O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( l8 )

ACTA 10.ª

SESSÃO DE 30 DE AGOSTO.

Abriu-se a Sessão pelas tres horas e tres quartos da tarde, estando prezentes treze Dignos Pares.

O Secretario, Conde de Lumiares, lèu a Acta da Sessão antecedente, que foi unanimemente approvada.

O Sr. Secretario, Marquez de Loulé, lêu um Officio do Ministro do Reino, dirigido ao Sr. Presidente, e partecipando-lhe que a Sessão Real do Juramento de Sua Magestade Imperial o DUQUE DE BRAGANÇA, Regente em Nome da RAINHA, perante as Camaras Legislativas, havia ter lugar hoje pela uma hora da tarde no Paço d'Ajuda = Ficou a Camara inteirada.

O Sr. Presidente dêu conta á Camara, que a Deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade Imperial o DUQUE DE BRAGANÇA, Regente em Nome da RRAINHA, a Resolução das Côrtes Geraes sobre a continuação da Regencia na sua Pessoa fôra hontem a hora designada ao Paço d'Ajuda, onde sendo recebida com as Cerimonias do estilo, elle Presidente dirigiu a Sua Magestade Imperial o Discurso do theor seguinte:

Senhor = Tenho a honra de apresentar a acceitação e Sancção de Vossa Magestade Imperial o Decreto pelo qual as CÔrtes Geraes decláram que Vossa Magestade Imperial deve continuar até a maioridade da RAINHA, a ser Regente do Reino em Nome da Mesma Augusta Senhora, com exercicio pleno das atribuições que a Carta Constitucional confere aos Poderes Executivo e Moderador. A Deputação da Camara dos Pares, de que eu tenho a distincta honra de ser o Orador lisongea-se, de sêr nesta occasião interprete dos Sentimentos não só da Camara, mas de toda a Nação Portugueza.

Possa a Divina Providencia abençoar a Regencia de Vossa Magestade Imperial, assim como abençoar os seus nobres esforços para restaurar o Throno da RAINHA Sua Au-