O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 213 )

que não e' aquellô que aqui se representa : não é o Paíz coberto de impostos, não e o Paiz á bordo do abystno; isso não; e em quanto a systemas de que fanto se tem fallado, e de que tantos se lêem apresentado com as melhores intenções, qvrasi que ene vou capacitando que isso é uma chimera, peia impossibilidade que ha de os fazer passar completos em um tempo rasoavel (Apoiado). Eu já conto quatro systemas, e todos lêem falhado; não e por culpa de ninguém , e' da natureza das cousas ; e se um systema custa tanto a vingar n'uma Camará onde ha uma Minoria tão pouco numerosa, o que não acontecerá quando a Minoria seja mais proporcional com a Maioria? O primeiro systema (e •não se me diga que vou fallar da historia antiga) foi do Sr. José da Silva Carvalho, syslema que ainda se pôde sustentar com as melhores razões : este systema não passou muito ternpo que não fosse destruído. Creou-se depois nina Commissâo de que eu fui Membro; esta Commissâo fez uma cousa a que chamou syslema, não sei se bem, se m&l; rnas é certo que procurou equilibrar a receita com a despeza, cortando esta, e creando novos recursos. Uma. das circurmtancias necessárias para que este «ystema fructincasse, era passar rapidamente nesta Camará, e discutir-se antes que entrasse o novo nnno financeiro, mas isto não se pôde verificar. O Ministério de 26 de Novembro, com todo o desejo do bem Publico, apresentou nesta Camará esse systema ; mas uma questão se suscitou muito constitucional, e muito importante talvez, que deu com esse systema em terra ; foi a questão dos Batalhões ;

bem o Governo, à que tenlío a ííoíira de pertencer , olhou para essas Classes. (C) Sr. silves Mar* Uns • — Para lhes tirar 50 por cento,) Deu-lhes 50 por cento em togar de 12 ou 15 que lhes davam na praça (Apoiados).

Ora agora, dizem osSrs. Deputados — rnas o systema acabou, isto já e outra cousa. Pois não e assim; é a mesma cousa: do que se tractou somente foi de ver se poderíamos espaçar urna medida bas-tantemente violenta, e se ao mesmo tempo se poderia descobrir algum rncio de supprir esta falta. Este meio, Sr. Presidente, não digo eu qual elle seja; mas é justo e bom que nos occupemos de ver se pó* deremos passar sem uma contribuição extraordinária, se poderemos, por exemplo, estender a Lei do Sello a rnais alguns papeis. Não falta quem diga que as Loterras, com os seus immensos bilhetes, suas divisões e subdivisões, poderiam contribuir com alguma quantia ténue impondo-se-lhe um sello; que a Lei do Sello poderia comprehender os recibos de uma certa quantia para cima; e porque não? Pois o recibo não e' um documento dos mais solemnes que? se apresentam no foro e na vida comrnum ? Trago isto para exemplo; pôde ser que appareÇam outros meios que nos salvem daquella medida extraordina* ria, e entretanto o Governo para não perder tempo, e porque não era possível soífrer esta lacuna desde" já e' que fez a sua Proposta para ser auctorisado a • negociar sobre a meia decima já vencida: não hsc aqui anticipação nenhuma.