O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(91)

SESSÃO DE 25 DE FEVEREIRO.

Sendo onze horas e tres quartos, tomou a cadeira o Sr. Vice-Presidente, e feita a chamada pelo Sr. Secretario Barão d'Alcobaça, se verificou estarem presentes 21 Dignos Pares, faltando além dos que ainda se não apresentaram, e de Sua Alteza Real o Principe D. Augusto, os seguintes: os Srs. Duques de Palmella, e da Terceira, e Conde de Villa Real, por motivo de Serviço; Barradas, e Macedo, por molestia; Souza e Holstein, Sotto-maior, e Gamboa e Liz, com licença da Camara; e sem causa motivada, os Srs. Marquezes de Valença, de Santa

Iria, e de Ficalho; Condes da Taipa, e de Paraty; e Visconde de Sá da Bandeira.

O Sr. Vice-Presidente disse que estava aberta a Sessão.

O Sr. Secretario Conde de Lumiares leu a Acta da precedente, que foi approvada sem reclamação.

Distribuiram-se pelos Dignos Pares, exemplares da Receita e despeza da Administração dos Expostos da Heroica Cidade do Porto.

O Sr. Secretario Conde de Lumiares deu conta d'um Officio da Secretaria da Camara dos Srs. Deputados que acompanha a remessa de 40 exemplares de cadernos do Diario, e Actas das Sessões da mesma Camara, — Mandaram-se distribuir.

O Sr. Sarmento: — Agora que se principiam a distribuir as Actas impressas das Sessões desta Camara, pediria que ellas se remettessem a todas as Legações Portuguezas. Eu sei por experiencia propria, estando em Madrid, a necessidade que ha desses documentos, principalmente quando são tão autênticos. Rogaria por tanto que um dos Srs. Secretarios se encarregasse de remetter os referidos Exemplares á Secretaria d'Estado dos Negocios Estrangeiros, indo daqui ás competentes direcções afim de que não haja demora nessa remessa.

O Sr. Vice-Presidente: — Seria bom que o Digno Par quizesse mandar á Mesa essa Proposta por escripto.

Assim o fez o Sr. Sarmento, e é a seguinte Proposta.

Peço aos Dignos Pares determinem que se remetta a todas as Legações Portuguezas, um exemplar das Actas desta Camara. Camara dos Pares 25 de Fevereiro de 1835. = Sarmento.

Sendo logo posta á votação, foi unanimemente approvada.

O Sr. Gerardo de Sampaio: — Estando já aproveitada uma parte dos notorios conhecimentos do Sr. Bispo Conde, tenho a propôr que uma outra parte seja concedida aos Membros da Secção de Legislação e Justiça, unindo a ella o mesmo Digno Par: sobre o que rogo a V. Exc.ª queira consultar a Camara.

O Sr. Vice-Presidente assim o fez, e a Camara decidiu na conformidade da Proposta do Digno Par.

S. Exc.ª (visto não haverem trabalhos promptos); convidou as Commissões a se reunirem; e tendo dado para Ordem do Dia da Sessão de ámanhan, a discussão do Projecto de Lei, para a creação d'uma Bibliotheca das Côrtes; disse que estava levantada a Sessão.

Era meio dia e quasi meia hora.

12*