O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

íalgnem disse que era só para os ricos, porque aos pobres ella faria mui • porque osel e -um género que todas as classes consomem e sendo a cktsse .baixa -ião miserável, como-aqui nos disse um iílostre .Çe-pulado descrevendo á'broa áspera, moi-hada eorçj uma sardinha e algum vinho de que a classe baixa usava lia sua Província arranhando-lha a garganta, corno pôde ser módico e tolerável para estas classes o imposto no sal. oáiie excede o seu preço regular ?!

Sr. Presidente, um ill-nstre escriptor traçtando dos impostos diz, que é necessário quando se procura collectar a cada Cidadão a .porção, com que e!!e deve contribuir para as despezas do Estado, diz elle , que e' necessário ter em vista não só.as necessidades do listado, .mas as necessidades dosCi-dadáos, e que nada lia que a sabedoria e a prudência devam regular mais do que esta porção, com que deve cada um contribuir paia a receita publica, de modo que tractando-se de saber qual e essa porção, e perciso que seja squillo que cada Cidadão deve .pagar, e não oque pôde pagar; mas, que se ascir--cufnstancias publicas exigirem que seja aquiilo q

Ora este imposto nào é só no sal despachado para consumo do Paiz , e também para o sal que se exporta paia as Províncias Ultramarinas. vSr, Presidente, depois de fechados, para nseirn me expíi-:-ca-r, todos os mercados aos nossos produclos; depois. que .as nossas vistas se achavam nxa« nas Províncias Ultramarinas como. o ultimo mercado que temos, ou que temos para lá apresentarmos as nossas .producyões-,' é neste tempo 'do aííLçíui e qnasi setn esperanças que o Governo se lenibra de,?te bei-lo incentivo para promover o comsnercio com as Províncias Ultramarir.Tjà. O Governo, Sr. Presidente, de mai» a mais apresentou e?ta medida com' a ignorância absoluta de todos os dados estalUlU cos que devia ter presentes para ver se por ventura, este imposto era bem, ou mal lançado. Sr. Presidente, é preciso que se sáib.a que mui l. o do sal que se despacha para consumo do Paiz, vai entrar por contrabando-em Hespan.ha , em muitos pontos onde o sal de Cadiz fica muito roais caro do que o nosso. Ora, Sr. Presidente, se o sã! que é despachado para consumo do Paiz, está fazendo um abjecto de exportação, e um grande artigo, do nosso commercio, será por ventura conveniente, deve o Governo, que se diz querer promover a felicidade do Paiz, lançar um serwilhante. imposto que vai «cabar com ess-a exportação?.. . Certamente não; mas eu nesla parte faço jusUça ao Governo; porque quero acreditar que se o Governo tivesí.*co-nhecimento disto, se soubesse que muito do nosso, sal vai entrar em Hespanha , não se lembraria de, lançar semiihiinle imposto. Sr. Presidente, estendem-se a mais as consequências fataes que podem, resultar deste imposto, e se pensasse mal dos homens diria que eíie fora inventado, de. propósito pá-, rã matar as nossas Pescarias. Sr. Presidente, as nossas Pescarias para a sua laboração fornecem-se

)

do sal do Paiz; mas o sal do Paiz vai a pagar por este Artigo um vintém por alqueire, que importa 1:200 re'is por moio, e por isso as'Pescarias ucarn gugeilas alem dos 6 por cento a outro imposto <_1e de='de' vejo='vejo' rnaià='rnaià' dê='dê' do='do' pelo='pelo' hei='hei' projecto='projecto' verdade='verdade' pescado='pescado' estrangeiros='estrangeiros' diz='diz' _.por='_.por' um='um' logo='logo' _100='_100' do.sr.='do.sr.' exceptuado='exceptuado' como='como' erii='erii' tlej='tlej' elie='elie' eu='eu' ministro='ministro' que.='que.' isca='isca' que='que' no='no' entender='entender' negócios='negócios' ficava='ficava' dos='dos' consignada.='consignada.' artigo='artigo' fosse='fosse' aproveite='aproveite' fique='fique' aidea='aidea' se='se' para='para' então='então' desse='desse' mesa='mesa' si='si' não='não' mas='mas' sal='sal' _='_' a='a' consumido='consumido' e='e' cento='cento' imposto='imposto' maneira='maneira' é='é' additamento='additamento' posso='posso' o='o' p='p' mandar='mandar' ella='ella' porque='porque' eu.='eu.'>

Concluirei, Sr. Presidente, lembrando á Camará o ultimo resultcÉfio que no, meu entender vai produzir esíe imposto, se a Camará o.votar. Nos limpos feíbes do nosso. Commercio de Sá!, Sr. Presidente, muitas easas se fizeram, e muitas fortunss.se crea-rarn corn o seu producto, em que atravez de Iodas as,v'icÍ5SÍtudes porque passou, se conservaram ;• agora, Sr. Presidente, que pelo imposto o Sal vai pag.ar mais de direitos, do que a importância porque eile e vendido, a Camará, Sr. Presidente, não pôde deixar de entender que estas casas se hão de com-píotamente arruinar, e estas fortunas acabar, e eu peço á Camará que não queira de maneira nenhuma que sobre as ruínas dessas casas fique escripta a memória dos Deputados cê 1843 ! Por todas estas considerações, Sr. Píesidente, eu espero que.a Camará sendo justa, attendendo corno deve para o bem deste Paia que lhe foi confiado, e que protnet-feu. debaixo de. juramento promover quanto estivesse «o seu alcance, não approvará mais este tributo, que. e!Se faça ao menos u toa excepção de toda es*a Corrente que lembrou, ao Governo, creio eu que com boas intenções, mas cujo resultado já se vai mos-Irando e cada vez mais se ha de mostrar que e' desastroso, e que ha de obrigar d'aqui apouco tempo a "emendar compíetarnente todo esse Systema que se disse otganisador de finanças.

Mando o Addítamento a que alludi, que e' concebido nestes termos. ... .

ADBITAMENTO. — Fica isempto do imposto decretado neste Artigo todo o Sal, que for despachado para consumo dequaesqucr pescarias Nacio-naes.—. Lopes Branco.

O Sr..Xavier da Silva: — (O Sr. Deputado não restituiu ainda o seu discurso).

O Sr. Presidente: — A primeira Proposta do Sr. Deputado e uma Emenda , porque propõe a eliminação ; a segunda e uma Substituição: sobre a primeira vou consultar a Carnara, se a admitte á discussão ; a segunda fica reservada par« o seu logar competente, que e' se o Artigo for rejeitado.