O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 191 —

de reis. Por consequencia, o governo não póde dizer mais do que nós sabemos já,.e que foi bastante para as commissões darem o seu, parecer. Agora se o sr. Bivar desconfia, que não são exactas estas informações, e se tem outras mais exactas, para que quer a presença do governo? Para que quer ouvir esses esclarecimentos da boca do governo, se não confia nelles?

Por conseguinte o seu raciocio caiu, e se caiu, deve cair tambem a sua proposta de adiamento.

O sr. Presidente: — Não ha mais ninguem inscripto sobre o adiamento; mas não ha numero na sala para se poder votar; e por isso para aproveitar o tempo darei conhecimento a camara de que me foi apresentada pelo conselheiro, official maior da secretaria, uma synopse de todos os trabalhos da camara na presente sessão legislativa,» a qual póde ser examinada pelos srs. deputados, e talvez que a camara queira que se publique no Diario do Governo (Apoiados) e considerar digno de louvor este trabalho espontaneo, feito por aquelle empregado. (Apoiados)

O sr. Dias e Sousa: — Eu peço, que, não obstante não haver numero, me seja permittido dar uma explicação com relação ao que disse o sr. Vellez Caldeira.

O sr. Presidente: — Visto não se poder fazer outra cousa, a camara convirá em que o sr. deputado dê a sua explicação.

O sr. Dias e Sousa: — Sr. presidente, eu cedo o passo a todos os membros desta camara, e a todos fóra della, em tudo quanto fôr dotes distinctos de alma, menos numa cousa, no amor á verdade; nisto não cedo a ninguem, nem dentro desta casa, nem fóra della. Eu por consequencia, sendo membro da commissão ecclesiastica não vim enganar a camara, quando se apresentou aqui neste projecto assignado por mim a declaração de que a maioria das commissões reunidas o tinha approvado. Portanto, é preciso que as palavras do sr. deputado que eu muito respeito ha muito tempo, como sabe, sejam intendidas no sentido restricto em que o pódem e devem ser.

Historiarei o negocio succintamente. A camara resolveu, que a commissão ecclesiastica désse o seu parecer sobre este objecto, ouvida a commissão de legislação, e não cabendo na estreiteza do tempo remetter primeiro o projecto á commissão de legislação, esperar pelo seu parecer, e dar depois o seu á commissão eclesiastica, e reconhecendo esta a urgencia de concluir este negocio, a fim de que passasse ainda nesta sessão, adoptou-se o arbitrio de reunir ambas as commissões; reuniram-se effectivamente, e tendo-se reconhecido na primeira conferencia a necessidade de serem presentes alguns documentos, eu mesmo me encarreguei de os trazer no dia immediato, para evitar a demora que haveria em se expedir um officio a exigil-os; mas estando já aberta a sessão, quando cheguei á camara, não se puderam reunir as commissões nesse dia, comtudo fiz saber aos meus collegas da commissão ecclesiastica, que os documentos já existiam na commissão, e ao sr. Castello Branco pedi, que noticiasse isto mesmo aos seus collegas da commissão de legislação, a fim de que os podessem examinar: alguns os foram examinar, outros não julgaram isso necessario, mas nenhum era capaz de assignar o parecer de cruz, e sem. pleno conhecimento de causa, e effectivamente o parecer foi assignado pela maioria da commissão de legislação, pois que o assignaram 7 membros; e porque não se verificou a circumstancia insignificante de se reunirem todos os membros da commissão, e de se congregarem em roda de uma mesa, não se póde dizer que não foi ouvida a commissão de legislação.

O parecer, como disse, está assignado por 7 membros, e por isso não passo concordar de modo nenhum com a opinião do sr. deputado Vellez Caldeira, quanto a dizer que a commissão não foi convocada para tractar deste projecto.

Tenho, pois, dado a minha explicação, e até não teria occupado a attenção da camara, se por ventura ella se achasse em numero para poder continuar com os seus trabalhos. Sei que o sr. Vellez Caldeira não diz nada com intenção offensiva, mas como poderia parecer a alguem que tinha havido na apresentação do projecto um procedimento menos regular, por isso intendi dever dizer duas palavras sobre o objecto.

O sr. Vellez Caldeira: — Sr. presidente, eu não posso deixar de fazer ainda algumas ponderações sobre o que acaba de dizer o illustre deputado. Eu, sendo presidente da commissão de legislação não tive participação para similhante reunião; e diz o illustre deputado que apenas fallou a insignificante circumstancia de se reunirem todos os membros á roda da mesa! Parece-me que esta circumstancia não é tão insignificante, como parece ao illustre deputado, porque só assim se póde dar um parecer convenientemente, e com perfeito conhecimento da materia.

A primeira vez que a commissão se reuniu para discutir o projecto, não fez senão conversar; e afinal assentou-se em pedir informações ao governo; e fui eu que disse ao sr. Dias e Sousa, se elle se encarregava de trazer os documentos que estavam na secretaria do reino. — Esta é que é a exacta verdade (O sr. Dias e Sousa: — Apoiado) O mesmo illustre deputado, pelo apoiado que acaba de dar, reconhece que isto foi assim; nem é outra coisa, nem eu era capaz de dizer senão a verdade. Não houve por consequencia discussão, não se reuniram um por um, nem estiveram reunidos á roda da mesa, como parecia, e era até conveniente que o estivessem, para todos serem ouvidos, para todos cummulativamente tomarem parte na discussão, e não andar a consultar cada um dos membros isoladamente, como se fez. Se tiveram alguma reunião, declaro que ninguem me chamou a essa reunião, quando estavam esses papeis na commissão; eu é que um destes dias encontrando-me com o sr. deputado Cardozo Castello Branco, lhe perguntei — então já vieram os papeis? S. ex.ª respondeu-me que sim, que lá estavam na commissão, que a commissão estava reunida, e que se eu quizesse podia lá ir, = ao que eu respondi = que não podia porque tinha pedido a palavra ácerca do projecto da contribuição de repartição, na discussão do qual queria tomar parte, como de facto tomei, e por isso naquelle momento não podia ir á commissão. Depois disto não se me disse mais nada a este respeito.

Eu disse, — é verdade que não assignava de cruz; mas isto não queria dizer que os mais senhores assignaram de cruz; isto o que queria dizer, e o que quer dizer, é que eu queria, como quero ainda, examinar o negocio (Apoiados).

O sr. Corrêa Caldeira: — Aproveito esta occasião para participar que faltei á sessão de hontem, por doente.