O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 192 )

w,.,... ue segtie a laliar é o Sr. D . João d'Azevedo, 'uctor do Requerimento: S. S.a ouviu o convite, e gora poderá satisfazer a elle.

O Sr.' D. João d' A%evedo :•— Quando eu fiz- esse Requerimento, foi tão só e unicamente pára uma rv-commendação ao Governo; não o fiz, nem o podia fazer, com intenção a mais tave deoífender, ou'ata-car a probidade e caracter da pessoa que dirige a Repartição do Correio Geral, nem tão pouco cotn o intuito'de manchar essa Repartição (Apoio-dos). ... •:••...

Eu fiz esse Requerimento • em vista de um facto que se rleu, e vem esse a ser «— no Correio de quinta feira ultima re.c(-b|^ua^tro ou cinco Cartas d'in-viduos d© Dislricto d'Aveiro, moradores elles em Jog-aYès diversos, erií que me recommendavam segu-Tíisse de olíender (Apoiados).

O Sr. Rebello Cabral: — Sr. Presidente , ainda •mesmo depois da explicação que se acaba de dar, •ainda mesmo acreditando, como acredito, que o Sr. Deputado tivesse um facto (nem seria capaz do contrário) para justificar o espirito do seu Requerimento, eii;peço licença assim mesmo para dizer yo Sr. Deputado que por interesse seu, por decência própria, lhe convém retirar o estilo acre do seu Requerimento, e que independentemente deste li-•nha meios legaes para poder perseguir quem julgasse tinha aberto as suas Cartas; e em caso ne-•nhum carecia de servir-se de uma redacção tão violenta como aquella que se acha no seu Reque-^ i mento.

Sr. Presidente, nfto terei duvida alguma em ap-provar o Requerimento quando elle seja reduzido •aos termos simplices e curiáes ern que elle deve ser concebido, sem que d'ahi venha censura, nem ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros como Ins-jpector Geral dos Correios, nem tão pouco ao seu digno Sub-Inspector, de cuja probidade ninguém

pôde duvidar (Apoiados). Concordo na recotmucn» dação, com tanto que o mesmo Sr. Deputado, au-ctor do Requerimento, diga á Camará que reli-ra essa redacção, porque não e' possível adopta-la, "(Apoiados) e a substitua por ouira conveniente.

Ó Requerimento approvado tal qual está, importaria um estygma que de certo a Camará não quererá lançar de semilhante modo (Apoiados}. Faça-se a rjecéinmendação para que o Governo tome este negocio em consideração, mas de modo que não ^resulte desaire nem para elle, nem para Empregados, de cuja probidade não se duvida, nem e' licito duvidar sem factos provados em contrario (Apoiados).

Ó Sr. D. João de Azevedo: — Não tenho duvida nenhuma em alterar a redacção do Requerimento ; mas peço ao Sr. Deputado me lembre alguma que seja conforme o seu desejo, porque S. S.a quer

O Sr. Presidente:—Como não ha mais ninguém ínsrnpto, eu vou pôr o Requerimento á votação. Foi rejeitado unanimamente*

O Sr. Presidente: — O Requerimento foi rejeitado unanirnamente, ale o foi pelo próprio seu au-etor.

O Sr. Roma: — A Camará estará lembrada Jde que ha dias o Sr. Ministro da Fazenda apresentou uma Proposta em qne pedia auctorisação paia negociar .700 contos sobre a decima do actual anno económico. Vinham juntos a ella alguns documentos , nos quaes o Governo explicava o uso que fez da auctorisação que lhe foi concedida para satisfazer ás despezas do anno económico de 43 a 44; entre esjes documentos vinham alguns que declaravam terem-se feito contractos. E* preciso pois que saiba esta Camará que contractos se fizeram , e quaes as condições dei lês; é presiso, que es*es contractos sejam presentes á Camará, e á Cotn-missâo. Para esse fim vou mandar para a Mesa o seguinte

REQUERIMENTO. — « Requeiro, que se peçam ao Governo, com urgência, copias das condições dói ^contractos feitos ultimamente cotn Pastor e, Araújo* e a Companhia—União Commercial. » — 9 de Dezembro de 1843. — Roma.

O Orador: — Parece-me fora de toda a duvida, que este Requerimento deve ser considerado urgente (Apoiados); porque como a Proposta o e', havendo a Commissão de Fazenda de se occuparfdel-la com brevidade , por isso e' necessário que esses documentos, que são assaz importantes, venham com a brevidade possivel (Apoiado).

Foi declarado urgente, e em seguida approvados O Sr. Alves Martins: —* Mando para a Mesa o seguinte Requerimento. (Leu, e delle se dará conta quando tiver segunda leitura.J