O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

est-e Ministério tem nomeado menos Em pregados que nenfeurn.... (O Sr. José Eslevâo : —Não fallo nos* lê). Não nomeei nenbnns: se são moraes ou imU inojraics «ao conheço: se lá estão, alguém os nomeou para lá, € não fomos nós. Agora descerei a detalhes, e irei respouideudo successi vãmente ás observações que «qui se fizeram.

O Hn-h-o actualmente paga oito tostões por quintal, se tne «ao falha a memória; o Governo ou a GoTíiirirssâo levanta esle direito a doze tostões o quintal. O direito existente sobre o linho e sobre o cânhamo, é muito menos que o direito da exportação que paga n?rs Alfândegas da Rússia, de Petersburgo f. Riga-. O Governo e a Coinrnissão tiveram em vista, animar pouco a pouco e progressivamente a cultura deste género no nosso Paiz, para a qual ha im-mensld-ade de terrenos eíocaes altamente favoráveis: nós temos abundância de terras rmiito análogas, por exemplo, ás terras da Lombardia, do Reino Lom-bardo-Veneziano, e outros Paizes da Itália onde o linho «ca afeara o ílorecetn extraordinariamente, e formara «m grande género de exportação; e por consequência não sei o motivo porque em Portugal não se ha de ir animando por meio de um direito progressivamente protector, esta cultura que aliás nos Íia de ser de muita utilidade: na Ilha de S. Miguel nos A-çôres já se cultiva, e em Portugal póde-sedes-enivolver grandemente. Sapponham os que amanhã pôde vir apparecer titn Imperador novo como Paulo l,0, elia havia de redarguir — «e que f;:vor liáveis de famr a .o nosso cornme-rcio, visto que os vossos direitos

O

Igualmente não e' pezudo o direito do ferro. Esle direito é o que antigamente e sempre existiu em Portugal de 360 réis por quintal; ainda assim é elle muito módico: mas temos minas nossas que podemos explorar; agora fez o Governo uma consignação mensal para a exploração da mina da Foz-d*Aige: ha minas em Portugal que se devem e podem explorar. Ora agora sabe S. Ex.a qual tem sido a consequência desse direito módico no ferro? Tem.sido, que o ferro que se importa em Portugal, e' o da mais inferior qualidade: lia seis ou sete qualidades de ferro, e o que para aqui veni é o roais inferior, de preço mais baixo, e o mais incapaz de se fazer por elle boa obra. Elevando-se por tanto o direito ha de vir melhor ferro, e as obras hão de ser superiores. Tenho tido na minha Fabrica officiaes deste ramo, e todas as suas queixas eram a respeito da p

Disse o Sr. José Estevão que o Governo tinha pouca religião, em consentir e vir aqui atacar por esta forma diferentes ramrts-de industria.