O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27

camara se occupa, a discutir um objecto que realmente não merecia mais que duas horas de discussão. (Apoiados)

Sr. presidente, como o tempo é precioso, por isso apenas direi doas palavras, porque mesmo o illustre deputado não foz mais que repetir alguns argumentos que já hontem apresentou.

S. ex.ª combateu o projecto que diz respeito a este digno official com a maior habilidade possivel, e s. ex.ª inclusivamente foi buscar um parecer que s. ex.ª achou por acaso defronto de si, ou sobre uma meza; s. ex.ª foi procurador do sr. Cabreira, veio apresentar á camara a opinião deste sr. deputado, membro da commissão, que foi o que fez essa substituição que acaba do mandar para a meza.

S. ex.ª tem desejo que este negocio seja adiado para quando se tractar do sr. João da Silva Carvalho.

Sr. presidente, agora tracta-se de um caso isolado que se apresenta com circumstancias muito especiaes, e este relativo a um official muito digno; quando se tractar do sr. João da Silva Carvalho, tracte-se só do sr. João da Silva Carvalho, como agora se devo tractar só do sr. Guedes. (Apoiados)

O illustre deputado repetiu hoje as mesmas idéas que hontem apresentou relativamente ás habilitações scientificas; e ou recordo hoje ao illustre deputado os exemplos que hontem lhe citei com relação á França e á Inglaterra. — o almirante mais celebre que houve, o primeiro almirante de Inglaterra foi moço de bordo, e quando se lhe dou a primeira patente, ou primeiro posto na armada, não sa Ibo poz restricção alguma, e não tinha habilitações algumas de escólas navaes.

Eu não tracto mais deste ponto, não discuto mais este objecto, porque effectivamente cança, e a camara não ganha nada com isso.

Sr. presidente, este novo meio de prejudicar a questão é o mais inadmissivel de todos — Francamente se vote contra o parecer da commissão; francamente se diga — que não póde ser admittido na arma de marinha um official, que deu provas do estar habilitado por ser official de marinha, marche-se assim, que se marcha mais direito. Diga-se a esse official — não outro, porque a camara não o julga no caso de poder entrar para a marinha. Mas deixar a este official já idoso, que tem adquirido certos habitos, que tem prestado certos serviços, que tem commandado em estações navaes, que já não está em circumstancias de ir para uma escola aprender a lingua latina, franceza, e ingleza etc. ect. emfim aprender cortas materias que hão de ser para elle muito mais difficeis de aprender do que quando era creança; dizer a este official — vá passar por estes tramites, se quer seguir tal carreira; —... é o mesmo que dizer-lhe — admitto-vos, mas apresento-vos um ponto, onde é impossivel que tu possas chegar; — admitto-vos, mas rejeito-vos ao mesmo tempo 1 Eu por consequencia peço ao nobre deputado que antes rejeite francamente o parecer; diga — não podeis ser admittido; — não proponha restricções, que é impossivel ao individuo de que se tracta poder satisfazer (Apoiado).

Não posso por consequencia deixar de concluir votando contra o adiamento, ou substituição do illustre deputado, porque não vinha a ser mais que destruir o parecer da commissão, destruir o beneficio que se quer fazer a um official dignissimo, que se fosse da marinha ingleza ou franceza era julgado muito digno de chegar a almirante. Termino pois dizendo á camara que o maior serviço que se póde fazer, é concluir este negocio seja a favor ou contra.

O sr. Ministro do Reino (Fonseca Magalhães) — Sr. presidente, eu não sou nem a favor, nem contra, nem me parece que seja chamado á questão na minha qualidade de ministro, nem o illustre deputado que me obriga a fallar, me chama a ella. O illustre deputado fez uma invocação aos meus sentimentos de amizade; declaro ao illustre deputado que muito me honrou se suppôz em mim esses sentimentos em gráo subido; existem, mas não é occasião de. fazer comparações, nem eu as faço, não entro nellas. Desejaria que o filho de um amigo meu, de quem sou tambem amigo, mereça sempre tão bem da sua patria, como até agora tem merecido (Apoiados); que continue, e estou certo que a camara dos deputados da nação portugueza lho ha de remover qualquer tropeço que se apresente ao seu adiantamento (Muitos apoiados.) Mas esses desejos que tenho, essas esperanças que concebo, poderão de alguma maneira ser em menoscabo do official que se apresenta, e do quem eu vejo a allegação, de serviços importantes muito recommendaveis, e que pedem, e creio que devem merecer a esta camara a attenção que a sua commissão deseja que ella tenha? De certo não. (Apoiados) Não entrando, pois, na comparação do gráo de merecimento de um official dignissimo e distinctissimo que aqui não está, e que não pede nada, com o de outro tambem muito distincto e muito recommendavel, que pede, não entrando nessa comparação, não quero prejudicar a resolução da camara, que espero que seja a favor deste official, porque os seus serviços não devem ter, em logar de premio, uma condemnação. Isso que se aponta que se faça a este official em recompensa, dos seus serviços, de certo não é bastante para um homem que tem aspirações, que serve a sua patria em climas doentios, onde os perigos são imminentes, e onde é necessario toda a pericia da arte para resistir a elles (apoiados). Não basta dizer a um official — vós ficais sempre, ainda que attendido, condemnado: e condemnado a que? A parar. Um nós que somos uma camara de progresso, de certo não quereremos condemnar á paragem, á retrogradação, á morte um official que fez tantos serviços ao seu paiz (Muitos apoiados). E o que entendo; mas não intervenho na decisão de camara, que de certo será a mais judiciosa.

O sr. Cunha Souto-Mayor: — Sr. presidente, se ou não tivesse desde principio a tenção de approvar este projecto, depois que fallou o illustre deputado que ma precedeu, tinha formado essa tenção.

Sr. presidente para que é que o illustre deputado veio, aqui trazer uma comparação de serviços entre o tenente Silva Carvalho e o sr. Antonio Maria Guedes? Eu estou capacitado que o tenente Silva Carvalho era o primeiro a condemnar esse parallelo, porque elle & bastantemente cavalheiro, para que o seu nome não sirva do escudo para fazer mal a alguem, invocou se o sr. Silva Carvalho para fazer mal, e depois vem dizer-se — este official não tem serviços. Parece que o illustre deputado não liga significação ás idéas. Pois um homem que serve ha 12 annos o seu paiz, não serve! Um homem que commanda embarcações, não presta para official de armada. Para que é que o illustre deputado vem cuspir injurias na camara com erros de doutrina e erros de facto? Para obrigara camara a commetter uma torpeza. Para que é que o illustre deputado, sendo bastante cavalheiro, vem citar com entono o nome de um cavalheiro que tam feito serviços importantes no paiz? Qual de nós desconsiderou este cavalheiro? Qual o deputado que deixou de render homenagem aos seus serviços? Não foi elle agraciado pela soberana? Não foi elogiado pois imprensa de todas as côres? Para que tocou no nome do sr. Silva Carvalho, senão para fazer mal a um official, que serve o sou paiz ha 12 annos n'um clima mortifero a doentio 1 E veiu o illustre deputado fazer chicana pequenita, triste, e miseravel, para querer cortar a carreira a um official distincto, dizendo. — eu não me opponho a que seja graduado, Hão me opponho a que tenha promoção, a que tenha augmento de soldo, a que seja promovido, mas não quero que tenha promoção? O illustre deputado quer que seja da armada este official sem ser da armada 1 Que sofisma é este I

Sr. presidente, se eu deixasse convencer-me da instrucção das gerações futuras deste paiz; como acreditaria nella, quando vejo os lentes da escóla polytechnica discorrer deste modo? Eu duvidarei antes da illustração deste paiz... (Vozes: — Urdem, ordem) O Orador: — Vós que me chamais á ordem por amor da sciencia, não vos lembrais que approvastes em religioso silencio, com a cabeça baixa, com a submissão que não quero qualificar, a creação de um instituto agricola, com a nomeação de lentes que não tinham noções nenhumas agronomicas, ou cujos conhecimentos agricolas não passam, quando muito de distinguir a papoila brava... (Riso) E por amor da vossa ins-