O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(34)

Par do Reino Secretario a redigi, e fiz escrever. = Duque de Palmella. = Conde de Lumiares. = Marquez de Loulé

ACTA 16.ª

SESSÃO DE 12 DE SETEMBRO.

Abriu-se a Sessão pela uma hora da tarde estando presentes 25 Dignos Pares, e faltando além dos que ainda se não apresentaram os Dignos Pares Conde de Ficalho, e Farrobo, Trigoso, Barradas, Macedo, Barão de Sá da Bandeira, e tendo entrado o Digno Par Conde do Farrobo, ficaram presentes 26.

Leu-se a Acta da Sessão antecedente, que foi approvada, juntando-se-lhe em consequencia da reclamação que fizeram os Dignos Pares Barão do Pico do Celleiro, e Sousa Holstein a declaração, que estes Dignos Pares tinham tomado a palavra na discussão prévia que na Sessão de onze do corrente teve logar sobre a Proposta do Digno Par Conde da Taipa para que ficasse addiada a discussão sobre a proposição para o casamento da Rainha a Senhora D. MARIA II. com Principe Estrangeiro.

O Sr. Secretario Marquez de Loulé leu uma felicitação dirigida a esta Camara, pela Camara Municipal de Torres Novas, de que se mandou fazer honrosa menção na Acta.

Ordem do dia.

Passou-se á Ordem do dia, e teve a palavra o Digno Par Conde da Taipa, e como Relator da Commissão de Petições leu o Parecer da mesma Commissão: l.° sobre um requerimento dos presos politicos, queixando-se de se acharem ainda presos sem lhes ter aproveitado a amnistia Decretada em 27 de Maio do corrente anno, assim como o §. 5.° do Tratado de 22 d'Abril deste anno. 2.º de Joaquim dos Santos do Nascimento, Praticante do numero do extincto Erario, sobre pagamentos atrasados que o mesmo Erario lhe está devendo, cujo Parecer foi approvado em quanto ao segundo requerimento; e em quanto ao primei-