_' a='a' e='e' porem='porem' documento-.='documento-.' linha='linha' deputado='deputado' o='o' p='p' estes='estes' esclarecimentos='esclarecimentos' ultimamente='ultimamente' da='da' de='de' existiam='existiam' f-='f-' tempo='tempo' do='do' commissâo='commissâo' tomar='tomar' fitais='fitais' das='das' me='me' ale='ale' sessão='sessão' precisos='precisos' ficado='ficado' negocio='negocio' inútil='inútil' sr.='sr.' quosíào='quosíào' este='este' hoje='hoje' deste='deste' na='na' esta='esta' tag2:_='adiamento:_' fundavn-se='fundavn-se' parece-me='parece-me' que='que' tinha='tinha' appareceu='appareceu' examinar='examinar' prejudicado='prejudicado' declarações='declarações' pelas='pelas' quw='quw' então='então' para='para' discussão='discussão' camará='camará' não='não' prejudicada='prejudicada' tag0:_='_:_' caslel-branco='caslel-branco' os='os' julgou='julgou' poder='poder' misericórdias='misericórdias' quando='quando' havido='havido' sufíicienle='sufíicienle' falta='falta' porque='porque' fizeram='fizeram' cardoso='cardoso' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:existem' xmlns:tag2='urn:x-prefix:adiamento'>

parece; no entretanto a Camará fará o que julgar conveniente.

O Sr. Cardoso Castel-Branco:—Sr. Presidente, os documentos estão na minha mão, que tenho-os estado u examinar desde hontem; mas elles são sobre urna matéria tão importante, e que devem ser examinados corn tanta cautela, que me não tem ainda sido possivel vê-los todos ; lambem estou certo que mais algum Sr. Deputado quererá examina-los ; nesta conformidade pois , e que eu pcrtendo é que se suspenda a discussão deste Artigo, e que continuemos na discussão dos que se seguem, que e matéria inteiramente separada, ficando este Artigo para depois dessa discussão do resto do Projecto.

O Sr. Presideníe: —O que eu concluo é que o Sr. Deputado presiste em sustentar a sua Proposta de Adiamento ; por tsnlo continua a discussão sobre e!!a; isto é no sentido que acaba de manifestar o Sr. Deputado, de cotUinuar a discussão dos outros Artigos, e ficar este para o fim.