O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 156 —

sem decidir este assumpto não posso concordar. Os deveres inherentes á commissão de inquerito do banco são por tal modo importantes, que todas as pessoas que assignaram a proposta, o fizeram sem repugnancia nenhuma. Por consequencia quanto á inversão concordo, quanto á preterição não me parece conveniente.

O sr. Presidente: — Eu consulto a camara se ha de discutir-se já este assumpto.

Resolveu a camara não tractar desde já deste as-sumulo.

O sr. Santos Monteiro: — Por parte da commissão de fazenda mando para a mesa o seguinte parecer C Leu)

Parece-me que este objecto é daquelles que merece ser já discutido; não ha alteração nenhuma na verba da despeza.

Alando para a mesa mais 5 pareceres sobre requerimentos, e um delles conclue por projecto de lei que deverá ser impresso, ainda que não possa sr discutido nesta sessão.

O sr. Presidente: — A camara conhece a conveniencia de se resolver já o projecto, que acaba de ser mandado para a mesa; por isso vai ler-se, para entrar em discussão.

É o seguinte:

Pareceu (n.º 118 S.) — A commissão de fazenda considerando, que a emenda feita pela camara dos dignos pares não altera a somma votada por esta camara para a despeza no actual anno economico, é de parecer, que o projecto da despeza doestado deve submetter-se á sancção regia para poder ser convertido em lei.

Casa da commissão em 10 de agosto de 1853 — J. D. Roussado Gorjão, presidente = Francisco José Maia = J. Antonio de Freitas, vencido = Antonio dos Santos Monteiro — J. M. do Cazal Ribeiro, vencido.

Alteração feita na camara dos pares á proposição de lei de III de julho do corrente anno da cantara dos srs. deputados sobre a despeza geral do estado para o anno economico de 1853 — 1851,.

Ao ministerio dos negocios da fazenda:

Encargos geraes 1.71.3:707$914.

Esta verba fica reduzida a 1.736:987%914, pela deducção que nella se fez de 6:800$000 da pensão do conde de Penafiel, que passa ao ministerio das obus publicas, commercio e industria.

Ao ministerio das obras publicas.

Commercio e industria 1.172:200$660.

Esta verba deve ser augmentada com a quantia de 6:800$000, que passa dos encargos geraes, e que diz respeito á pensão do conde de Penafiel, para ser collocada nos encargos do correio geral.

Palacio das Côrtes em 9 de agosto de 1853. — Marquez de Loulé, Par do remo servindo de presidente = Visconde de Benagazil, par do reino servindo de secretario. =

Foi approvada sem discussão.

O sr. Arrobas: — Sr. presidente, sinto profundamente que a camara, ao annuncio que eu fiz de querer dirigir algumas perguntas ao sr. ministro da malinha sobre uma revolução que houve em Bissao, não me tivesse concedido immediatamente a palavra, manifestando assim que ligava pouca consideração ao objecto.

Em Bissao houve uma revolta da tropa preta portugueza de combinação com os gentios, para entregar a praça a estes, e saquear a povoação; e se não fosse a guarnição de um brigue francez, que soccorreu aquella nossa possessão, felizmente no momento em que segunda revolta se tramava, pois que a primeira linha sido suffocada, ter-se-ía verificado essa revolta, e a povoação tinha sido saqueada e assassinada. Houve um combate, em que morreu o immediato do brigue francez; os soldados negros fugiram para o gentio em numero de 100; e como não havia tropa para a guarnição, nem podia vir de Cabo-Verde, por falla de meios de communicação, os marinheiros francezes ficaram guarnecendo a possessão de Bissao; e, se como se me diz de Cabo-Verde, os soccorros dalli para Bissao não podem ser mandados em menos de 60 dias, ou até então uma possessão portugueza ha de estar guarnecida por um I força estrangeira, ou, se esta a abandonar, aquella povoação ficará sujeita ao saque e ao assassinio.

Ha já muitos dias que tenho conhecimento deste facto, porque o li no Jornal dos Debates j mas, constando-me que o governo já delle leve participação official, peço ao sr. ministro que dê algumas explicações a este respeito, que me diga quaes as providencias que tem dado, e se é sua intenção remunerar os officiaes francezes que tão grande serviço nos prestaram, e conceder uma pensão a viuva daquelle, que infelizmente morreu no combate.

O sr. Presidente: — Como já deu a hora designada para se passar á ordem do dia, é necessario que a camara resolva sequer que este incidente continue.

Consultada a camara a este respeito, decidiu affirmativamente.

O sr. Ministro da Marinha (Visconde de Athoguia): — Sr. presidente, o illustre deputado ha de reconhecer, que não tem sido por culpa minha que a interpellação não tem tido logar; (O sr. Arrobas — Apoiado) porque muitas vezes me tenho apresentado na camara prompto para dizer o pouco que sahia a respeito do facto, do qual então apenas tinha conhecimento pelo que disse o Jornal dos Debates) e foi hontem, como o nobre deputado sube, que recebi communicação official do que alli aconteceu; e permitta-me o nobre deputado, por honra do nome portuguez, que desde já de algum modo rectifique a sua proposição absoluta, de que a guarnição de Bissao estava de accôrdo com o gentio para lhe entregar u fortaleza, porque o que me communicou o governador foi — que unicamente havia suspeitas. Effectivamente no dia 5 de junho a guarnição da fortaleza levantou-se contra os seus officiaes, os quaes, segundo a informação que tenho do governador de Cabo-Verde, fizeram quanto humanamente era possivel para acabar com a insurreição, e conseguindo-o então, reconheceu-se que a revolta linha ficado adiada para o dia 18. Mas o governador interino leve a feliz lembrança de mandar pedir a Goria, onde se achava parte da estação franceza, auxilio para poder fazer entrar nos seus deveres a guarnição insubordinada; reconheceu-se que no dia 18 tencionavam os revoltosos saquear a povoação, nesse mesmo dia saltaram em leria 60 homens da guarnição do brigue francez, dividiram-se em 3 secções, sendo uma commandada pelo cirurgião, que se distinguiu na acção, e outra pelo segundo commandante do brigue, cuja perda ha que lamentar.

Em quanto ao illustre deputado suspeitar sobre o