O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

céu a*«iír, i referiodo-sc á> pR\avr a* z=z ultimamente J'eitos — de que uso no tueu Requerimento, mandou S. íix.* sóaneiiie cópias -dos Contractos, que já fo-rai» presentes, e sào oe Contractos feitos em Agosto e Outubro. Este fatio é um po-uoio estranho, mas eu não moralizo. A Gamara approvou o meu Requerimento por estar convencida de que é indispensável virefíi as esclarecimentos pedidos, e eu repito-o do «fguinte mudo: (teu.)

O Governo quando apresentou a Proposta de que já falleí , apresentou cópia de todos os Contractas que Imha feito ; e deu por isto a conhecer quanto desejava esclarecer a Gamara; mas os Contractos apresentados sào os que tiveram logar ate ao tempo QAUÍ veia e Proposta ; mas já depois da apresentação da Proposta se fizeram dói* Contractos, e é desseô uilitnQtnentc feitos que eu fallo.

Também peço a urgência deste Requerimento.

Foi julgado urgente e entrou em discussão. O Sr. s/lves Martins: —- Creio que e este Requerimento ninguém se deve oppor, e até mesmo porque eli« já está votado; e eu o julgava rauilo desnecessário , « não ene parecia que »e desse a necessidade delle, porque, até quando o Sr. Roma fez es«e Requerimento, o Sr. Silva Sanches parecendo-Ihe que elle não abrangia todos os Contractos que se haviam feito, fez um Requerimento no mesrno sentido, a fim de que viesse a esta Camará cópia de todos os Contractos, que o Governo houvesse feito; alguém houve da parte do Governo que disse, que este Requerimento era escusa-i», porque o s«u conteúdo se achava comprehendido no do Sr.-Roma, depois d«iU declaração do Governo o resultado foi o Requerimento ser retirado: agora o que aconteceu é que nero um , nem outro foi satisfeito ; parece que neste procedimento appareceutna niá fé da parle do Governo ; entretanto faça-se o Requerimento de novo, Requerimento que "ao pôde deixar de ser approvado, afim de que tenhamos presentes todos os Contractos que se tem feito.

O Sr. Secretario Peixoto: -— Eu quero só explicar um facto á Camará, e do qual é preciso ter conhecimento: o Requerimento do Sr. Silva Sanchea foi approvado por esta Camará, e foi approvado até coflio Additamento ao do Sr. Deputado Rorna, « por isso nào foi retirado (Apoiado) mas foi effe-ctivamente remettido ao Governo.

O Sr. Carias Bento:^~E\\ pedi a palavra, unicamente para advertir ao illustre"-S)eputado, que era mait próprio fazer estas accosaçòes, quando estivessem presentes os Sr. Ministros, porque poderiam defender-se delias, © talvez destrui-las.

O Sr» Sintas: — ( O Sr. Deputado ainda não restituiu o sen discurso.)

O Sr. dhes Maríin&:-~Sr. Presidente, eu não esperava que tocasse tfio de perto a sensibilidade da parta dos Sr. Deputados cotn dizer alguma cousa, mçriai ngradavel co«i referencia ao Governo! Eu entendi pelas expressões do Sr. Ror»» que o Governo rçspoadeu ao s.«u Requerimento eo.ru a referencia ás copias dos Contractos CJHC já cá estavam, a Contractos q.uo s* não pediam r»o Requerimento, íieanda aiíiin silencioso quanto ás copias dos Contractos que »e exigiam , e por isso eu disse que r>a-recta haver aqui «vá fé da parte do Gover»». Agora qiua&ta a deverem»s« fa2«r as accusaçoes

que se quiserem dirigir ao Goverrtò quaftdo èílè es* teja -pr«sen.te , eu lambem concordo nisso; ma» sé o Ministério q«asi nanca está presente, iróá não havemos modificar a discussão pela faUa do Governo, aindahontem eu notei q HO nào estivesse presente na discussão que se tradava.

Eu não fiz accusaçào alguma do Ministério, e, no caso de as fazer, lanto quanto os Sr. Depulados tem direito a re^ponsabilisarem-se por isso, no mesmo grão tenho eu direito de as fazer, quando entenda que o Governo falta aos seus deveres.

O Sr. Roma,:—--Quando o Governo apresentou n Proposta para os 700 contos , jttntou logo copia dos Contractos ultimamente feitos, mas feitos até a «ssa época, d'então para cá fizera m-se dous, e é esses dous que eo peço, e não me persuadi, com quanto viesse satisfeito o meu Requerimento do modo que já notei * que não se queria mandar copia desses dous Contractos, e isto quando o Governo desejava dar todos os esclarecimentos precisos a este respeito ; estou bem convencido quê foi engano, e-por isso é que fiz o meu Requerimento outra vex, Re* quciituento que eu entendo, deve aer satisfeito o , quanto antes (Apoiado) a fim da Camará e a Com-missão ter conhecimento delles; nào me persuado que o Governo queira desviar da Camará esses éi» clarecimentos. (Apoiado)

Julgoit'Se discutido , e foi àpprovtidot O Sr. Cardoso Caslel-Branco :—'Sr. Pfesiden* te, no Relatório do Pareter que acaba dê ser distri* buído, que é o da Cornmissâo Especial encarrega** da de examinar a nova Lei sobre a imprensa, ré* fere-se a uui documento , que nota dê muito' importante, e o é, a líntotislica das baldadas acôtt* sacões de crimes~pof abuso d'imprensa : este ddcu-mento é assaz importante, deve ser examinado pelos Srs. Deputados. Eu não exigirei qne este do* comento seja impresso* mas peço unicamente a V. Ex.*, que dê as providencias necessária* a fim de que esse documento fique em cima da Mesa j para ser examinado , e consultado pelos Sr. Djepurados, que se quizerem dar a esse trabalho.